Esta situação pode ocorrer com bastante frequência: você hospeda seu site e emails em alguma empresa por aí e, de repente, problemas começam a acontecer. Eis que podem entrar em cena, então, ferramentas online como o Imapsync Online.

Mas vamos por partes. Você pode começar a experimentar, digamos, e com enorme desgosto, lentidões no carregamento das páginas do seu website, emails que são enviados e nunca chegam aos destinatários, ou vice-versa, etc.

Neste caso, é sempre bom buscar por alternativas. Por uma outra empresa de hospedagem de sites e/ou emails (o MarcosTadeu.com, por falar nisso, está hospedado na CloudWays – recomendo bastante).

O que é IMAP?

Mas vamos lá. Primeiramente, você deve utilizar, certamente, o protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) para o gerenciamento de todo o seu correio eletrônico, ou email.

Neste caso, o sincronismo é realizado entre o servidor (remoto) e a máquina local (seu PC, por exemplo), através de algum cliente de email, como por exemplo o Microsoft Outlook, o eM Client, ou até mesmo o essentialPIM.

O protocolo IMAP, além disso, mantém no servidor todas as mensagens, para maior praticidade e segurança (a não ser que o usuário não deseje trabalhar desta maneira, o que não é nem um pouco recomendável).

Email

Pois bem, digamos que, desta forma, os softwares cliente fazem a leitura dos emails armazenados no servidor de hospedagem. E alterações feitas nos programas cliente se refletem nas contas de email no servidor. E assim por diante.

Digamos também que o IMAP é um meio de acesso entre o servidor de e-mails e o software cliente. Além disso, uma das principais características do IMAP, conforme dito acima, é manter os emails no servidor, permitindo então que o usuário os acesse através de algum cliente.

O Imapsync Online

imapsync onlineA ferramenta online gratuita Imapsync Online, desenvolvida por Gilles Lamiral e acessível através deste link, permite a migração de emails de forma rápida (claro, dependendo do tamanho de suas contas) e bastante prática.

Temos de levar em consideração também o seguinte: geralmente, algumas empresas de hospedagem oferecem serviços de migração gratuitos.

Obs: principalmente se ambas as contas de hospedagem (antiga e nova) utilizarem o painel de controle Cpanel.

Caso seu novo provedor de serviços de hospedagem de sites e emails ofereça tal serviço, verifique antes com o mesmo se ele é capaz de migrar seu site e seus emails.

Neste caso, pode parar de ler este artigo por aqui mesmo. Em caso contrário, continuemos. Pois bem, o Imapsync Online funciona de forma bastante simples.

Você precisa informar seu email, senha e servidor de email anterior, e também o email (login), senha e servidor destino (na nova empresa de hospedagem):

Imapsync Online

Clique para ampliar

Confira na imagem acima. “IMAP source mailbox” diz respeito ao seu provedor de hospedagem antigo, à “fonte”, enquanto “IMAP destination mailbox” diz respeito ao servidor de hospedagem novo (destino).

Basta inserir todos os dados solicitados e a seguir clicar em “Sync or resync!”. Simples assim.

Vale lembrar que o processo pode demorar, dependendo da quantidade de emails que você possui. Dependendo do tamanho de sua conta de email.

O Imapsync Online, entretanto, vai fornecendo detalhes durante o processo de migração, incluindo um percentual indicativo a respeito do que já foi feito. É bastante prático.

E caso você tenha dúvidas a respeito dos servidores (server), entre em contato com a(s) empresa(s) de hospedagem, para obter tais dados.

O serviço é bastante prático, e totalmente gratuito, vale ressaltar mais uma vez. Bacana, não?