Adicione este nome (e site) aos seus favoritos: DistroWatch (site oficial). Trata-se de um site que contém, como o nome deste artigo já deu a entender, informações sobre milhares de distribuições Linux.

O que é Linux?

E o Linux, caso você não saiba, é o sistema operacional presente na grande maioria dos servidores web. Isto sem falar na grande maioria dos supercomputadores do mundo, os quais também rodam Linux.

Linux

O Linux é estável, mais seguro, totalmente gratuito, e é também capaz de agradar a uma ampla gama de usuários, pois possui milhares de distribuições, ou “distros”, disponíveis.

O Linux, além disso, é um sistema operacional de código aberto, desenvolvido pelo programador Linus Torvalds.

Sendo de código aberto, ou open source, o Linux pode ser modificado e distribuído livremente, por e para qualquer pessoa. Mais ainda: sempre tendo como base a licença GPL, qualquer pessoa pode criar sua própria distro e distribuí-la.

Sem problemas. Claro, desde que possua os conhecimentos necessários para tal “façanha”.

Sobre o DistroWatch

Mesmo que por curiosidade, faça uma visita ao website DistroWatch, criado por Ladislav Bodnar em 2001. Lá você poderá utilizar uma série de recursos, incluindo filtros os mais diversos. Você poderá, por exemplo, filtrar pelas distribuições Linux estáveis.

Você pode também conferir um ranking com as distribuições Linux mais utilizadas no mundo inteiro, o qual é constantemente atualizado. O site mede a popularidade, digamos, das distros.

Através de tal ranking no DistroWatch, por exemplo, podemos perceber que a Distro “da vez” é a MX Linux, baseada no Debian. Logo a seguir, em segundo lugar, temos a distro Manjaro.

Em terceiro e quarto lugar, temos o Mint e o famosíssimo Ubuntu, também baseado no Debian (já o utilizei por alguns anos), seguidos pelo próprio Debian e pelo elementary OS:

DistroWatch - Ranking

E como você pode perceber através da imagem acima, existe um menu dropdown que permite consultas inclusive retroativas, até o ano de 2002, ano este em que podemos averiguar que a distro mais utilizada era a Mandrake.

Caso você clique, em tal lista no DistroWatch, no nome de qualquer distro, você é automaticamente redirecionado para uma página que lista diversas informações a respeito da mesma.

Por exemplo, ao clicarmos no link da distribuição Ubuntu, somos levados até uma página com informações sobre a distribuição da Canonical, incluindo seu website, fóruns de ajuda, documentações, screenshots, e até mesmo diversos sites relacionados ao assunto.

Linux

O DistroWatch é atualizado constantemente, e eu sempre me surpreendo bastante com a qualidade do trabalho realizado ali. Vale também a pena ressaltar que o site é uma ótima maneira de ficar por dentro dos lançamentos na área.

Hoje mesmo, por exemplo, conheci através dele a distribuição Greenie Linux, a qual é voltada a usuários na Eslováquia e na República Tcheca.

São muitos os recursos e vantagens inclusos no DistroWatch, e se você deseja ficar por dentro das últimas tendências, lançamentos e novidades a respeito deste ótimo sistema operacional, visite o site com frequência!