A importância do backup

Seus dados, seus arquivos, valem muito mais do que o hardware onde eles estão armazenados. Eles valem muito mais do que seu computador ou notebook. Pense em uma empresa, por exemplo, no mercado há anos, utilizando sistemas de folha de pagamento, escrita fiscal, controle financeiro e de faturamento, etc.

Todos estes softwares armazenam dados importantíssimos em bancos de dados. Dados necessários para o pleno funcionamento da empresa, dados sem os quais, muitas vezes, a empresa literalmente irá parar de funcionar.

Agora, pense também em você. Em suas fotos e vídeos de família. Em suas fotos e vídeos de casamento. Já imaginou perder tudo isto (dados empresariais e/ou pessoais)? Existe algum modo de definir um valor para toda esta informação? Muito provavelmente não.

HD Externo

E é aí que entra o backup, ou seja, a cópia de segurança de tudo aquilo que é importante, para empresas e pessoas físicas. Todos devemos estabelecer uma rotina de backup funcional, capaz de armazenar em segurança nossos dados, nossas informações, nossas fotos, nossas imagens diversas, nossos vídeos, nossos documentos, nossos bancos de dados, etc.

É preciso manter uma frequência de backups, além disso: eu costumo dizer que é geralmente preferível, dependendo da situação, realizar backups diários. Por exemplo: todos os dias da semana ao meio dia.

Além disso, é importante certificar-se de que os dados sejam armazenados em locais seguros: de nada adianta fazer backup em seu próprio computador, por exemplo, pois em caso de algum sinistro, eles serão provavelmente perdidos.

Portanto, dê preferência a mídias externas, como HDs externos ou pendrives (ou até mesmo CDs ou DVDs). E mantenha sempre que possível uma cópia na nuvem, em serviços como iDrive, Amazon S3, Google Drive, Box.com, Dropbox, OneDrive, ou até mesmo o SugarSync.

Obviamente, copiar pastas e mais pastas, arquivos e mais arquivos, manualmente, é uma tarefa um tanto quanto complicada, além de árdua, assim como é complicado manter um controle manual do que deve ou não ser copiado.

E é aí que entram em cena os famosos softwares para backup, geralmente repletos de funções, os quais também permitem a automatização das tarefas. Vou comentar agora a respeito de um bem especial.

Ashampoo Backup Pro 14 - BoxAshampoo Backup Pro 14

O Ashampoo Backup Pro 14 é um software desenvolvido pela empresa alemã Ashampoo GmbH & Co. KG, fundada em 1999.

A empresa desenvolve e mantém uma série de programas interessantes e extremamente úteis, pertencentes a diversas categorias, como por exemplo multimídia, edição de foto e vídeo, suítes para escritório, utilitários diversos, antivírus, otimizadores, CAD, etc.

Trata-se de uma empresa com 20 anos de experiência na área, com mais de 20 milhões de usuários no mundo todo, sendo que o Ashampoo Backup Pro 14 foi lançado alguns dias atrás, mais precisamente no dia 09 de Setembro de 2019.

Trata-se de um programa robusto e confiável, totalmente traduzido para o português do Brasil (além de contar com outros 30 idiomas, incluindo o inglês), o qual é capaz de automatizar sua rotina de backup de forma extremamente descomplicada.

Tudo isto de maneira tal a te dar certeza absoluta de que seus preciosos dados estarão totalmente à salvo de qualquer problema, falha, bug, vírus, etc (desde que você o configure de acordo, obviamente, inclusive definindo um destino externo e/ou na nuvem). Prontos para serem recuperados, em “perfeito estado”, sempre e quando você precisar.

Com o Backup Pro 14 da Ashampoo, é bastante simples estabelecer uma rotina de backup. Você define os dias da semana em que o programa deverá realizar os backups, e também os horários. Tudo isto, aliás, é facilmente configurável através de um prático “passo a passo”/wizard.

O programa é capaz, inclusive, de realizar uma restauração completa do seu sistema, incluindo o Windows e todos os aplicativos instalados previamente.

Ele cria, inclusive, um “disco bootável”, para que você restaure totalmente seu sistema, deixando-o do jeito que ele estava antes do problema que resultou, digamos, em uma formatação, ou em algum problema, bug, etc.

Digamos que esta função é um verdadeiro “salva-vidas” para seu sistema, capaz de reduzir drásticamente o tempo gasto com a instalação do sistema operacional, com a instalação de aplicativo após aplicativo (no meu caso, tenho dezenas deles instalados em minha máquina de trabalho), etc.

O Ashampoo Backup Pro 14, além disso, trabalha com backups incrementais, ou seja, o primeiro backup copiará toda a seleção de dados feita pelo usuário. À partir daí, serão copiados apenas os arquivos novos ou modificados.

A engine de backup do programa, nesta nova versão, foi totalmente revisada e otimizada, o que resulta em backups mais rápidos e eficientes. Cada operação de backup, ou “backup job”, no software da Ashampoo, garante ao usuário extrema segurança, uma vez que o programa realiza testes automáticos no volume de dados copiados, tornando virtualmente impossível a existência de qualquer erro.

Obs: aliás, em meus testes, o Ashampoo Backup Pro 14 levou cerca de 21 minutos para copiar 21.9 GB de dados (primeiro backup – antes dos subsequentes backups incrementais).

O programa da desenvolvedora alemã, além disso, conta com uma tecnologia chamada “Infinite Reverse Incremental”, a qual garante que imagens de sistema (no caso de recuperação de desastres, por exemplo) ocupem muito menos espaço nas mídias onde elas serão armazenadas. A economia de espaço, segundo a Ashampoo, chega a 50%, nestes casos, quando comparada com outros programas de backup.

Ashampoo Backup Pro 14

Utilizar um software assim, devidamente configurado, é ter a certeza de que você terá seus arquivos, imagens, vídeos, fotografias, bancos de dados, etc, de volta, em perfeito estado, mesmo em caso de infecções por vírus, ou de falhas no sistema ou no computador.

E para restaurar os backups, é bastante simples: o “passo a passo” inicial permite dois modos de realização dos backups, incluindo um que independe do programa para a restauração. Nesta modalidade, os arquivos são copiados de forma “natural”, sem qualquer tipo de modificação proprietária. Além disso, é possível optar por criptografia e compressão, para maior segurança e economia de espaço.

O software também realiza uma verificação nos discos que receberão os backups, e de acordo com os valores SMART encontrados, é capaz de prever a possível e futura ocorrência de erros nos discos destino, permitindo assim que você se previna e evite problemas, optando por um outro local/destino/dispositivo.

Backups são essenciais até mesmo, por incrível que pareça, devido ao necessário Windows Update. Muitas vezes, tais atualizações da Microsoft resultam em mais problemas do que soluções, podendo chegar a tornar impossível a utilização do computador.

Ashampoo Backup Pro 14

Nestes casos, o Ashampoo Backup Pro 14 pode, facilmente, reverter seu PC para o estado em que ele se encontrava antes do infeliz update, para que você tome então as medidas necessárias, calmamente, e até mesmo desative o Windows Update até que uma solução seja  encontrada.

O Ashampoo Backup Pro 14 permite que os backups sejam armazenados em CDs, em DVDs, em HDs externos USB, e também em diversos serviços de armazenamento na nuvem, como por exemplo Dropbox, Google Drive, One Drive, OneDrive for Business, Strato HiDrive, 1&1, etc. Faltou aqui, infelizmente, o Amazon S3, o qual é bastante confiável, robusto e barato, em minha opinião. Mas vamos prosseguir.

Utilizando o Ashampoo Backup Pro 14

É bastante simples utilizar o Ashampoo Backup Pro 14. Criar seu plano de backup, ou seu “backup job”, nada mais é do que selecionar quais arquivos e/ou pastas deverão ser inclusos no “pacote de backup”, e para onde eles deverão ser enviados.

O programa conta com um prático guia, um wizard que guia o usuário durante todas as etapas do procedimento. Antes de qualquer coisa, é solicitado o tipo de armazenamento: será um drive local, como um HD externo, por exemplo, ou um pendrive, ou será um serviço de armazenamento na nuvem?

Ashampoo Backup Pro 14

A seguir, o aplicativo pede que o usuário escolha o drive/local/destino desejado, exibindo em uma lista todas as unidades encontradas no sistema em questão. É também solicitado que o usuário, você, no caso, dê um nome para o “plano de backup” (também conhecido como “backup job”).

Feito isto, somos apresentados a uma tela que nos apresenta duas opções:

  • Todos os drives: (inclui o sistema operacional e todos os discos encontrados no computador): utilize caso deseje criar um conjunto propício para a restauração completa do computador, incluindo o Windows, em caso de qualquer tipo de falha e/ou problema;
  • Arquivos/Pastas individuais: utilize para realizar backup “apenas” de suas informações importantes, como por exemplo bancos de dados, fotografias, imagens, vídeos, documentos diversos, etc;

Ashampoo Backup Pro 14

Logo a seguir, temos que optar por uma entre duas opções importantes:

Mais eficiente: aqui o Ashampoo Backup Pro 14 irá copiar todos os dados para uma espécie de banco de dados proprietário. Nesta modalidade, você conta com maior velocidade de backup e menos espaço ocupado na unidade destino. Obs: optando por este modo de backup, porém, você precisará ter o programa instalado para recuperar os dados, posteriormente.

Mais acessível: nesta modalidade, o programa copia todas as informações de maneira mais simples, da forma como elas se encontram, na verdade. E aqui, posteriormente, você poderá restaurar os dados sem que o programa esteja instalado na máquina em questão.

Na próxima janela, devemos selecionar todos os arquivos e pastas que desejamos incluir no “plano de backup”, lembrando sempre que você deve ter o máximo de cautela, aqui, para não deixar nenhum dado importante de fora.

Obs: o software também permite a cópia de dados dos navegadores mais utilizados, como por exemplo Internet Explorer, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc (favoritos, extensões, preferências, etc).

Ashampoo Backup Pro 14

É possível também selecionar arquivos por tipo (fotos, imagens, música, Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint), ou selecionar, como já dito acima, arquivos e pastas de forma manual.

Nas janelas seguintes, o programa permite que o usuário defina se deseja comprimir os dados, para economizar espaço em disco, e também se deseja criptografar os dados, para maior segurança (será solicitada a digitação de uma senha).

E finalmente, temos o agendamento. Aqui podemos definir qual a frequência do backup, valendo lembrar que o programa permanece funcionando sempre em segundo plano, sem exigir muito do sistema no qual está instalado (na verdade, você nem perceberá que ele está rodando).

Aqui, você pode optar por backups diários (especificando a hora de início), por backups semanais, especificando o dia da semana e o horário de início, e também por um método mais avançado.

Ashampoo Backup Pro 14

Através do agendamento avançado, podemos “mesclar” vários elementos de agendamento. Por exemplo, podemos definir que um backup seja executado todos os dias às 13:00 hrs e que também um  backup seja executado toda quinta-feira, às 17:00 hrs.

Isto é interessante porque o Ashampoo Backup Pro 14 pode trabalhar com versionamento, ou seja, ele é capaz de armazenar diversas versões de um mesmo arquivo. Por exemplo, você pode restaurar uma planilha do Excel para o “estado” em que ela se encontrava, digamos, 3 dias atrás, ou no início da semana. E assim por diante.

O usuário é quem define, ao final da criação do “plano de backup”, quantas versões (em dias) deseja manter de cada um dos arquivos, valendo a pena destacar, entretanto, que quanto mais versões forem criadas/armazenadas, mais espaço em disco será consumido.

Ashampoo Backup Pro 14

Obs: o software ainda envia, por email, um relatório completo a respeito da execução de cada backup, mencionando inclusive os possíveis erros que porventura tenham ocorrido.

Finalizando

O Ashampoo Backup Pro 14 pode ser adquirido diretamente da própria desenvolvedora. O programa custa R$ 149,99, mas temporariamente está saindo por R$ 75,01.

Você também pode baixar uma versão demonstrativa do mesmo, gratuitamente, a qual é válida por 30 dias. Temos aqui um software verdadeiramente robusto e confiável. Um aplicativo extremamente intuitivo e fácil de se usar, repleto de funções úteis e capaz de garantir a segurança dos seus preciosos dados.