Todos sabemos que para um melhor e mais rápido carregamento de nossos websites, é preciso otimizar nossas imagens. É preciso comprimi-las, digamos. E é justamente aí que pode entrar em cena uma ferramenta como o TinyJPG (site oficial).

Por que comprimir imagens para uso em sites?

Sendo aqui bastante sucinto: para aumentar a velocidade de carregamento do website. Para fazer com que as páginas respondam de maneira mais rápida, reduzindo o tempo de espera para o visitante.

Comprimindo/otimizando suas imagens, sejam elas em JPG ou em PNG, você também faz com que seu site se torne mais “amistoso” aos “olhos” do Google, o maior mecanismo de buscas do mundo, e isto impactará em diversos elementos ligados a SEO (Search Engine Optimization).

Velocidade

Resumindo: imagens otimizadas são extremamente benéficas para qualquer website, e você deve sempre ter o máximo de cuidado em relação a este quesito, no momento do desenvolvimento e/ou da manutenção de qualquer “sítio” na web.

O TinyJPG

O TinyJPG é um serviço / ferramenta online totalmente gratuito. Desenvolvida pela empresa holandesa Voormedia, a ferramenta é capaz de reduzir drasticamente o tamanho de imagens nos formatos JPG e PNG.

CompressãoUtilizo o serviço há vários anos, e até hoje não consegui encontrar uma ferramenta tão interessante, rápida, confiável, e com tão alto padrão de qualidade. Isto além de totalmente gratuita, é claro.

Utilizar o TinyJPG é muito fácil: basta acessar o site do serviço ( https://tinyjpg.com/ ) e realizar o upload da(s) imagem(ns) que você deseja comprimir/otimizar.

É possível carregar simultaneamente até 20 imagens diferentes, em lote, sendo que cada uma delas pode ter até 5MB.

Os resultados são extremamente satisfatórios: não pense que, devido ao fato das imagens estarem sendo otimizadas, comprimidas, você perderá qualidade. Não!

O TinyJPG trabalha de maneira tal a manter um altíssimo nível de qualidade nos resultados, e ao final do processo, o site ainda exibe o total em megabytes (ou kilobytes) que você economizou.

Ou seja, o total em megabytes/kilobytes que você deixou de ocupar no seu servidor, por exemplo. O total de dados que você deixou de “exigir” que seus visitantes baixassem, enquanto acessando as páginas do seu site.

E, também, vale lembrar que imagens otimizadas em um website resultam em um menor gasto de bandwidth, o que é algo extremamente saudável.

Como o TinyJPG funciona?

Cada imagem enviada aos servidores do TinyJPG é individualmente analisada, para que sejam então nela aplicados os melhores parâmetros de codificação.

São levados em consideração elementos como cores, texturas, padrões, iluminação, etc. O sistema do TinyJPG considera tudo isto, e então cria uma nova imagem, comprimida, com um resultado que é equiparável à imagem original.

Metadados, aliás, são removidos: fique alerta, portanto, você que trabalha com fotografia – tais dados serão removidos da imagem, pois eles não são necessários em nenhum website.

Veja a imagem abaixo: perceba que o TinyJPG informa o percentual de compressão individual, o total economizado (em KB ou em MB), e também permite que cada imagem seja baixada individualmente.

Entretanto, você pode clicar no botão “Download all”, para baixar um pacote “zipado” com todas as imagens já otimizadas, ou então usar o botão “Save to dropbox”, para enviá-las para sua conta no serviço de armazenamento em nuvem:

TinyJPG

Plugin para WordPress

A ferramenta online gratuita também conta com um plugin gratuito para WordPress, o qual pode até mesmo otimizar imagens automaticamente, no background.

O plugin, entretanto, pode também otimizar as imagens apenas durante o upload, caso o usuário opte por tal opção. Isto para evitar qualquer tipo de problema com outros plugins relacionados a imagens porventura instalados.

O plugin para WordPress do TinyJPG está disponível gratuitamente no WordPress.org.

Plugin para Photoshop

O TinyJPG também possui um plugin para Photoshop, o qual pode facilitar bastante a vida de quem trabalha com o editor de imagens da Adobe.

Este plugin, entretanto, não é gratuito: ele custa US$ 65,00. Mas tal valor é pago uma única vez, e aí, o plugin será seu para sempre, digamos.

Developer API

Desenvolvedores também podem solicitar acesso à API do TinyJPG, para a devida integração com seus servidores e websites.

Estão disponíveis bibliotecas para as seguintes linguagens: Ruby, PHP, Node.js, Python, Java e .NET .

Finalizando

O TinyJPG é uma excelente alternativa para qualquer webmaster que deseja manter websites rápidos e com belas imagens.

Além disso, a ferramenta online é bastante rápida e oferece um nível de compressão espantoso – você se espantará, diversas vezes, ao utilizá-la e perceber que a imagem comprimida possui qualidade altíssima, sendo algo praticamente indistinguível da original (sem compressão).

Dê uma conferida no site/serviço. Compare-o com tantos outros disponíveis por aí, e se desejar, deixe seus comentários por aqui.