Segurança da informação envolve, além de backups, o uso de soluções apropriadas para manter o seu computador e sua rede livre de ameaças como vírus e malwares em geral.

Um ransomware, por exemplo, pode literalmente paralisar o trabalho em organizações de qualquer tipo e tamanho, e ataques de phishing podem acabar resultando no “vazamento” de informações extremamente sensíveis, como por exemplo dados de cartão de crédito, CPFs, senhas, etc.

É importante, aliás, essencial, utilizar uma boa proteção contra softwares maliciosos. Uma proteção capaz de proteger você contra vírus e outras ameaças similares, mesmo em seu computador pessoal.

O Emsisoft Anti-Malware Home

O Emsisoft Anti-Malware Home é na verdade uma suíte de segurança desenvolvida pela Emsisoft, empresa neozelandesa fundada em 2003 que possui presença mundial (inclusive no Brasil), com milhões de clientes espalhados pelo globo.

Testei o software durante cerca de 1 mês, e pude conferir várias de suas importantes características. O Emsisoft Anti-Malware Home, para começar, é extremamente leve: rodando em segundo plano, como qualquer bom antivírus que se preze, ele ocupa apenas cerca de 15MB na memória RAM do computador.

Emsisoft Anti-Malware Home

Sua proteção funciona em tempo real, e é capaz de detectar rapidamente diversos tipos de ameaças ao seu PC, como por exemplo rootkits, spywares, adwares, ransomwares, trojans, etc. E o melhor de tudo: você nem percebe que o software está trabalhando.

Sua máquina não fica lenta, nem nada do tipo (basicamente, o produto roda em qualquer computador com Windows 7, 8, ou 10, e tanto faz se o sistema operacional é de 32 ou de 64 bits).

Emsisoft Anti-Malware HomeNo momento da detecção de uma ameaça, o usuário é avisado através de janelas popup abertas automaticamente, e aí algumas opções são fornecidas, de acordo, é claro, com as configurações definidas previamente: é possível “isolar” o malware em questão, enviando-o para a quarentena, ou é possível eliminá-lo rapidamente. Simples assim, como todo bom software de segurança deve ser.

O programa, aliás, encontra-se localizado em mais de 15 idiomas, incluindo o português do Brasil: você não enfrentará problema algum durante a utilização do mesmo no tocante à sua interface.

Uma pequena ressalva

Minha única ressalva em relação ao Emsisoft Anti-Malware Home está relacionada ao seu firewall. Ou melhor, à ausência de um. Acontece que o programa utiliza o firewall do Windows como padrão.

Confesso que ao longo dos anos meio que me tornei descrente deste tipo de solução oriunda da Microsoft (incluindo o Windows Defender), e portanto, prefiro firewalls dedicados/desenvolvidos por terceiros.

Mas tudo bem. Digamos que, no que diz respeito à segurança da informação e à segurança de sua própria máquina, “o melhor antivírus/firewall é você”. Você é a “primeira camada de proteção”: basta ter cautela com os sites que visita, com as informações que libera na grande rede, com os cliques, com os links em emails suspeitos, etc, e tudo ficará bem.

Além disso, a intenção da Emsisoft (houve uma época em que sua suíte contava com um firewall) é facilitar a vida do usuário e evitar ao máximo a instalação de coisas desnecessárias em seu computador, segundo pude averiguar junto à empresa.

Proteção em camadas

O Emsisoft Anti-Malware Home conta com algo chamado “proteção em camadas”: ele protege o PC durante a navegação na internet, bloqueando o acesso a sites potencialmente perigosos, por exemplo.

Sites, por exemplo, conhecidos por disseminar trojans, vírus diversos, etc: caso você tente acessar alguns destes, o antivírus da Emsisoft bloqueará o acesso e te informará o motivo do bloqueio.

Tudo isto, vale ressaltar, com base em atualizações constantes na base de dados do aplicativo, o qual conta com uma equipe bastante grande trabalhando continuamente para fazer com que seus usuários permaneçam livres de ameaças cibernéticas.

Emsisoft Anti-Malware Home - Escaneamento

Aliás, vale ressaltar que, ao contrário de algumas outras soluções de segurança que disponibilizam atualizações de assinaturas de malware com frequência diária, o Emsisoft Anti-Malware Home as disponibiliza de hora em hora. É sensacional!

O programa de segurança, além disso, conta com proteção em tempo real, o que significa que ele verifica constantemente o computador, em busca de arquivos suspeitos, baixados ou modificados.

O software também conta com engine dupla de proteção, para maior segurança e agilidade. Claro: você também pode realizar verificações manuais ou agendadas, e o Anti-Malware Home inclusive se integra ao menu de contexto do Windows, permitindo que você verifique qualquer arquivo em seu computador com extrema rapidez.

Emsisoft Anti-Malware Home 2 Engines

Outra “camada” da suíte de segurança diz respeito a ameaças ainda não cobertas por seu banco de dados de atualizações (horárias). O software monitora continuamente o comportamento de todos os aplicativos instalados em seu computador, te alertando tão logo algo suspeito ocorra, fornecendo então as respectivas opções necessárias à mitigação da possível ameaça.

E por falar em “camadas”, outra camada do Emsisoft Anti-Malware Home diz respeito aos ransomwares, ou “vírus sequestradores”: ele é perfeitamente capaz de bloquear a ação deste tipo de malware antes que qualquer tipo de criptografia seja aplicada a seus arquivos preciosos.

Aliás, a Emsisoft é bastante atuante na área, e disponibiliza inclusive um utilitário gratuito muito bacana. Estou falando das “Free Ransomware Decryption Tools“, as quais permitem o desbloqueio de arquivos infectados/criptografados por “vírus sequestradores”, evitando pagamentos desnecessários (e sempre arriscados) ao cibercriminoso.

Emsisoft - Europol - Ransomware

Além disso, a Emsisoft é uma empresa líder no combate a ransomwares, de acordo com a Europol, estando à frente, neste quesito, de empresas e soluções tais como, por exemplo, Avast, BitDefender, Kaspersky e Trend Micro.

Outros recursos do Emsisoft Anti-Malware Home

O produto também conta com proteção contra programas indesejados (os famosos PUPs), permite que o usuário defina a profundidade da análise (sob demanda), optando pelos níveis “rápido”, “equilibrado” ou “completo”, e protege totalmente a navegação na internet, através de extensões para os principais navegadores, as quais são instaladas juntamente com a suíte de segurança e funcionam de forma totalmente integrada.

Também é possível, obviamente, que o “guardião de arquivos” do programa detecte como perigoso um executável que você tem certeza que é confiável: nestes casos, é perfeitamente possível criar uma lista de exceções.

Análises do sistema como um todo podem ser previamente agendadas, além disso. Por exemplo, você pode predeterminar que o Emsisoft Anti-Malware Home faça varreduras completas no seu computador todas as sextas-feiras, ao meio dia.

EMSISOFT - Interface

Também é possível, vale ressaltar, criar “kits de emergência”, para recuperar quaisquer computadores infectados por malwares os mais diversos, valendo lembrar que neste caso, obviamente, o Emsisoft Anti-Malware Home utiliza sua própria base de dados de assinaturas de ameaças digitais.

O programa também mantém um registro completo de todas as suas ações, incluindo sites bloqueados, vírus detectados, arquivos enviados para a quarentena, etc. Isto sem falar no “Network lockdown”, recurso que força a total desconexão de seu computador da rede e da internet, de forma rápida e descomplicada, em caso de necessidade.

Isto é bastante útil em casos de infecções na rede na qual seu PC se encontra, por exemplo, ou então caso você detecte algum vírus em sua máquina e deseje impedir sua disseminação para outros desktops presentes na mesma rede.

Emsisoft Anti-Malware Home

Todo e qualquer registro presente no programa de segurança, aliás (histórico de atividades), pode ser exportado para arquivos TXT, e o Anti-Malware Home da Emsisoft ainda verifica automaticamente todo e qualquer dispositivo plugado no computador (por exemplo: pendrives, HDs externos, etc).

Também há um “modo game”, ativado por padrão, o qual inibe a exibição de avisos do software enquanto você estiver jogando, para maior comodidade. E além disso, o produto conta com suporte técnico gratuito via email, fórum e base de conhecimentos, além de permitir que você envie, através de sua própria interface, arquivos que acredita serem suspeitos, para análise pela equipe da Emsisoft.

Em meus testes, a suíte levou menos de um minuto para varrer um SSD contendo cerca de 83GB de dados, vale mencionar. Já em relação ao disco rígido tradicional, contendo algo em torno de 888GB, o software levou mais ou menos 2 horas, valendo lembrar, entretanto, que estamos aqui falando a respeito de um grande volume de dados e de um hard disk convencional, muito mais lento que um SSD.

Finalizando

Se você está em busca de uma boa solução de segurança, capaz de dar conta dos perigos mais assustadores que estão atualmente perambulando pela internet (e pelo mundo), o Emsisoft Anti-Malware Home é uma boa pedida.

Rápido, eficaz, atualizado de hora em hora, dotado de uma interface extremamente clean e totalmente em português do Brasil, o software é uma excelente escolha quando se trata de proteção para computadores pessoais.

Ele pode ser adquirido através do próprio site da Emsisoft. A licença para um computador custa R$ 83,26, e é válida por 01 (um) ano. Para 03 (três) PCs, o valor sobe para R$ 138,79 (também por um ano).

Existe também a possibilidade de testar o programa gratuitamente durante 30 (trinta) dias, com todas as suas funcionalidades plenamente ativas (após um rápido registro no site da empresa).