O Steam é, seguramente, a melhor e maior plataforma de jogos eletrônicos do mundo. Muitos, aliás, inclusive a gigante Epic Games (a qual possui, dentre seus acionistas, a chinesa Tencent), tentam há algum tempo acabar com a supremacia da loja da Valve.

O Steam conta com um catálogo de games gigantesco. Lá existem jogos para todos os gostos, idades e bolsos, incluindo muitos títulos gratuitos.

Segundo a última “Pesquisa de Hardware e Software do Steam“, a grande maioria dos jogadores da plataforma utilizam o sistema operacional Windows 10, da Microsoft. Entretanto, também em tal pesquisa, podemos observar que uma pequena parcela dos jogadores utilizam o MacOS.

Ubuntu

E por mais que o percentual seja bem baixo, uma pequena parcela das pessoas utiliza o Linux como plataforma de jogos eletrônicos. A loja da Valve possui clientes para estes 3 sistemas operacionais, ou seja, Linux, Mac e Windows.

O cliente Steam no Ubuntu

O Ubuntu é, segundo o site DistroWatch (a respeito do qual também já escrevi por aqui), a quarta distro mais baixada no mundo todo. Trata-se de um excelente sistema operacional, o qual é baseado no Debian e tem como interface gráfica o GNOME.

Steam

Bem, se você ainda não iniciou no mundo Linux, recomendo firmemente que dê uma olhada no Ubuntu, o qual é extremamente amigável, além de contar com uma comunidade bastante ativa.

E o Steam conta com um aplicativo cliente disponível para Ubuntu. Ou melhor, com um cliente disponível para distribuições Linux derivadas do Debian. Como o OS da Canonical, por exemplo.

Como instalar o cliente Steam no Ubuntu

Instalar o cliente Steam no Ubuntu, e em qualquer distro derivada do Debian, é algo bastante simples. O software também está presente na loja de aplicativos do sistema operacional, vale ressaltar. Mas o intuito deste artigo é ensinar você a instalar o aplicativo via linha de comando. Sim, vamos recorrer à boa e velha linha de comando. Ao bom e velho terminal.

Então vamos lá. Abra o terminal e digite o seguinte comando, para se certificar de que o seu sistema possui suporte a softwares de 32 bits. Sim, mesmo que você esteja em um sistema operacional de 64 bits, o que é altamente recomendável, é importante destacar que o cliente Steam é um programa de 32 bits.

Digite o seguinte comando no terminal:

dpkg –print-foreign-architectures

O resultado esperado deverá ser o abaixo:

i386

Feito isto, podemos prosseguir. Caso o resultado não seja o acima, ainda assim é possível ativar o suporte a 32 bits em seu OS. Mas vamos deixar este detalhe para um outro artigo.

Digite agora o comando abaixo, no seu terminal, para baixar o pacote de instalação do cliente Steam:

wget http://repo.steampowered.com/steam/archive/precise/steam_latest.deb

O comando acima baixará o pacote direto do repositório. Em seguida, precisamos prosseguir com a instalação do pacote, utilizando o comando abaixo:

sudo dpkg -i steam_latest.deb

A seguir, vamos instalar todas as dependências do Steam, caso seja necessário, através do comando abaixo:

sudo apt-get install -f

Finalizando

O procedimento acima funcionou comigo diversas vezes, em diversos momentos, e eu acredito que trata-se do método mais simples, rápido e prático de instalar o cliente Steam em máquinas com o Ubuntu.

Em próximos artigos, falarei a respeito de jogos para Linux, via Steam, incluindo títulos gratuitos.

Até a próxima!