Desenvolvido pela mesma empresa responsável pelo plugin de segurança para WordPress “WordFence”, o FastOrSlow é um serviço gratuito que testa a velocidade de carregamento de qualquer website.

Independentemente da plataforma na qual o site em questão foi construído, o FastOrSlow, ou “Fast Or Slow” (Rápido ou Devagar), cumpre seu papel muito bem, realizando testes à partir de 13 localizações diferentes espalhadas pelo mundo todo (incluindo o Brasil).

O serviço / ferramenta online é totalmente gratuito, vale ressaltar mais uma vez, além de ser extremamente amigável. É bem fácil utilizá-lo.

FastOrSlow

O FastOrSlow é muito útil, também. Como sabemos, a velocidade de carregamento de qualquer website é um dos elementos responsáveis por seu sucesso.

Sites que demoram “uma eternidade” para serem carregados, além disso, acabam por espantar os visitantes, muitos deles ávidos por informações rápidas e alta velocidade.

Sites lentos demais também podem acabar “matando conversões”, além de prejudicarem o ranking junto ao Google, o maior mecanismo de buscas do mundo.

Mais sobre o FastOrSlow, ou Fast Or Slow

A ferramenta online da Defiant Inc., além disso, é a primeira, segundo a empresa, a testar os websites de forma simultânea e à partir de múltiplas localizações geográficas.

Web

Ela, além disso, realiza simulações agindo como um navegador normal, e oferece ao usuário relatórios completíssimos que podem ser inclusive compartilhados.

Vale lembrar que o serviço não apenas fornece dados como “ping” e velocidade. Ele também informa o quão rápido o site responde à partir da pesquisa de DNS inicial.

Mais, ainda: ele vai desde o DNS Lookup até quanto tempo leva para o HTML do site ser carregado no browser.

No relatório gerado, o usuário conta inclusive com detalhes interessantíssimos, para cada uma das localizações geográficas testadas. E para usar o website/serviço, é muito simples: basta digitar a URL e clicar no botão “Profile” (veja na imagem acima).

O serviço, dentro do relatório fornecido ao usuário, também confere uma nota ao site testado, além de exibir detalhes a respeito de “Minify CSS“, otimização de imagens, etc.

Um mapa completo, contendo o destino e as fontes, também é exibido ao usuário, ao final do relatório:

FastOrSlow

Como você pode ver, a nova ferramenta dos desenvolvedores do plugin WordFence é bastante completa, além de extremamente amigável. Faça um teste (link no primeiro parágrafo)!