No Brasil, atualmente (e infelizmente), pouco se lê. Há uma série de fatores que contribuem para esta triste situação, incluindo questões financeiras.

A especialista em educação Janaína Spolidorio preparou um artigo especial a respeito deste tema, o qual segue abaixo, na íntegra. Especialmente para você, leitor.

10 razões para incentivar o gosto pela leitura

Por Janaína Spolidorio

Ouvimos muito falar que é importante incentivar o gosto pela leitura, mas também é essencial saber os motivos que levam a tanto incentivo! Veja a seguir 10 razões para incentivar com empenho o gosto pela leitura em seus filhos.

1 – Desperta e facilita a capacidade ligada à imaginação – a criança que tem contato com outras realidades pelos livros consegue ter a imaginação estimulada e começa a criar seus próprios mundos, o que facilita a criação autônoma, mais à frente.

2 – Enriquece o vocabulário – ler para uma criança a ajuda a ter um repertório maior de palavras, enriquecendo assim seu vocabulário e ampliando sua compreensão no mundo letrado e fora dele também.

3 – Melhora a escrita e amplia o domínio da língua – a criança que gosta de ler tem uma maior exposição às palavras escritas e estruturas da língua, o que facilita que tenha melhores resultados na aprendizagem acadêmica tanto da escrita quanto das estruturas.

Leitura

4 – Melhora a capacidade de sintetizar informações – muitos adultos não acham fácil a arte de sintetizar, ou seja, resumir. Ela começa exatamente quando contamos histórias para as crianças e as estimulamos a nos recontar. Quanto mais estimular novas histórias, mais oportunidades de sintetizar a criança terá e mais fácil irá adquirir esta capacidade.

5 – Melhora a capacidade de analisar informações – interpretar não é tarefa fácil, mas analisar é mais profundo ainda! A criança que tem contato com a leitura tem também um maior repertório para poder analisar.

6 – Diminui falhas de ortografia – o estímulo visual das palavras ajuda nosso cérebro a lembrar a imagem da palavra escrita, o que auxilia também na aquisição da ortografia.

7 – Permite conhecer outras épocas e outros lugares – ler nos permite viajar sem sair do lugar. Podemos visitar outras épocas, conhecer seus hábitos e tradições, além de novos lugares. Amplia demais o banco de possibilidades de informação das crianças.

Livros

8 – Melhora a compreensão leitora – falando de modo geral, se aprendemos a andar, andando, chegamos à conclusão também que quanto mais se lê, mas se compreende. A compreensão leitora pode ser estimulada ainda antes da criança ler propriamente e perdura até a fase adulta seu desenvolvimento, uma vez que bem estimulada.

9 – Eleva o nível cultural, proporcionando novas oportunidades – saber mais, conhecer novas culturas e realidades, novas histórias e ampliar a imaginação promove um aumento de cultura, que pode ter influência direta na vida da criança, oportunizando mais caminhos em sua vida adulta.

10 – Melhora a saúde mental – atenção, concentração e memória são estimuladas, além do entretenimento que a leitura nos fornece. A saúde mental é muito favorecida durante a leitura.

Estimule a leitura de forma consciente e proporcione ao seu filho uma grande aventura de sucesso tanto na fantasia quanto na vida cotidiana. Ele encontrará nos livros ferramentas que poderá usar em sua vida por muitos e muitos anos, além do aumento de vínculo afetivo familiar que esta atividade pode proporcionar.