Alguns dias atrás publiquei um artigo a respeito do TinyJPG, serviço/ferramenta online capaz de comprimir e otimizar imagens de forma extremamente rápida.

O TinyJPG permite que webmasters, designers e desenvolvedores, por exemplo, otimizem suas imagens nos formatos JPG e PNG sem quaisquer complicações.

E o melhor de tudo: o serviço, além de gratuito, utiliza um algoritmo que fornece resultados praticamente indistinguíveis dos originais. Ou seja, trata-se de uma verdadeira “mão na roda”.

Photoshop

Uma “mão na roda” para quem está em busca, por exemplo, de uma ótima ferramenta para economizar espaço em disco em servidores web, ou até mesmo largura de banda.

Plugin para Photoshop do TinyJPG

E se você utiliza o Photoshop, saiba que o TinyJPG oferece um prático plugin para o editor gráfico da Adobe, o qual é extremamente simples de usar e introduz, digamos, todo o poder da ferramenta no software instalado em sua máquina local.

A Voormedia, criadora do TinyJPG (e do TinyPNG), muito gentilmente me cedeu uma cópia do plugin, o qual é bastante interessante, além de fornecer resultados espantosos.

Cheguei a obter, com ele, economias de até 50% no que tange ao tamanho das imagens sendo manipuladas. O plugin para Photoshop do TinyJPG, além disso, permite o redimensionamento das imagens.

Você pode, por exemplo, optar por um dos seguintes percentuais: 50%, 33,33% e 25%. Há também o percentual 100%, obviamente, caso você não deseje redimensionar a imagem em questão.

O plugin também permite a conversão de arquivos de imagem, de JPG para PNG ou vice-versa. Ele é verdadeiramente bastante prático, além de extremamente simples de se utilizar.

Instalando o plugin

Instalar o plugin é bastante simples. Primeiro de tudo, é preciso adquiri-lo, por US$ 65,00, no site do TinyJPG (estão disponíveis versões para Windows e Mac).

Feito isto, você obterá dois arquivos: “TinyPNG-JPG-v2.5c.exe”, que é o instalador do plugin, e “TinyPNG-JPG.license”, que é a sua licença de uso (tudo isto dependerá da versão do plugin no momento da sua compra, é claro). Baixe-os.

Primeiro de tudo, rode o executável supracitado, para a devida instalação. A seguir, localize o diretório de plugins do seu Photoshop, e copie para dentro dele o arquivo “TinyPNG-JPG.license” (sem aspas, claro).

Dependendo da versão do seu Windows, o diretório de plugins do seu Adobe Photoshop poder ser, por exemplo:

C:\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop 2020\Plug-ins

Ou seja, copie para dentro da pasta acima o arquivo de licença citado acima. É bastante simples. Feito isto, o plugin está pronto para ser utilizado no software de edição gráfica da Adobe.

Usando o plugin para Photoshop do TinyJPG

Utilizá-lo é também bastante simples. Em seu Photoshop, abra a imagem que deseja comprimir/otimizar. A seguir, vá em “Arquivo ==> Exportar ==> TinyPNG and TinyJPG”:

Photoshop - Plugin TinyJPG

Clique para ampliar

A seguir, você irá se deparar com a janela abaixo, a qual é a única e “user-friendly” tela do plugin:

Photoshop - Plugin TinyJPG

Repare no seguinte: a imagem que estou redimensionando acima possui o tamanho de 1072 x 942 pixels. Trata-se de uma captura de tela do site do TinyJPG, feita através do Snagit.

Ela “pesava” 340KB, e após a otimização pelo plugin do Photoshop acima mencionado, seu tamanho caiu para cerca de 150KB, e sem perdas no tocante à qualidade:

TinyJPG

Clique para ampliar

Finalizando

O plugin para Photoshop da Voormedia / TinyJPG / TinyPNG é uma excelente pedida para webdesigners e profissionais ligados, de alguma forma, a áreas similares.

Rápido, prático e poderoso, ele é capaz de otimizar imagens num piscar de olhos. Apenas senti falta de uma opção para, digamos, otimizar imagens em lotes.

Vou dar esta sugestão à desenvolvedora. Quem sabe não vemos algo do tipo em uma próxima versão do plugin?