O Avast Premium Security

O Avast Premium Security pode ser considerado como uma ótima barreira de segurança entre você e os cibercriminosos. O programa conta com diversos recursos úteis no dia a dia do usuário doméstico (e até mesmo comercial, dependendo do caso), e além disso, é extremamente leve e amigável.

A solução de segurança conta com um recurso de escaneamento inteligente, o qual é capaz de identificar ameaças mais imediatas ao seu computador, como por exemplo aplicativos desatualizados (os quais podem conter várias brechas de segurança), complementos suspeitos, ameaças diversas aos navegadores de internet e documentos desprotegidos contendo dados sensíveis (CPF, números de cartões de crédito, etc).

Avast Premium Security

Ele também é capaz de realizar varreduras personalizadas, em pastas e arquivos específicos, e também nos drives que você especificar (na totalidade). O Avast Premium Security, além disso, pode escanear o setor de boot do computador, o que permite uma verificação mais profunda caso você esteja desconfiado de que algo está errado com sua máquina.

Versão gratuita

Vale ressaltar que o Avast também conta com uma versão gratuita, a qual pode ser baixada através deste link. Ela também conta com proteção em tempo real, da mesma maneira, obviamente, que acontece com a versão Premium objeto deste review.

Avast Premium Security

Firewall

Desenvolvido pela Avast Software s.r.o., empresa que possui sede na República Tcheca, a versão Premium do Avast conta inclusive com um Firewall bastante prático e forte, o qual, aliás, trabalha de forma extremamente silenciosa, se o usuário assim o desejar (você verá avisos em janelas popup apenas se desejar). Um Firewall, aliás, foi algo que senti falta no Emsisoft Anti-Malware Home.

O Firewall da solução da Avast é capaz de escanear sua rede Wi-Fi, por exemplo, detectando ameaças e/ou dispositivos inseguros, e também é perfeitamente apto a criar regras para aplicativos automaticamente, as quais, obviamente, podem ser sempre revisadas pelo usuário. Você também pode criar novas regras, é claro.

Avast Premium Security

No entanto, testando o software durante cerca de 3 semanas, não tive de mexer em nenhuma das regras criadas pelo mesmo, nem tampouco criar novas, mesmo instalando novos programas por diversas vezes, muitos dos quais enviavam e recebiam dados da web: o programa parece conhecer muito bem a maioria dos aplicativos do mercado, e também analisa de forma bastante profunda o comportamento de cada um deles.

Tão logo detecte que você se conectou a uma nova rede Wi-Fi, aliás, o Firewall pergunta se esta é uma rede pública ou uma rede privada, para aplicar, então, as melhores medidas de segurança.

“Inteligência”, digamos, seria talvez o termo melhor aplicável aqui, através também da obtenção de dados de uma rede de usuários conectados compartilhando informações de ameaças e uso em tempo real (a participação aqui é opcional).

Escaneamentos/Varreduras

Nos testes que realizei, solicitei que o Avast Premium Security escaneasse um SSD com cerca de 86GB de dados.  Ele terminou a tarefa em mais ou menos 13 minutos, ou seja, um tanto quanto mais lento que o Emsisoft Anti-Malware Home.

Mas temos de nos lembrar que o programa de segurança da Avast possui o escaneamento inteligente, o qual realiza uma varredura extremamente rápida, nos locais mais passíveis de alojarem ameaças.

Avast Premium Security

Além disso, continuei utilizando meu computador normalmente durante a varredura acima, sem notar qualquer lentidão ou sobrecarga, com abertura de sobra para o start de novos programas, inclusive.

Módulos

O Avast Premium Security também conta com uma série de recursos interessantes e valiosos. São quatro os módulos principais do software:

  • Módulo arquivo, que escaneia arquivos adicionados ou abertos no PC, em tempo real;
  • Módulo comportamento, que detecta aplicativos com comportamentos suspeitos;
  • Módulo internet, que protege o usuário durante a navegação, bloqueando ataques (phishing, por exemplo) e downloads perigosos;
  • Módulo e email, que impede que anexos perigosos/infectados cheguem até o computador;

Outros recursos

A suíte de segurança da Avast também conta com uma série de funcionalidades bacanas. Funcionalidades muito apropriadas para uma solução de segurança, diga-se de passagem.

Por exemplo, ele adiciona ao computador um “navegador protegido”, baseado no Chromium, para uma melhor segurança durante a navegação, principalmente quando estamos acessando contas em bancos.

O software também possui, integrado, um prático gerenciador de senhas. Imagine que você não precisará mais gastar com o licenciamento anual do Roboform, por exemplo (ou qualquer outro gerenciador) – e a utilização de gerenciadores de senhas nos dias atuais é imprescindível, eu diria.

O mesmo vale para dados de cartão de crédito (ele é capaz de preencher os campos necessários com toda a segurança, no momento de uma compra, por exemplo), além de anotações. O Avast Premium Security também conta com uma ferramenta bem interessante, a qual pode detectar e avisar o usuário no caso de vazamentos de senhas. Interessante, não?

O produto também impede ataques de “sequestro de DNS”, para evitar que você caia em sites fake e assim tenha seus dados sensíveis, quem sabe, roubados por criminosos.

Além disso, existe um recurso que evita que o usuário caia em sites de phishing, e também um outro que cria uma espécie de “máquina virtual”. Trata-se, na verdade, de uma área sandbox, na qual o usuário pode instalar e testar programas a respeito dos quais esteja indeciso, com medo, preocupado.

Avast Premium Security

Tudo o que rodar nesta área sandbox do Avast Premium Security permanecerá totalmente isolado do sistema operacional, portanto, você pode ficar tranquilo e executar dentro da mesma o que bem desejar. Seu sistema operacional, seus arquivos, seus dados, sua segurança, seu computador como um todo, estarão totalmente à salvo.

Não poderia faltar, obviamente, em uma solução de segurança tão robusta, um módulo de proteção contra ransomware. Sim, o produto contém um módulo especialmente dedicado a este tipo de ameaça, o qual também trabalha em tempo real, protegendo arquivos, fotografias, vídeos e dados diversos.

O programa identifica, tão logo é instalado, quais pastas contêm arquivos que geralmente são alvos de ransomwares. Mas você também pode adicionar novas pastas sem problemas, manualmente e de forma totalmente descomplicada.

É possível também realizar novas varreduras em busca de documentos que porventura contenham dados sigilosos, e a suíte de segurança também conta com um poderoso “destruidor de dados”, capaz de apagar pastas, unidades de discos e arquivos excluídos. Com toda a segurança e para sempre. Tome bastante cuidado com este recurso, entretanto, é sempre importante lembrar.

Também faz parte da suíte uma espécie de otimizador de sistema. Um conjunto de ferramentas que tem por objetivo deixar o seu sistema mais rápido, digamos, além de liberar espaço, através da detecção de arquivos inúteis, de entradas corrompidas no registro e de programas que deixam o computador lento.

Esta é uma ferramenta opcional, mas bastante interessante, lembrando até do TuneUp Utilities. Vale lembrar que a utilização da mesma é sempre opcional: o Avast não impõe sua utilização ao usuário.

Avast Premium Security

Também há um módulo que busca por atualizações de softwares e um outro que busca por atualizações de drivers instalados na máquina: tudo isto é bastante interessante, ao centralizar em um mesmo espaço funções que, de outro modo, demandariam muito mais trabalho por parte do usuário. Isto sem falar nas necessárias buscas na internet, visando encontrar as versões corretas dos drivers (coisa que o Avast Premium Security faz sozinho).

A interface do programa é muito bonita, e conta com tradução para o português do Brasil. Impecável. Além disso, é extremamente fácil e rápido encontrarmos as ferramentas/opções desejadas, valendo a pena lembrar também que o aplicativo pode ser ajustado da maneira que o usuário bem entender no tocante a escaneamentos, níveis de heurística, quais tipos de arquivos escanear, ações a serem tomadas quando uma ameaça for detectada, etc.

O programa também conta com uma espécie de “modo gamer”, o qual interrompe quaisquer notificações caso algum jogo esteja sendo executado em tela cheia.

O Firewall, por exemplo, pode também ser desligado (o que não é nem um pouco recomendável, principalmente porque ele não incomoda nem um pouco), e o aplicativo se integra ao menu de contexto do Windows, permitindo o escaneamento de qualquer tipo de arquivo, em qualquer pasta, antes de sua abertura (o que não interrompe de modo algum seu funcionamento em tempo real, que fique bem claro).

Avast Premium Security

Enfim, para quem deseja uma solução de segurança robusta, confiável e cheia de recursos, o Avast Premium Security é uma boa pedida. A versão para 1 máquina, por um ano, custa R$ 99,00. Já a versão multidispositivos, para até 10 computadores (anual), custa R$ 149,00.

E vale também lembrar mais uma vez que existe o Avast gratuito, o qual pode ser baixado através deste link. Aliás, vale lembrar que esta solução de segurança está “rankeada” em primeiro lugar no último teste do AV Comparatives.

Trata-se, em suma, do mesmo produto, com o mesmo motor de verificação, porém sem os diversos extras interessantes e também úteis da versão Premium. Vale também lembrar que você pode baixar a versão Premium e testá-la sem compromisso, durante 30 dias.