Migrar de servidor, de empresa de hospedagem, pode muitas vezes ser um processo bastante complicado. Diversos fatores estão envolvidos, desde tecnologias utilizadas pelos desenvolvedores até o tamanho dos websites em questão, incluindo os bancos de dados.

Administradores, webmasters e desenvolvedores em geral podem se ver muitas vezes em situações um tanto quanto problemáticas, até mesmo porque, dependendo do tamanho dos sites em questão, o processo pode levar horas (ou até mesmo dias).

Servidores

Pois bem, o GoodBye.host, site/serviço gratuito desenvolvido pela Umbler, empresa de cloud hosting brasileira, chega em boa hora, nos momentos acima. Quando for necessário migrar de uma empresa de hospedagem para outra, por exemplo. De um servidor para outro.

ServidorO GoodBye.host permite migrações bastante descomplicadas de seus bancos de dados, dos arquivos do seu website, e também de seus e-mails. Tudo através de uma interface extremamente amigável e bonita, além de clean.

E o melhor de tudo: todas as transações são realizadas através de tráfego SSL, e a Umbler garante que não armazena nenhum tipo de informação em seus servidores.

Aliás, é importante destacar que é possível utilizar o GoodBye.host tanto para migrações para a Umbler quanto para migrações para outros servidores. Ou seja, você pode utilizar a ferramenta online para migrar da Site5 para a HostGator, digamos. Sem se tornar um cliente da Umbler. Sem problemas!

O serviço online gratuito da Umbler funciona de forma extremamente simples, e evita, por exemplo, que você tenha de passar por dores de cabeça.

Migrando sites dinâmicos do jeito tradicional

Geralmente, sites estáticos são mais fáceis de serem migrados. Entretanto, quando estamos falando a respeito de sites dinâmicos, que fazem uso de bancos de dados, o processo é um pouco mais complexo, e requer a utilização de algumas ferramentas extras, digamos.

Você deve primeiro realizar o upload dos arquivos e pastas do site, via FTP, e então utilizar uma ferramenta como o phpMyAdmin, para a transferência do banco de dados (um banco MySQL, por exemplo).

Isto pode ficar mais complicado, dependendo do tamanho do banco em questão, e pode ser que você precise utilizar uma ferramenta como o MySQL Workbench, por exemplo, para o envio do banco de dados para o novo servidor.

Migrando sites através do GoodBye.host

Acessando o site da ferramenta online gratuita da Umbler, você irá se deparar com 3 botões: “Migrar Site”, “Migrar E-mails” e “Migrar Banco”:

GoodBye.host - Umbler

Após clicar em “Migrar Site” (ou em qualquer um dos 3 botões), uma janela popup é exibida, solicitando que você informe um endereço de email, para ser notificado quando a migração for concluída. Simples.

Feito isto, você será então apresentado à interface da ferramenta, a qual é bastante simples e direta, conforme você pode conferir abaixo:

GoodBye.host - Umbler

Repare que você deve preencher o formulário com todos os dados solicitados, relativos ao seu host “antigo” e também ao novo host, seja ele a Umbler ou qualquer outro (origem e destino).

É preciso também especificar a pasta de origem (por exemplo, public_html) e a pasta destino, além de indicar quais são os usuários e as senhas. É também possível realizar a transferência através de FTPS, como você pode perceber através do checkbox na imagem acima.

Simples, não? Preenchidos todos os campos (qualquer dúvida, entre em contato com seus provedores de hospedagem), basta clicar em Iniciar a migração e acompanhar o processo. Ou então, aguardar pelo e-mail de confirmação que será enviado automaticamente.

Migrando e-mails

De forma bastante similar à migração de sites, a migração de e-mails é simples e prática. Basta preencher todos os campos solicitados, valendo a pena ressaltar que devem ser informados os respectivos servidores IMAP, além das portas.

Também é possível forçar a migração através do uso de SSL:

GoodBye.host - Umbler

Migrando bancos de dados via GoodBye.host

Também aqui o procedimento é bastante simples. Basta informar o servidor, a porta, o nome do banco de dados, o usuário e a senha, clicando em seguida no botão “Iniciar migração”:

GoodBye.host - Umbler

Finalizando e acessando o GoodBye.host

ServidorO GoodBye.host é uma prática ferramenta online. Totalmente gratuito, o serviço é capaz de realizar migrações entre provedores de hospedagem de forma rápida e descomplicada.

Observe, entretanto, que esta é apenas uma das inúmeras maneiras de migrar websites, bancos de dados e emails. No caso de emails, existe também o Imapsync Online, a respeito do qual também já publiquei um artigo.

No caso de websites em sua totalidade, podemos também utilizar ferramentas como o Cpanel (caso ambas as empresas de hospedagem utilizem este painel de controle) e a linha de comando, por exemplo. Mas este é um assunto para um próximo artigo.

Você pode acessar e utilizar o GoodBye.host através deste link!

Até a próxima!