Que tal comprimir imagens no Photoshop utilizando um script do TinyJPG? Já escrevi por aqui a respeito do compressor de imagens TinyJPG, da Voormedia, o qual é capaz de comprimir imagens de forma bastante tranquila. Escrevi também a respeito do plugin para Photoshop, aliás.

O plugin para Photoshop é muito bacana, mas possui um pequeno “porém”: ele permite a compressão de uma imagem por vez, embora contenha alguns outros recursos bem interessantes.

Em contato com o pessoal da Voormedia, fui informado então de que eles criaram alguns scripts para Photoshop, e dentre eles, encontra-se um que permite a compressão de imagens em lotes.

Script

Ou seja: você seleciona uma pasta, repleta de imagens, através do Photoshop (após carregar o script do TinyJPG), e então o trabalho acontece como que por mágica: você comprime as imagens na tranquilidade de seu PC local, sem maiores complicações, e de forma bastante rápida.

Como utilizar scripts no Photoshop CC 2020

É muito provável que este procedimento se aplique também a versões anteriores do Photoshop, ou que ele seja um pouquinho diferente, dependendo de sua versão do aplicativo.

De qualquer forma, o procedimento é muito simples. Basicamente, você vai apenas carregar, importar, o script do TinyJPG, em seu Photoshop, através de um menu/caminho específico.

Para isto, acesse “Arquivo” ==> “Scripts” ==> “Procurar”:

Script TinyJPG

Feito isto, navegue até a pasta onde baixou o script do TinyJPG, o qual é totalmente gratuito, e está disponível no Github. Clique duas vezes sobre ele.

Obs: antes de carregar o script do TinyJPG no editor gráfico da Adobe, entretanto, é preciso salvá-lo em um arquivo e renomeá-lo de forma tal que ele fique com a extensão .JS.

Ou seja, você deve copiar todo o conteúdo contido na página acessível através do link acima, colá-lo em um editor de texto puro, como o Notepad do Windows ou então o PsPad, e salvar o arquivo com a extensão .JS. Por exemplo: tiny.js.

Baixando o script

Para sua comodidade, hospedei o script do TinyJPG no servidore do MarcosTadeu.com, e você pode baixa-lo tranquila, gratuita e seguramente através deste link.

Após o download, você obterá um arquivo compactado, com extensão .zip. Descompacte-o através de qualquer software de descompressão de arquivos, como o WinRar, por exemplo, ou então o gratuito 7-Zip.

Feito isto, você terá no seu PC, então, o arquivo tiny.js, e deverá carregá-lo em seu Photoshop através do procedimento acima descrito.

Utilizando o script do TinyJPG

Carregue o script do TinyJPG no Photoshop, conforme expliquei acima, e você verá então a seguinte janela, no seu software:

Script TinyJPG

Tal mensagem quer dizer que você está prestes a comprimir todas as imagens em JPG na pasta (e também em todas as subpastas da mesma) selecionada. Clique em “Sim”.

O script então pedirá para que você selecione a pasta. Procure em seu PC o diretório desejado, o qual contém as imagens no formato JPG que você deseja comprimir/otimizar. Selecione-o e o script fará o resto.

Lembre-se de que também está disponível um script para Photoshop, também desenvolvido pela Voormedia, para compressão de imagens no formato PNG. Basta refazer os procedimentos acima, trocando, obviamente, o script.

Obs: ou seja, você vai salvar em um arquivo de texto o conteúdo do link acima, dar um nome ao mesmo e salvá-lo com extensão .JS. Por exemplo: tinypng.js .

Obs 2: para sua comodidade, também hospedei o script para compressão de imagens no formato PNG, e você pode baixá-lo gratuitamente através deste link.

Até a próxima!