Se você possui um site, ou até mesmo se possui curiosidade em relação à hospedagem de websites, é natural que, uma hora ou outra, surja a necessidade de descobrir se eles estão fora do ar.

Fora do ar, digamos, por motivos os mais diversos, incluindo problemas nos servidores de hospedagem, problemas de roteamento, problemas em sua rede local ou na sua conexão com a internet, etc.

Se você tentar, por exemplo, acessar determinado website e não conseguir, saiba que é possível utilizar uma série de ferramentas e testes para descobrir se o mesmo está fora do ar ou não. Se o problema é apenas com você, ou se é algo generalizado, por exemplo.

Hospedagem de sites

Aliás, se você é um desenvolvedor web, um webdesigner, ou possui um site ou blog na internet, digamos que é bastante frustrante permanecer sem acesso ao mesmo, não é? Ao seu próprio website!

Pois bem, abaixo vou apresentar uma série de ferramentas e testes que podem te auxiliar a realizar diagnósticos e descobrir se um site está fora do ar ou não.

Tais testes/serviços/ferramentas geralmente testam o site solicitado à partir de servidores espalhados em diversos locais do mundo, portanto, a chance deles apresentarem resultados bem precisos e confiáveis é bastante alta.

1) Down.com

O Down.com é uma ferramenta extremamente prática e fácil de se utilizar. Ela testa seu site à partir de diversos datacenters espalhados pelo mundo.

Basta informar o endereço do site no campo exibido bem no centro da página e clicar em “Check Now!”:

Down.com

Feito isto, o serviço online irá então exibir os respectivos resultados, de forma simples e fácil de entender:

2) Down for Everyone or Just Me

Outra ferramenta online extremamente prática e amigável, o Down for Everyone or Just Me funciona de forma similar ao Down.com.

Basta informar a URL desejada, ou seja, o endereço do site (por exemplo, marcostadeu.com ), e os resultados serão então exibidos dentro de pouquíssimos segundos:

Down for Everyone or Just Me

3) Fora do Ar?

O Fora do Ar é outro serviço online que testa qualquer website à partir de várias localizações geográficas, incluindo testes no que diz respeito aos DNSs.

O serviço também é extremamente amigável: basta digitar o endereço do site desejado e clicar em “Verificar”:

Fora do Ar?

Bastante simples, fácil de usar e prático, não?

4) Através do prompt de comando do Windows

No Windows, podemos utilizar o bom e velho prompt de comando (ou CMD), juntamente com o comando Ping.

É importante destacar, entretanto, que esta modalidade pode não ser 100% confiável. Ou melhor, é importante frisar que alguns sites e servidores bloqueiam Pings.

Ping, aliás, tem a ver com o protocolo ICMP, e através dele, iremos testar a conectividade entre dois dispositivos, através do envio de pacotes de dados com a respectiva análise dos tempos de resposta.

Para verificar a conectividade entre o seu computador e qualquer website através do comando Ping, primeiramente abra o prompt de comando do Windows.

Obs: basta clicar no botão “Iniciar” e digitar CMD, clicando então no atalho exibido.

Com o prompt de comando do Windows aberto, você irá digitar o seguinte:

ping endereço_do_site<ENTER>

Por exemplo: ping google.com<ENTER>

Veja:

Prompt de comando do Windows

Observe que no resultado acima, foi retornado o endereço IP, e foram enviados 4 pacotes de dados, sendo que todos eles foram perfeitamente retornados ao meu computador.

Caso apareça uma mensagem informando que foi “esgotado o tempo limite do pedido”, bem, aí é motivo para preocupação, principalmente se você estiver “pingando” o seu próprio site.

Neste caso, os problemas podem ser vários, e você pode tanto tentar entrar em contato com o seu provedor de hospedagem de sites, quanto com o seu provedor de internet, pois podem ocorrer, por exemplos, problemas de roteamento, etc.

5) Site24x7

O Site24x7 é uma ferramenta bastante completa. Para averiguar a disponibilidade ou não de determinado website, basta digitar o endereço do mesmo no campo “Nome do site” e a seguir clicar no botão “Testar Agora”:

O Site24x7 apresentará, então, um relatório detalhado, contendo informações a respeito dos servidores, dos IPs, das latências, etc. É muito interessante. Trata-se de um dos mais completos do gênero:

Site24x7

Finalizando

Agora que você já sabe como descobrir se um site está fora do ar ou não, sua vida pode ficar muito mais fácil quando problemas relacionados surgirem.

Você será capaz, por exemplo, de determinar até mesmo se o problema é apenas com você, ou se é algo generalizado, através dos testes e ferramentas acima citados.

Até a próxima!