Já publiquei alguns artigos a respeito do compressor/otimizador de imagens tinyJPG / tinyPNG (site oficial), o qual consegue muitas vezes reduzir o tamanho de imagens nos formatos JPG e PNG em até 50%.

O serviço gratuito conta também com um prático plugin para o Photoshop, além de scripts para o editor gráfico da Adobe que permitem a compressão de imagens em lote.

O aplicativo gratuito tinyPNG.App

Existe também um aplicativo gratuito que pode ser instalado localmente, em seu PC, o qual trabalha em conjunto com o serviço do tinyPNG. Trata-se do software tinyPNG.App, desenvolvido pela Between Elements.

O pequeno programa conta com versões para Windows, Mac e Linux, e fornece, digamos, uma interface gráfica local para a utilização dos serviços/servidores do tinyJPG/tinyPNG.

Aplicativo

Digamos que o software tinyPNG.App, ou tinyPNGApp, evita que você tenha de abrir seu navegador web diversas vezes, a fim de acessar o site do tinyJPG para então utilizar o serviço de otimização de imagens.

O aplicativo é totalmente gratuito e pode ser baixado através deste link. Ele não conta com um instalador, e assim sendo, você pode executá-lo até mesmo à partir de um pendrive, por exemplo.

O pequeno e sensacional software da Between Elements pode ser utilizado livremente. Porém, se você acessar o link acima, irá constatar que existem duas versões do mesmo.

A versão free, totalmente gratuita para uso, a qual permite que você arraste e solte (drag and drop) arquivos de imagens nos formatos JPG ou PNG para sua interface, para a posterior compressão, e uma versão paga/Pro.

tinyPNG.App Pro

A versão paga, ou Pro, do tinyPNG.App, pode ser adquirida por $19.99 AUD, e ela vai bem além do que é oferecido por sua versão gratuita. Digamos que a versão gratuita do aplicativo oferece os recursos padrão do tinyPNG.

tinyPNG.App

Ela permite que você arraste e solte um ou vários arquivos de uma vez só em sua interface, na área demarcada, para que os mesmos sejam então otimizados. Tudo isto, veja bem, em sua máquina local. Em seu próprio computador, sem a necessidade de abrir seu browser.

Já a versão paga, ou Pro, conta com dois recursos extras muito bacanas. Em primeiro lugar, temos o recurso “Overwite Original”, ou “Sobrescrever Original”.

Com tal recurso ativo, o tinyPNG.App Pro otimiza as imagens e automaticamente substitui as imagens originais, não otimizadas, pelas novas versões, otimizadas.

Obs: se você não ativar tal recurso, uma versão do arquivo de imagem contendo a palavra “tinified” será então criada, e a imagem original será mantida.

tinyPNG.App

Outro recurso interessante e bastante útil do tinyPNG.App Pro é o “Watch Folder”. Ele funciona da seguinte maneira:

Você pode especificar uma determinada pasta, e o programa irá, então, à partir daí, “observá-la”, de maneira tal que quaisquer novas imagens adicionadas à mesma serão otimizadas/comprimidas. Automaticamente.

Vale também a pena destacar que a função trabalha de forma recursiva, ou seja, pastas e subpastas serão averiguadas sempre em busca de novos arquivos de imagem nos formatos suportados.

Obs: vale lembrar que para utilizar o aplicativo supracitado, seja em sua versão grátis, seja em sua versão paga, você deve antes de qualquer coisa obter sua API key gratuita do TinyPNG, através deste link.

Finalizando

O tinyPNG.App, seja em sua versão gratuita, seja em sua versão Pro, é uma excelente ferramenta de trabalho para quem lida com imagens diariamente.

A versão Pro/paga, aliás, fornece mais poder ao usuário, permitindo que ele automatize uma parte do trabalho e também reduza o tempo gasto em futuras renomeações de arquivos.

A versão paga, além disso, conta com suporte a linha de comando (CLI – Command Line Interface), e você pode obter maiores informações através deste link.

Ou seja, as funções do software podem ser ainda mais estendidas, inclusive através da criação e utilização de scripts os mais diversos.

Gostei bastante, e recomendo!