Atualmente, muitas pessoas utilizam placas de vídeo. GPUs. Seja Nvidia ou AMD, uma enorme parcela de usuários de computadores pessoais possui uma delas instaladas em seus computadores.

Uma placa de vídeo é utilizada, principalmente, para jogos. Para games. E para funcionar, ela precisa de um driver instalado no sistema operacional, como o Windows, por exemplo.

O que é um driver?

Basicamente, um driver é um software, um programa de computador, desenvolvido para que o hardware em questão, no caso a placa de vídeo, transmita ao sistema operacional as instruções necessárias para seu funcionamento.

Trata-se de uma espécie de tradutor, digamos, e com as placas de vídeo da Nvidia não seria diferente: as Nvidia GeForce precisam de um driver instalado, para que possam funcionar a contento.

Espaço em disco desnecessário

Acontece que usuários de placas de vídeo Nvidia GeForce podem acabar, com o tempo, com muito “lixo” em seus computadores.

SSD

Com arquivos e pastas desnecessários, ocupando espaço em disco que poderia ser utilizado plenamente para outras finalidades. Uma falha do programa/driver? Um bug no instalador?

Não sei dizer ao certo, mas sei que o problema acontece frequentemente (sou usuário de placas Nvidia há muitos anos).

Com o tempo, megabytes e mais megabytes (podendo chegar a até alguns gigabytes) vão sendo acumulados, e se você utilizar, por exemplo, um SSD pequeno como disco principal (digamos, de 120GB), o problema pode ser um tanto quanto complicado.

Liberando espaço em disco ocupado por arquivos “lixo” da Nvidia

Felizmente, é possível liberar espaço em disco apagando arquivos e pastas desnecessários da Nvidia, arquivos estes criados quando da instalação dos drivers, os quais são atualizados com bastante frequência.

Para isto, siga os procedimentos abaixo:

1) No seu computador com Windows instalado, acesse a pasta “Program Files” (por exemplo, C:\Program Files).

Obs: alternativamente, pressione a tecla “Windows”, em seu teclado, seguido da letra “R” (Win + R), e digite o comando abaixo:

%programfiles%

Você obterá, então, uma janela semelhante à abaixo (Explorador de Arquivos do Windows):

Windows Explorer

2) Observe na imagem a cima a pasta “NVIDIA Corporation“. Clique duas vezes nela, para abri-la, e você obterá acesso então ao seguinte conteúdo:

Windows Explorer

3) Clique agora duas vezes na pasta “Installer2“, conforme imagem acima, e você se deparará com uma tela semelhante à abaixo:

Windows Explorer

4) Repare que existem diversas pastas dentro da “Installer2”. Tudo isto é lixo, arquivos e pastas desnecessários, criados pelos instaladores dos drivers das placas de vídeo da Nvidia.

Você pode tranquilamente apagar todas as pastas dentro de “Installer” (veja na imagem acima), sem qualquer problema.

Obs: caso seja exibida uma mensagem solicitando permissões de administrador, confirme. Pode confiar!

5) E lembre-se de repetir os procedimentos acima de tempos em tempos, para evitar quaisquer possíveis transtornos relacionados a falta de espaço em disco.