Se você leu minha análise do smartwatch Xiaomi Huami Amazfit Bip, deve se lembrar que eu mencionei algo chamado watchfaces. Trata-se, na verdade, de “mostradores” personalizados, diferentes, os quais podem ser facilmente instalados no seu relógio inteligente da gigante chinesa.

Existem vários tipos de watchfaces. Minimalistas, repletas de informações, com ponteiros, totalmente digitais, etc. Existem watchfaces que informam dados que necessitariam, de outro modo, de acesso às funções do Amazfit Bip de forma manual (queima de calorias, previsão do tempo, quantidade de passos diários, dia da semana e do mês, bateria, quilômetros percorridos, etc).

Tudo isto pode ser perfeitamente exibido na tela do seu relógio através das watchfaces, as quais também são capazes de alterar drasticamente a aparência da mesma. Confira abaixo alguns exemplos de watchfaces para o Amazfit Bip:

Watchfaces para Xiaomi Amazfit Bip

Alguns exemplos de watchfaces

Vale ressaltar, aliás, que existem watchfaces disponíveis para toda a linha Amazfit (Verge, Stratos, Pace, etc); até mesmo para a Mi Band 4, aliás, existem mostradores diferenciados.

Agora vou dar algumas dicas a respeito da instalação de watchfaces personalizadas no seu Amazfit Bip. Todos os procedimentos são bem simples, gostaria de ressaltar logo de início, e neste primeiro artigo relacionado, irei me focar na instalação através de aplicativos e no sistema operacional Android.

Aplicativo Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces

O Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces é um aplicativo gratuito para dispositivos Android, o qual suporta inclusive o novo (e inferior) Bip Lite.

O app permite a seleção de bandeiras, ou seja, você pode selecionar, por exemplo, a bandeira do Brasil para que ele liste então todas as watchfaces em português do Brasil.  Simples assim.

É possível marcar mostradores como favoritos, e também dar uma nota a cada um deles (de uma a 5 estrelas). O aplicativo também permite que o usuário realize buscas com base em uma série de critérios, como por exemplo “últimos adicionados”, “nome”, “mais baixados na semana”, etc.

Você também pode realizar suas buscas no Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces com base no tipo de mostrador que deseja instalar no seu Amazfit Bip. Por exemplo, é possível definir critérios tais como “digital”, “analógico”, “formato de 24 horas”, “exibição de segundos” (cuidado, pois esta opção faz com que a bateria dure menos tempo), “data”, “dia da semana”, “distância”, “cardio”, etc. O aplicativo, desenvolvido por Paolo Quattrociocchi, além disso, está  totalmente localizado em português do Brasil.

Baixando e instalando watchfaces

Uma vez escolhida uma watchface no Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces, basta baixá-la através do próprio aplicativo e, a seguir, abrir o Mi Fit e clicar em “Perfil”.

À partir daí, clique em “Amazfit Bip” (logo acima da informação a respeito do percentual restante de bateria), e vá em “Configuração de face do relógio”.

Aplicativo Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces

Watchface temática – Marvel – troca de personagens automaticamente

Na tela seguinte, vá em “Faces do relógio locais, encontre a watchface recém baixada, toque uma vez sobre a mesma e, com ela em tela, toque em “Sincronizar face do relógio”. Pronto, dentro de alguns segundos a watchface será aplicada ao seu Amazfit Bip (ou Lite).

Obs: no exemplo acima, watchface recém instalada no meu Amazfit Bip – temática – Marvel.

Aplicativo/site Amazfit Watchfaces

O Amazfit Watchfaces é um grande repositório de watchfaces, contendo mostradores para todos os smartwatches da linha Amazfit. Ele também conta com milhares de watchfaces, e também é possível pesquisar pelo idioma português (do Brasil).

É possível realizar o download das watchfaces através do próprio site, baixando os respectivos arquivos .bin e então copiar alguns arquivos para o seu smartphone, para uma determinada pasta em específico. Entretanto, este talvez seja um assunto para um novo artigo. Vamos facilitar.

Aplicativo Amazfit Watchfaces - AmazFaces

Aplicativo Amazfit Watchfaces – AmazFaces

O site também conta com um aplicativo gratuito, o AmazFaces. Ele oferece os mesmos recursos, as mesmas watchfaces, com a vantagem de não exigir procedimentos complicados. Basta baixar e utilizar.

Há um porém, entretanto: diferentemente do Amazfit Bip / Lite & Cor WatchFaces, o Amazfit Watchfaces precisa ser pareado com o celular, via Bluetooth.

Vamos lá:

1) No Mi Fit, toque em “Perfil” e depois em seu dispositivo Amazfit Bip;

2) Na tela seguinte, role para baixo até encontrar a opção “Detectável” (a qual estará desativada por padrão). Ative-a;

3) Agora, abra o Amazfit Watchfaces (ou AmazFaces) e procure por uma watchface que seja do seu agrado. Vale lembrar que o aplicativo também permite pesquisas por mostradores em português, além de contar com um campo para a digitação de palavras chaves para a busca;

4) Uma vez encontrada a watchface desejada, toque nela e vá em “Download”;

5) Na janela seguinte, toque no botão “Install”;

6) Pronto, a watchface será rapidamente instalada no seu Xiaomi Amazfit Bip;

Obs: em relação ao procedimento número 2, acima, não se esqueça de, terminada a instalação, tornar o dispositivo indetectável novamente, por motivos de segurança.

Usuários de iPhone / Sistema iOS

Os usuários de iPhone podem optar pelo aplicativo gratuito AmazTools, o qual conta com vários recursos interessantes, além da disponibilização de watchfaces para a personalização da tela do Amazfit Bip.

Ele é capaz de “rastrear” atividades físicas realizadas pelo usuário, incluindo exportação de dados para o app Strava, bastante conhecido no meio fitness.

Finalizando

Em suma, é isso, pessoal. Em breve trarei também uma análise do smartwatch Amazfit Verge, um modelo, digamos, mais “top” dentro da linha da Xiaomi/Huami.

Publicarei também mais conteúdo relacionado a tais relógios inteligentes, incluindo watchfaces. Espero que tenham gostado. Qualquer dica, sugestão, etc, basta utilizar o formulário de comentários, abaixo.