Aos poucos, começarei a escrever também a respeito de Linux, aqui no MarcosTadeu.com . E hoje gostaria de falar a respeito de dual boot no computador com Windows e Ubuntu (uma distro Linux) instalados. E sobre o GRUB

O GRUB é instalado automaticamente, sempre que você instala um sistema operacional GNU/Linux. Trata-se de um sistema de “multiboot”, ou seja, trata-se de um sistema criado para que você possa ter instalados, em seu PC, vários sistemas operacionais.

Linux

O GRUB permite que o usuário selecione qual sistema operacional deseja iniciar no momento. Ou seja, por exemplo, você pode selecionar o Windows 10 ou o Ubuntu.

O problema

Quando você instala o Windows 10, por exemplo, em uma “velha máquina”, é possível que o GRUB seja “perdido”. Ou melhor, quando você reinstala o Windows, “velho” , cansado, pesado, em um computador com o Ubuntu, por exemplo, é possĩvel que o problema supracitado aconteça.

Neste caso, muitos usuários entram em desespero, e pensam sempre no pior. O problema pode ser gerado durante a reinstalação do Windows, processo que pode apagar a MBR, área do disco onde são armazenadas informações relacionadas, por exemplo, às partições e também à ordem do boot.

O problema é bem chato, mesmo, mas felizmente existe uma solução. Confira abaixo.

O Boot-Repair para recuperar o GRUB

O Boot-Repair é um pequeno programa, o qual pode ser utilizado na situação / problema acima descrito. Ele é pequeno, mesmo, além de simples de ser utilizado, e pode rapidamente fazer com que você obtenha acesso à todos os sistemas operacionais de seu computador, novamente.

Observe, entretanto, que você precisa de um live DVD ou de um pendrive “bootável”. Com isto em mãos, dê boot no sistema da maneira que você faria caso fosse instalar o sistema operacional. Porém, faça isto através do modo live, como se você fosse apenas testar o Ubuntu.

A seguir, dentro do  Ubuntu em “modo live”, acesse o terminal e digite o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair

Boot-Repair

Aguarde o término do procedimento, e a seguir, digite o seguinte comando:

sudo apt install boot-repair

Siga as instruções no terminal, confirme com “Y” (Yes), etc. Terminada a instalação, digite também no terminal, o seguinte:

boot-repair

Pronto, o utilitário Boot-Repair será então aberto, conforme imagem abaixo:

Boot-Repair

Na pequenina tela do Boot-Repair, basta clicar na primeira opção (Reparação recomendada – repara os problemas mais frequentes), e aguardar o término do processo.

E para finalizar, remova seu live DVD ou pendrive “bootável” e reinicie o sistema operacional. Seu GRUB estará perfeitamente recuperado, e você será capaz de acessar o Ubuntu, o Windows, e qualquer outro sistema operacional porventura instalado em seu computador.

Até a próxima!