O Acronis True Image 2020 é um programa de backup extremamente poderoso, versátil e amigável. Desenvolvido pela Acronis International GmbH, empresa suíça fundada em 2001 e com presença em diversos países do mundo, o produto é verdadeiramente impressionante, e abaixo você saberá porque.

O Acronis True Image 2020

O software engloba backups locais, para qualquer drive/caminho especificado, em rede, para um servidor FTP ou para um NAS, e também para a nuvem da Acronis, a Acronis Cloud. A edição que testei, a Acronis True Image 2020 Premium, conta com funções de backup, segurança da informação e envio dos dados para a nuvem da desenvolvedora, com total segurança.

Acronis True Image 2020 - Tela Inicial

Iniciar o uso do Acronis True Image 2020 é bastante simples. O produto conta com interface totalmente localizada em português do Brasil, e no momento de criar uma rotina de backup, o usuário é apresentado a uma espécie de wizard que o guia durante todo o processo, permitindo a escolha da origem do backup e do destino (o software trabalha com backups incrementais e diferenciais).

É possível, por exemplo, selecionar drives inteiros para backup, ou então arquivos e/ou pastas em específico. A solução de backup da Acronis, além disso, permite o agendamento de backups de diferentes modos, sempre com a seleção dos devidos horários (é possível também criar um número ilimitado de rotinas de backup):

  • Diariamente;
  • Semanalmente;
  • Mensalmente;
  • Na ocorrência de algum evento (logon no sistema, conexão de dispositivo externo, etc);
  • Contínuo (proteção em tempo real, conforme arquivos vão sendo modificados/criados);

O envio de notificações para o usuário é realizado à partir dos servidores da própria Acronis, tanto em caso de sucesso quanto em caso de falhas, e é possível também determinar quais pastas e/ou drives/caminhos devem ser excluídos do “backup job”.

O Acronis True Image 2020 também trabalha com versionamento, vale ressaltar, e utiliza criptografia end-to-end, se o usuário assim desejar. Também é possível especificar como o software trabalhará, de maneira tal a otimizar a utilização de recursos do sistema (para evitar que o computador fique lento).

E no caso da Acronis Cloud (caso você opte pelo Acronis True Image 2020 Advanced ou Premium), é também possível especificar o data center a ser utilizado, para minimizar possíveis problemas relacionados a latência (infelizmente, até o momento da publicação deste review, não existem servidores na América do Sul):

  • Estados Unidos;
  • Austrália;
  • França;
  • Alemanha;
  • Japão;
  • Cingapura;

O programa da Acronis, além disso, também permite a sincronização de arquivos, tanto entre sua máquina local com a Acronis Cloud quanto entre diferentes computadores ou dispositivos presentes na mesma rede, em uma mesma empresa ou residência.

Acronis True Image 2020Arquivo morto

O Acronis True Image 2020, além disso, conta com recursos não encontrados em muitos dos softwares de backup existentes no mercado. Há uma função nele que eu gostei bastante: trata-se dos “Arquivos Mortos”.

Através de tal recurso, o Acronis faz uma varredura no(s) disco(s) rígido(s) do computador, em busca de arquivos antigos e/ou grandes, a fim de migra-los, então, para uma unidade de armazenamento externa ou para a nuvem da desenvolvedora do software.

Assim, é possível liberar espaço em disco de forma rápida e fácil, porém mantendo ainda todos os arquivos “mortos” perfeitamente seguros e armazenados, localmente ou na nuvem.

É possível, no momento da execução da tarefa, especificar se a varredura deverá ser feita em todo o disco ou então em apenas uma pasta, e também é possível conferir tudo o que será arquivado, antes da finalização do processo.

Também é possível criptografar os “arquivos mortos”, mediante o uso de criptografia AES de 256 bits.

Acronis Active Protection

Aqui entra em cena outro elemento daquilo que costumamos chamar de “segurança da informação”. Manter seus dados seguros envolve, além da utilização de uma suíte de segurança adequada, a utilização de uma solução de backup robusta, confiável e rápida.

O Acronis True Image 2020 conta com um recurso chamado “Acronis Active Protection”, o qual monitora seu sistema em tempo real em busca de processos que tentem criptografar arquivos, o que pode indicar a ação (indesejada) de um ransomware, por exemplo. O recurso também faz varreduras em busca de criptomineração ilícita, vale ressaltar.

Acronis True Image 2020 - Arquivo Morto

Claro: pode acontecer de algum processo ou executável tentar criptografar algo na sua máquina, por exemplo, sob demanda, a seu critério. Neste caso, é possível, através das configurações do “Acronis Active Protection”, configurar tudo de maneira tal a criar uma lista de exceções, liberando elementos confiáveis de forma totalmente rápida e descomplicada.

Outras modalidades e configurações

A versão 2020 do Acronis True Image também permite a cópia de partições distintas em seu computador, bem como de dispositivos móveis. Também é possível fazer backup, através da solução, de outros serviços de armazenamento na nuvem, como por exemplo Microsoft Outlook ou One Drive.

Você pode também, se desejar, gerar um arquivo de backup das configurações do Acronis True Image 2020, armazenando-o na nuvem ou em qualquer dispositivo local ou na rede. Assim, caso seja necessário, por exemplo, formatar o seu computador, você não precisará recriar seus “backup jobs” quando reinstalar o sistema operacional: bastará importar os arquivos de configuração. Simples assim!

A Acronis Cloud

A Acronis Cloud faz parte do pacote de serviços oferecido juntamente com as versões “Advanced” (250GB) e “Premium” (1TB) do Acronis True Image 2020. Trata-se de um espaço de armazenamento na nuvem, seguro e cheio de recursos interessantes.

A Acronis Cloud permite que os arquivos nela armazenados sejam baixados à partir de qualquer computador, individualmente ou em grupo. Trata-se também de um painel completo, o qual, além de fornecer acesso ao suporte técnico do software, permite que backups sejam iniciados remotamente.

Acronis True Image 2020 - Acronis Cloud Console

Por exemplo, você pode ir para sua casa, almoçar, e remotamente, através do prático painel da Acronis Cloud, solicitar que uma determinada rotina de backup seja executada, no seu computador do escritório.

O painel da Acronis Cloud é bastante completo, fornecendo uma visão geral de tudo o que foi armazenado na nuvem e também em seu PC local. Ele trabalha de forma integrada com o(s) programa(s) instalado(s) na(s) máquina(s) de sua casa ou de seu escritório, e no momento de recuperar arquivos, conta com diversas opções:

  • Download de vários arquivos (em um arquivo compactado – .ZIP);
  • Download de arquivos individuais;
  • Criação de um link personalizado para o compartilhamento do(s) arquivo(s) com outras pessoas;
  • Compartilhamento no Twitter;
  • Compartilhamento no Facebook;

Através do painel, também é possível visualizar as várias versões de um mesmo arquivo (caso você esteja trabalhando com versionamento), e recuperar a versão desejada, rápida e facilmente. Através da Acronis Cloud, também é possível visualizar e recuperar arquivos copiados através de tarefas de sincronização (veja acima).

Testes e outras informações/recursos

Realizei diversos testes com o programa, durante vários dias, e pude constatar que ele é extremamente estável, confiável e robusto. A recuperação dos arquivos “backupeados” pode ser feita através de sua própria interface ou então diretamente nos “locais destino” (um único arquivo com extensão .tib é gerado, e ele pode ser aberto com um duplo clique).

Existe também um aplicativo para dispositivos móveis, disponível no Google Play e na App Store, o qual permite facilmente o backup de contatos, calendários, fotografias, imagens, vídeos e demais arquivos armazenados em seu smartphone ou tablet.

Enquanto ativo, trabalhando em segundo plano, o Acronis True Image 2020 (contando com todos os seus processos), ocupa algo em torno de 13MB na memória. Executando uma tarefa de backup, o aplicativo provoca pouca alteração nos recursos disponíveis no sistema.

A máquina na qual testei o software possui a seguinte configuração:

  • Windows 10 64 bits;
  • 16GB de memória RAM;
  • Processador Intel Core i5 7400 rodando a 3GHz;
  • Placa de vídeo Nvidia GTX 1060 6GB de memória GDDR5;
  • SSD 240 GB (no qual o software foi instalado);

Durante a execução de uma determinada rotina de backup no computador supracitado, houve um aumento no uso da CPU para 17% e no uso da memória RAM para 44%. Ou seja, nada demais, e o PC em questão não sofreu qualquer problema e/ou lentidão. Quando instalado, o Acronis True Image 2020 ocupa cerca de 600MB no disco, vale lembrar.

Acronie True Image 2020 - Active Protection

Acronis Active Protection

Também durante os testes realizados com o produto, pude averiguar sua velocidade de trabalho: ele levou cerca de 45 minutos para copiar 95GB de dados de meu HD convencional (secundário) para meu HD externo (USB). Nada mal, hein?

Vale destacar que o produto também realiza backups de arquivos do Office 365 (nuvem para nuvem), e permite que o usuário mantenha tanto backups locais quanto backups na nuvem (Acronis Cloud).

Aqui, vale ressaltar que é importante levar em consideração a qualidade e a velocidade da sua conexão com a internet. Meça as velocidades de download e de upload através do site Speedtest.net,  por exemplo – valendo também lembrar que velocidades de upload muito baixas podem resultar em lentidão quando efetuando backup para a nuvem da Acronis.

Acronis True Image 2020 - Backup Finalizado

Backup finalizado

O Acronis True Image 2020, apesar de contar com a camada de segurança acima mencionada (Acronis Active Protection), é totalmente compatível com qualquer outra solução de segurança disponível no mercado, segundo a desenvolvedora.

Ele também conta com algumas ferramentas extras bastante interessantes, algumas das quais são vendidas à parte em outras empresas/soluções. Por exemplo, existe uma ferramenta no Acronis True Image especialmente dedicada a clonar discos rígidos.

Também faz parte do pacote um criador de mídia de inicialização, para casos em que seja necessário recuperar o computador. É possível também criar uma partição protegida, criptografada, para o armazenamento, por exemplo, de dados sensíveis, e o “Acronis DriveCleanser” apaga total e verdadeiramente os arquivos, discos e partições que você especificar (eles não mais poderão ser recuperados – nem por empresas especializadas no assunto).

Tive alguns pequenos problemas com o Acronis, vale ressaltar. O recurso “Acronis Active Protection” geralmente demora um pouco para ser ligado (ele vem desligado por padrão), e a interface do programa (a qual é extremamente bonita e autoexplicativa, vale ressaltar), apresenta algumas vezes pequenas travadinhas. Nada demais, mas é importante mencionar tais detalhes em um review.

Preços

A versão “Standard” do software custa US$ 49,99 (para um computador), valendo a pena destacar que, neste caso, trata-se de uma compra única, com direito a suporte técnico e descontos em upgrades futuros (tal versão não conta com acesso à Acronis Cloud).

Já a versão “Advanced” custa US$ 49,99 por ano e dá direito à Acronis Cloud (250GB) – também para um PC. A versão que testei foi a “Premium“, a qual custa US$ 99,99 por ano e oferece 1 terabyte de espaço na Acronis Cloud. Clique aqui para visualizar as 3 opções.

Finalizando

O Acronis True Image 2020 é uma poderosa solução de backup. Um programa de backup confiável, robusto, cheio de recursos e que permite também que os backups sejam armazenados na nuvem, com ou sem o uso de criptografia.

Sua enorme gama de opções, sua facilidade de uso e a camada de proteção contra ransomwares e criptomineração ilícita o transformam em mais do que um simples software de backup, aliás.

É como eu sempre digo: no que diz respeito a dados (fotografias, imagens, documentos, bancos de dados, discos rígidos inteiros, etc), não podemos economizar. Você pode perfeitamente comparar o Acronis True Image 2020 com o Ashampoo  Backup Pro 14, por exemplo, e tirar suas próprias conclusões.

Mas em minha opinião, o produto da Acronis é um dos melhores do mercado no que diz respeito a backups e segurança. E se você possui uma empresa, por exemplo, vale muito a pena baixar a versão demonstrativa do produto e testá-la durante 30 dias, com direito à Acronis Cloud e tudo.

Obs: também existe uma versão para Mac do programa.

E aguarde: em breve trarei mais análises de soluções de backup!