O Amazon Fire TV Stick é um dispositivo capaz de transformar qualquer TV com uma porta HDMI em algo muito mais interessante.

SmartTVs geralmente contam com sistemas proprietários, fechados (salvo algumas exceções), incapazes de receber novos aplicativos, e aí é que entram em cena os “set-top boxes” e “dongles” desenvolvidos por várias fabricantes, como por exemplo Xiaomi (Mi Box), Apple (Apple TV), Google (Chromecast), etc.

E ao olhar para a imagem do Amazon Fire TV Stick abaixo, você pode até se perguntar: ” – ué, mas ele não é um dongle também, similar ao Chromecast?”.

Amazon Fire TV Stick

O Amazon Fire TV Stick

Bem, a resposta é “não”. O Fire TV Stick transforma sua televisão em uma verdadeira central de entretenimento, disponibilizando séries, filmes, jogos e aplicativos os mais diversos, com as mais diversas finalidades.

Além disso, ele não depende de um smartphone para funcionar, como o Chromecast (ele vem com um controle remoto), apesar de existirem aplicativos para Android e iOS (opcionais) que podem ser utilizados em conjunto com o dispositivo.

Tais apps possuem inclusive um pequeno teclado para facilitar a digitação durante as buscas (nomes de filmes, séries, games, aplicativos diversos, etc). Isto evita que você fique “catando milho” com o controle remoto.

Na verdade, aliás, estamos falando aqui a respeito do Fire TV Stick Basic Edition, o qual é o modelo atualmente comercializado pela Amazon no Brasil. Nos EUA a empresa comercializa alguns outros modelos, como por exemplo um que vem com a assistente pessoal Alexa instalada.

Amazon Fire TV Stick

A versão vendida no Brasil pode ser adquirida diretamente da Amazon, e custa R$ 289,00. Tal valor pode ser pago em até 12 vezes, e você pode testar o aparelho por 30 dias: caso não goste, pode devolvê-lo com o devido ressarcimento dos valores pagos.

O Fire TV Stick é extremamente fácil de ser instalado. Ele vem acompanhado de um adaptador para tomada, de um controle remoto, de um cabo USB e de um cabo extensor para casos em que não exista muito espaço disponível na traseira da TV (também funciona como antena para o Wi-Fi).

Feitas as devidas conexões, o próprio aparelho guia o usuário através do processo de instalação, o qual é bastante rápido. Basicamente, você terá de realizar login com sua conta da Amazon e dar alguns poucos cliques. Tudo é muito rápido e simples.

E se você é assinante Amazon Prime, tudo fica melhor ainda, pois o aplicativo Prime Video vem instalado por padrão, fornecendo acesso a todo o conteúdo do serviço, bem rapidamente.

A lista de apps disponíveis para o Fire TV Stick no Brasil, aliás, é bem extensa. São mais de 6 mil itens, os quais podem ser consultados através deste link.

E da mesma forma que acontece com o Kindle, bem como com aplicativos para dispositivos Android, o usuário pode solicitar a instalação à partir do site da Amazon: assim que ligar o Fire TV Stick, o conteúdo será baixado.

Existem muitos aplicativos disponíveis, além do supracitado Amazon Prime Video. Temos, por exemplo, Netflix, Spotify, Deezer, Amazon Music, Mozilla Firefox (sim, você pode navegar tranquilamente na web através do dispositivo da Amazon), Twitch, Facebook, Twitter, Silk Browser, Crunchyroll, Youtube, Plex, VPNs diversas, ES File Explorer File Manager, etc.

Amazon Fire TV Stick

Existem também diversos games à disposição (valendo a pena lembrar que estão disponíveis tanto apps grátis quanto apps pagos), como por exemplo Asphalt 8: Airborne, da Gameloft (você pode jogar tanto com o controle remoto quanto com o aplicativo no celular), Hungry Shark Evolution, Hot Wheels: Race Off, LEGO DC Mighty Micros, SEGA Classics, etc.

Há muito conteúdo disponível para o Fire TV Stick na loja da Amazon. Tudo está dividido em categorias, como por exemplo comunicação, jogos, culinária, entretenimento, esportes, quadrinhos, música, navegadores da web, notícias, variedades, podcasts, produtividade, redes sociais, revistas, temas, etc.

Características técnicas do Amazon Fire TV Stick

O Fire TV Stick conta com um processador MediaTek Quad-core ARM rodando a 1.3 GHz, GPU Mali450 MP4 e 1GB de memória RAM.

Além disso, ele possui 8GB de armazenamento interno, sendo que cerca de 5,5GB estão disponíveis para o usuário, para o download de jogos e aplicativos.

O Fire TV Stick também conta com Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, Áudio Dolby, e suporta resolução 1080p com até 60 frames por segundo.

O dispositivo pesa apenas 32 gramas, e seu controle remoto 57 gramas (já com as pilhas).

Algumas considerações

O dongle da Amazon (prefiro chamá-lo de set-top box, devido a seu modo de funcionamento e aos seus recursos) é um dispositivo capaz de substituir perfeitamente aparelhos tais como, por exemplo, a Apple TV (possuo uma – e tenho dado preferência ao Fire TV Stick) e o Google Chromecast.

Seu ecossistema conta com uma ampla e variada gama de aplicativos e jogos, e tudo é bastante descomplicado. Utilizá-lo é fácil, configurá-lo é mais fácil ainda, e navegar através de sua interface é extremamente simples.

Ele também pode ser pareado, vale ressaltar, com o novíssimo (no Brasil) Echo Show 5, embora eu ainda não tenha testado tal recurso oferecido pelo Fire TV Stick.

Amazon Fire TV Stick

Navegar por sua interface, além disso, é algo extremamente rápido, salvo uma ou outra travadinha ocasional, dependendo do conteúdo que você está acessando.

Senti alguns leves “engasgos”, por exemplo, durante uma sessão de gameplay com o jogo (gratuito) Riptide GP 2 (o qual é muito bonito e divertido). Mas não se trata de nada muito complicado e/ou capaz de fazer alguém desistir da compra do dispositivo.

Por R$ 289,00 (pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros) e com 30 dias de teste grátis, creio que o dispositivo da Amazon seja uma boa pedida. Principalmente se você não possui uma SmartTV ou possui uma um tanto quanto “capada”.

Televisores antigos também podem ser revitalizados com o equipamento, é importante ressaltar, desde que possuam pelo menos uma porta HDMI.

Vale também destacar que o Fire TV Stick roda o sistema operacional Fire OS, uma versão do Android modificada pela Amazon, o que permite até um certo grau de “liberdade”.

Ele é compatível com vários aplicativos do Google, por exemplo, e usuários mais experientes podem até “meter a mão na massa” e instalar alguns emuladores de jogos no dispositivo.

Isto sem falar no fato de que o Fire TV Stick aceita gamepads Bluetooth, e assim suas sessões de jogatina com o dispositivo podem ficar muito mais divertidas, simples e amigáveis.

Também é possível instalar alguns APKs no dispositivo, mas o processo não é nem um pouco amigável, e é recomendável que você não tente nada do tipo a não ser que tenha plena certeza do que está fazendo.

De qualquer forma, sem gambiarras e da forma como sai de fábrica, o Amazon Fire TV Stick é um excelente complemento para qualquer televisão com porta HDMI. Prático, barato, amigável e repleto de aplicativos e jogos, o dispositivo pode agradar a uma ampla gama de usuários.

Transparência: acima existem links de afiliados. Nada muda para você, os preços permanecem os mesmos, e o MarcosTadeu.com recebe uma pequena comissão.