Muitas vezes, pode acontecer de você ter gigabytes e mais gigabytes de espaço em disco ocupados por programas, arquivos e “lixo”. Coisas que você, muitas vezes, nem sabe o que são e/ou onde estão.

Em determinados momentos, até, caso você utilize um SSD pequeno (um de 120GB, por exempl0), pode ocorrer do Windows avisar que há pouco espaço em disco para a execução de tarefas as mais básicas possíveis.

HD Externo

Pois bem, antes que você entre em desespero, gostaria de te apresentar um software totalmente gratuito, o qual é capaz de exibir, de forma bastante agradável e intuitiva, o que está ocupando espaço em seus drives. E, talvez o mais importante: onde está tal elemento possivelmente causador de problemas.

O SpaceSniffer

O SpaceSniffer é um programa totalmente gratuito, desenvolvido por um italiano chamado Umberto Uderzo. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil e pequena (cerca de 2 megabytes).

O aplicativo, além disso, não é instalável: ao baixar o pacote do site do desenvolvedor, você obtém um executável, após a descompactação, e pode então rodá-lo à partir de qualquer local, até mesmo à partir de um pendrive.

O SpaceSniffer exibe, de forma extremamente fácil de se entender, quais são os maiores diretórios em seu HD, em seu SSD, em seu HD externo, etc. Em qualquer disco que porventura exista em seu computador, digamos.

SpaceSniffer

Tudo é feito de maneira tal a fazer com que o usuário entenda onde estão os maiores “problemas”, ou seja, onde estão os maiores arquivos e/ou programas, incluindo seus respectivos nomes.

SpaceSnifferComo você pode observar na imagem acima, tudo é exibido na forma de “quadrados”. Cada um desses blocos representa um diretório, e tão logo vamos clicamos em cada um deles, vamos subsequente e sucessivamente acessando seus respectivos subdiretórios. E assim por diante.

Botões na barra de ferramentas do SpaceSniffer permitem que o usuário “volte”, acessando diretórios/caminhos anteriores: é como fazer o caminho de volta, digamos, até o ponto de onde você partiu.

Além disso, existem botões para a exibição de blocos/pastas com mais ou menos detalhes, e um botão especialmente dedicado a exibir o espaço livre, o qual é mostrado na cor verde.

Vale lembrar que o SpaceSniffer conta com visualização e atualização em tempo real: você perceberá muito rapidamente que ele altera as diversas visualizações com bastante frequência, conforme o sistema operacional e programas nele instalados trabalham.

Além disso, ele também exibe em tempo real operações tais como, por exemplo, eliminação de pastas, programas e arquivos temporários, dentre outros elementos.

Vale ressaltar que tão logo iniciado, o SpaceSniffer exibe o conteúdo da raiz, ou seja, no caso do Windows, do drive C:\. À partir daí, é possível navegar pelo software e pelos diretórios facilmente, pois cada bloco/pasta é sempre exibido com seu respectivo tamanho, e novos acessos são feitos de maneira tal a deixar que o usuário perceba que permanece dentro do mesmo diretório/bloco/quadrado.

Também é possível configurar, nas opções do programa, o tamanho e a forma geométrica dos blocos, além de cores e estilos de animação.

Então você já sabe: quando quiser saber exatamente quais são os maiores diretórios em seu HD externo, em seu HDD normal, ou até mesmo em seu SSD, utilize o SpaceSniffer, o qual pode ser baixado gratuitamente através deste link.