Pode parecer um tanto quanto estranho, uma vez que o navegador Mozilla Firefox (além do navegador Silk) está instalado na Amazon Echo Show 5, lançada no Brasil recentemente.

O fato é que nenhum comando de voz funciona, para abrir os supracitados navegadores na Echo Show 5. Você pode tentar dizer: “- Alexa, abra o Firefox”, ou “- Alexa, open Firefox”, e nada acontece.

Aparentemente, é necessária ainda uma atualização no software da smart speaker Echo Show 5. Ou talvez, quem sabe, seja necessária a criação de alguma skill adicional relacionada a tais navegadores. Em contato com a Amazon, aliás, as informações fornecidas são um tanto quanto desencontradas.

Echo Show 5

Uns falam em uma atualização no software da Echo Show 5, outros falam no lançamento de novas skills (lembre-se, aliás: a Alexa no Brasil, em português, possui cerca de 350 skills diferentes – é muito conteúdo bacana).

Mas não adianta: se você adquiriu uma Echo Show 5, a caixinha de som inteligente da Amazon com tela sensível ao toque, e deseja navegar na internet através dela, utilizando, por exemplo, comandos de voz e o navegador (já instalado de fábrica) Firefox, muito provavelmente irá se decepcionar.

Obs: o navegador Silk, também pré-instalado, também não funciona com nenhum comando de voz.

Pelo menos por enquanto. Mas eu tenho uma solução paliativa, digamos. Não é a melhor das soluções, mas pelo menos permite que você utilize o Firefox em sua Echo Show 5 (sem a ajuda da assistente de voz Alexa, infelizmente).

Como utilizar o navegador Firefox na Amazon Echo Show 5

O procedimento é bastante simples, na verdade. Vamos lá:

1) Deslize, com seu dedo, de cima para baixo na Eco Show 5, para abrir o menu;

Amazon Echo Show 5

2) A seguir, toque em “Configurações”, conforme imagem acima;

3) Na tela seguinte (Configurações), role para baixo até encontrar a opção “Opções do dispositivo”. Toque nela;

4) Na próxima tela, role para baixo até encontrar “Opções da web”. Toque na opção;

5) A seguir, toque em “Navegador”, e aí então serão listados os dois navegadores instalados na Echo Show 5: Silk e Firefox. Toque em “Configurações de navegador”, logo abaixo do nome do navegador que deseja utilizar (em nosso caso, o Firefox);

6) Você será então redirecionado a uma nova tela, onde deverá tocar na palavra “Sobre”;

7) Pronto! O Firefox foi aberto. Utilize sua barra de endereços para acessar qualquer site (um teclado virtual é aberto tão logo você toca aí), ou então qualquer um dos atalhos exibidos, como por exemplo “Pesquisar com o Google”, “Youtube” ou “Wikipedia”.

Finalizando

Obviamente, esta não é a solução mais prática para utilizar o navegador Firefox na Echo Show 5. Trata-se apenas de um paliativo, o qual se torna melhor ainda caso você decida utilizar o Youtube através do dispositivo. Mas, de qualquer forma, ainda torço para que isto mude, para que possamos utilizar o Silk e o Firefox na Echo Show 5 através de comandos de voz.

Vale também lembrar que você pode utilizar um comando de voz específico para fazer com que a Alexa exiba vídeos diretamente na tela da caixinha inteligente, de forma totalmente independente do Youtube. Por exemplo, diga “- Alexa, exiba vídeos do Metallica”. E assim por diante.

Transparência: acima existem links de afiliados. Nada muda para você, os preços permanecem os mesmos, e o MarcosTadeu.com recebe uma pequena comissão.