Descobrir onde um site está hospedado pode ser uma tarefa bastante hercúlea. Dependendo do sistema operacional que você utiliza, existem alguns comandos que podem ser digitados no prompt  de comando.

Obs: exemplo – trace route ou tracert (para Linux e Windows, respectivamente).

Você pode, aliás, desejar descobrir onde determinado website encontra-se hospedado por uma série de motivos, incluindo motivos relacionados à velocidade de carregamento das páginas.

Claro: muitas vezes, a localização geográfica de um servidor não necessariamente impacta a velocidade de carregamento dos websites em outros países. De qualquer forma, vamos ao que realmente importa? Ao assunto deste pequeno artigo?

O Who is hosting this

O Who is hosting this permite que você determine (quase sempre) com exatidão qual é a empresa responsável pela hospedagem de um website.

Utilizá-lo é bem simples: basta digitar o endereço do site no campo exibido em tela e clicar no botão “Search”:

Who is hosting this

Who is hosting this significa, em português, “Quem está hospedando isso”, a grosso modo. Após a pesquisa, o resultado informa a empresa responsável pela hospedagem e também o(s) respectivo(s) endereço(s) IP:

Who is hosting

Isto sem falar, obviamente, nos nameservers. O serviço gratuito também permite a verificação de downtimes (através do down.com), e é bastante prático, além de fácil de ser utilizado.

É importante destacar que caso o website em questão utilize alguma CDN, como a CloudFlare, por exemplo, isto será devidamente informado, bem como a informação relativa ao “mascaramento” dos nameservers.

Com este elemento em mente, é fácil perceber, portanto, que nestes casos, o Who is hosting this não consegue chegar à exata localização (da empresa de hospedagem) do site.

De qualquer forma, a ferramenta online gratuita pode quebrar muito bem o galho de profissionais de TI, em diversos momentos.