Se você não está disposto a pagar os R$ 149,99 que a Ashampoo cobra pelo Ashampoo Backup Pro 14, ou os US$ 99,99 por ano cobrados pela Acronis pelo poderosíssimo Acronis True Image 2020 Premium (recomendadíssimo para empresas), bem, existem diversas soluções gratuitas disponíveis no mercado, e uma delas é o Ashampoo Backup 2020.

Trata-se de uma versão bem mais simples que o Ashampoo Backup Pro 14, vale ressaltar logo de início, mas que também permite a realização de backups de forma automatizada, para a proteção de seus preciosos arquivos.

O software conta com agendamento, inclusive, além de ser capaz de criar discos de recuperação e possibilitar a restauração de partições inteiras de um disco rígido.

Ashampoo Backup 2020

A interface do Ashampoo Backup 2020 é extremamente intuitiva: basicamente, você escolherá os drives ou locais de origem, o destino para o backup em questão e a frequência com a qual os backups serão realizados.

O programa de backup gratuito da Ashampoo também conta com versionamento, vale lembrar, além de trabalhar de forma incremental: apenas o primeiro backup será feito na íntegra – à partir daí, serão copiados apenas arquivos novos e modificados.

O Ashampoo Backup 2020 torna-se gratuito tão logo você o instala e o registra com sua conta Ashampoo. Caso não possua uma, é bem simples criar através do site da própria empresa.

Feito isto, acesse o aplicativo e vá em “Preferências” ==> “Alterar idioma”, para mudar o idioma do software do inglês (padrão) para o português do Brasil.

Ashampoo Backup 2020

Totalmente gratuito

O Ashampoo Backup 2020 é extremamente leve. O testei em um notebook bastante simples, com mais de 6 anos de idade, e ele rodou perfeitamente, sem causar qualquer lentidão no sistema como um todo.

Além disso, a forma de se criar rotinas de backup nele é extremamente simples, como já dito acima (escolha a origem, o destino e o agendamento/periodicidade).

O programa da Ashampoo roda em segundo plano, e pode ser acessado através de um ícone localizado na system tray do Windows.

Para baixá-lo gratuitamente, utilize este link, fornecido pela própria desenvolvedora alemã (o download possui cerca de 80MB).