Se você usa o “navegador da raposinha”, o Mozilla Firefox, é muito provável que trabalhe com uma série de abas abertas. Com muitas abas abertas, talvez. Acredite, isto é possível, e eu mesmo tenho, neste exato momento, mais de 60 abas abertas no meu browser!

Isto tudo chega a representar, em termos de consumo de recursos no meu computador, algo em torno de 2,5GB de memória RAM: sorte minha que minha máquina conta com 16GB.

Acontece que deixamos abas abertas por uma série de motivos: artigos para serem lidos posteriormente, notícias que nos interessam e que, no momento, não temos tempo para adicionar ao nosso sistema de favoritos preferido (como o Diigo, por exemplo), e por aí vai.

Abas

Bem, agora imagine que você, por qualquer motivo que seja, perca toda esta informação. Que algum “crash” no Firefox faça com que ele perca todas as abas que estavam abertas. Todos os sites que você desejava visitar posteriormente. Todos os artigos que você queria ler mais tarde.

Ou então, imagine que, de repente, algum problema no Windows impediu a inicialização do computador e a única opção que te restou foi a formatação da máquina. Trata-se de algo um tanto quanto aterrorizante, não?

A extensão Export Tabs URLs

Felizmente, existe uma extensão (mais adiante falarei também a respeito de outras extensões, e também a respeito de recursos/extensões semelhantes para o Google Chrome) capaz de acabar com este problema.

Trata-se da extensão “Export Tabs URLs”, a qual pode ser encontrada no próprio diretório de extensões da Mozilla, e instalada rápida e facilmente no seu navegador.

Basta acessar este link e clicar no botão “+Adicionar ao Firefox”. Feito isto, a extensão será instalada e trabalhará continuamente, armazenando todas as abas que você mantém abertas no browser da Mozilla.

É também criado um ícone de acesso à mesma, na barra de ferramentas do Firefox:

Mozilla Firefox - Extensão Export Tabs URLs

Ao clicar no ícone de acesso à extensão “Export Tabs URLs”, uma lista é exibida, contendo todos os endereços (URLs) das abas abertas no seu Firefox. Veja na imagem abaixo:

Mozilla Firefox - Extensão Export Tabs URLs

À partir daí, com a extensão “Export Tabs URLs” instalada, você pode clicar em “Copy to clipboard”, para copiar todo o conteúdo para a área de transferência do seu Windows, ou então em “Export as file”, para gerar um arquivo .TXT que poderá ser utilizado, caso haja necessidade, para obter acesso novamente a todos os sites/abas abertos em seu Firefox antes do “sinistro”.

Em breve publicarei também uma matéria a respeito deste mesmo assunto, voltada para o navegador Google Chrome. Até a próxima!