Acontece muitas vezes: você contrata um plano de internet e a operadora não fornece a velocidade garantida no contrato. Nestes casos pode entrar em cena, então, um Speed Test, como este que acabo de disponibilizar aqui no MarcosTadeu.com (um “velocímetro”).

O Speed Test (velocímetro) em questão pode ser acessado através de nossa barra de navegação, acima (Speed Test (Velocímetro) ), ou então através deste link, direto.

De qualquer forma, segue abaixo o mesmo teste, para sua comodidade. Aproveite e teste sua velocidade agora mesmo:

Como o Speed Test funciona?

O Speed Test que estamos disponibilizando aqui no site é oferecido gentilmente pela nPerf, empresa francesa focada em telecomunicações.

O sistema utiliza um algoritmo proprietário da empresa, o qual permite também a medição de todos os tipos de conexões: ADSL, VDSL, cabo, fibra ótica, satélite, wifi, wimax, celular, etc.

A nPerf conta com uma grande rede de servidores totalmente dedicados e otimizados, a fim de entregar a taxa de bits baixada e carregada. O sistema também mede a latência de sua conexão, vale ressaltar.

O que é latência?

Digamos que latência tem a ver com “distância”. Quanto mais distante um servidor estiver de você, mais tempo os pacotes de dados demorarão para ir e vir, simplificando.

E o velocímetro da nPerf mede perfeitamente a latência de sua conexão com a internet, pois conta com servidores localizados em diversas partes do mundo, incluindo no Brasil.

Speed Test - Velocímetro

O Speed Test (velocímetro) da nPerf mede perfeitamente a latência, indicando o tempo gasto, em milissegundos, para que um pacote de dados vá de sua máquina até os servidores da nPerf e então retorne.

Note que, quanto menor o valor de latência, melhor. Principalmente se você joga, por exemplo (jogadores de FPSs online sabem muito bem disso).

Importante

Antes de realizar o teste, pare qualquer download que porventura esteja fazendo. Isto é importante, para que você possa medir a velocidade de internet que adquiriu junto ao seu provedor.

Além disso, é importante também certificar-se de que apenas seu computador está conectado no modem. Assim você evita qualquer tipo de interferência oriunda de outros equipamentos, incluindo consoles de videogame, por exemplo.

Aproveite!