Quando falamos em programas para compactação e descompactação de arquivos, geralmente nos lembramos de vários. Pagos e gratuitos, obviamente. Aliás, uma das alternativas gratuitas mais interessantes, atualmente, é o 7-Zip.

Mas dificilmente algum deles terá a enorme quantidade de recursos que o Ashampoo ZIP Pro 3, lançado no último dia 14 de Outubro, possui.

Trata-se, na verdade, de uma suíte com diversos recursos e funções, indo muito além da simples compressão/descompressão de arquivos os mais diversos. A Ashampoo, aliás, menciona que o programa conta com a engine ZIP mais rápida do mundo, além de ser capaz de, segundo a empresa, compactar arquivos MP3 300% mais rápido do que a concorrência, e com taxas de transferência de até 400 MBs.

Ashampoo ZIP Pro 3

O Ashampoo ZIP Pro 3

O Ashampoo ZIP Pro 3 é na verdade um conjunto completo para compactação, descompactação, criptografia, e mais uma série de funções, com suporte a múltiplos núcleos e arquitetura de 64 bits.

Em meus testes, enquanto o WinRar levou, por exemplo, 4 segundos para compactar 30MB de dados, o programa da Ashampoo levou menos de 3 segundos. Já em um cenário com uma pasta contendo cerca de 600MB de arquivos os mais diversos, enquanto o WinRar levou cerca de 25 segundos para compactar todo este conteúdo no formato ZIP, o Ashampoo ZIP Pro 3 levou cerca de 20.

Pro 3

As diferenças são pouquíssimas (e no formato RAR o WinRar se saiu melhor, obviamente) entre ambos os aplicativos. No entanto temos de lembrar que o WinRar é um dos mais sólidos e respeitados softwares do tipo, presente no mercado há vários anos e dono de uma reputação bastante grande (além de ser bem famoso).

Obs: testes realizados com arquivos e programas instalados em um SSD.

De qualquer forma, o programa da alemã Ashampoo não fez feio em nenhum dos testes, e quanto paramos para observar que ele suporta mais de 60 tipos de arquivos diferentes, incluindo ZIP, ZIPX, RAR, CAB, ISO, TAR, TBZ, TAR.GZ, 7z, etc, tanto para compressão quanto para descompressão, tudo fica melhor ainda.

O Ashampoo ZIP Pro 3 também conta com um prático explorador de arquivos, através do qual é possível navegar em todos os drives e pastas do sistema, em busca de arquivos e pastas para compactar/descompactar.

Tal explorador, aliás, também permite que o usuário trabalhe com mais de uma aba aberta (novas abas podem ser sempre abertas), e assim trabalhe em mais de um local diferente, sendo que tais abas são totalmente independentes umas das outras. O software, além disso, permite a criptografia de arquivos, de forma extremamente rápida e descomplicada.

Ashampoo ZIP Pro 3Aplicações do Ashampoo ZIP Pro 3

Como uma espécie de”canivete suíço”, o Ashampoo ZIP Pro 3 também possui uma série de aplicações extras inclusas, as quais expandem suas funcionalidades de maneira soberba, transformando-o em uma das melhores ferramentas do tipo existentes no mercado:

  • Criptografar arquivos;
  • Descriptografar arquivos;
  • Montagem de drives virtuais .ISO;
  • Criptografar e descriptografar arquivos do Office;
  • Criação de scripts de backup com geração dos respectivos arquivos ZIP;

Além dos recursos acima, o programa é capaz de acessar os serviços de armazenamento na nuvem mais utilizados no momento. Ele é capaz, por exemplo, de se conectar ao OneDrive, ao Amazon S3, ao Google Drive, ao Dropbox, ao Azure e ao Box.

Assim, você pode, por exemplo, baixar e fazer upload de seus arquivos através da própria interface do programa, e com toda a segurança. Também é possível, por exemplo, compactar arquivos em sua máquina, localmente, e através da própria interface do software da Ashampoo, efetuar o upload do mesmo para um dos serviços acima mencionados.

O programa também suporta o envio de arquivos via FTP e email, vale destacar, sem falar que ele conta com uma aplicação totalmente dedicada à gravação de CDs ou DVDS. Bastante prático.

Ferramentas do Ashampoo ZIP Pro 3

O software não para por aí. Existem no ZIP PRO 3 uma série de ferramentas extras muito bacanas e extremamente úteis em nosso dia. Por exemplo, ele possui um prático e amigável criador de arquivos SFX.

Arquivos SFX, na verdade, são executáveis (.EXE) que contêm uma série de arquivos. Ou seja, trata-se de um recurso bastante prático se você deseja, por exemplo, distribuir um “pacote” com algum aplicativo que você desenvolveu.

Ou até mesmo se você deseja descomplicar a vida de quem vai receber um pacote contendo vários arquivos e pastas: um SFX se descompacta sozinho, e não é necessário que a pessoa que recebe o arquivo possua o Ashampoo ZIP Pro 3.

Ashampoo ZIP Pro 3

O Ashampoo ZIP Pro 3 permite a criação de arquivos SFX de forma extremamente user-friendly. Você pode especificar pastas destino e origem, por exemplo, e adicionar quaisquer tipos de arquivos ao “pacote” executável.

Um arquivo SFX no programa da Ashampoo pode conter tanto pastas quanto arquivos, de qualquer tipo. É possível inclusive definir uma mensagem personalizada que será exibida quando o executável for extraído na máquina do destinatário, vale lembrar.

O software também conta com outras ferramentas extremamente úteis, como por exemplo um conversor de arquivos, o qual permite a conversão entre diversos formatos de arquivos compactados (por exemplo: RAR para ZIP, ZIP para 7z, etc).

Além disso, o Ashampoo ZIP Pro 3 permite a reparação de arquivos ZIP que estejam, porventura, danificados de algum modo, e também possibilita que o usuário crie arquivos compactados divididos em “vários pacotes”.

Ou seja, ele permite a criação de diversos arquivos ZIP menores à partir de um único arquivo origem, por exemplo – esta função pode ser útil em casos onde seja necessária uma certa economia de espaço.

E para finalizar a lista de ferramentas do aplicativo, temos o Ashampoo ZIP Portátil, incluso no pacote. Trata-se da versão do programa que pode ser rodada diretamente à partir de um pendrive, sem necessidade alguma de instalação.

Finalizando

O ZIP Pro 3 da Ashampoo, vale lembrar, se integra perfeitamente ao menu de contexto do Windows. À partir daí, é possível compactar e descompactar arquivos, em diversos formatos, e também é possível criptografar arquivos, enviar arquivos para os serviços de armazenamento na nuvem acima mencionados (ou então via FTP), etc.

Já deu para perceber que o programa é excelente, não é? Talvez ele ainda perca um pouco em velocidade para o WinRar (dependendo do formato utilizado), mas ainda assim, trata-se de uma excelente ferramenta para uso no dia a dia.

O Ashampoo ZIP Pro custa cerca de 80 Reais no site da Ashampoo, e você também pode baixar uma versão demonstrativa gratuita, a qual é válida por 30 (trinta) dias: basta clicar aqui.