Esta situação acontece com bastante frequência: usuários passam por determinados problemas em seus computadores e após alguns momentos de desespero, contratam um técnico ou partem eles mesmos para a formatação.

Tudo bem: formatar um PC e reinstalar o Windows não é uma tarefa muito complicada. Pelo menos para muitos de nós, acostumados a lidar com tais equipamentos e sistemas operacionais em nosso cotidiano.

Formatar PC

Mas para grande parte dos usuários, formatar um computador e reinstalar o Windows, por exemplo, é algo bastante complicado. Isto quando não chato. Porque, ter de reinstalar, novamente, todos os softwares antes instalados, pode representar muitas vezes uma tarefa hercúlea.

Aquele editor gráfico que você tanto gosta, aquele aplicativo para compressão de arquivos, aquele editor de textos ou suíte de escritórios, aquele pequeno e desconhecido utilitário: você já passou por isso alguma vez?

Muito provavelmente sim, e os problemas que acabaram levando à formatação podem ser vários, desde aplicativos problemáticos que causaram erros diversos no sistema operacional até vírus, os quais podem ter acabado “passando batido” pelo seu antivírus.

O problema pode ser ainda pior caso você não tenha backup de seus preciosos arquivos, tais como, por exemplo, fotografias, vídeos, documentos, etc. Aliás, através deste link você pode conferir algumas boas soluções de backup.

Software

Voltando ao assunto deste artigo, porém, digamos que você precise formatar seu computador e reinstalar o sistema operacional. Em nosso caso, o Windows, muito provavelmente, o Windows 10.

Logo em seguida, muito provavelmente, feita a conexão com a internet, você irá então baixar e instalar todos os aplicativos que você utiliza. Programas para as mais diversas rotinas.

É algo bastante chato, não? Acessar website após website, baixar instalador após instalador, e ir executando um após um. Isto é ainda pior caso você, como eu, tenha muitos aplicativos instalados em seu PC.

Justamente nestes casos pode entrar em cena a ferramenta que apresentarei abaixo.

Reinstale seus programas com o Ninite

O Ninite é uma ferramenta online, na verdade. Uma espécie de “criador de pacotes de instalação”. Ele pode ser utilizado não apenas em casos de formatações, mas também em casos de novos PCs ou notebooks.

Ele permite que você escolha, através de uma ampla lista, uma série de aplicativos. O Ninite é uma verdadeira “mão na roda”, pois cria um único executável para a instalação de diversos programas.

O site/ferramenta online mantém todos os aplicativos atualizados em seu banco de dados e repositório, o que garante que você baixará e instalará um pacote contendo as versões mais recentes de seus softwares preferidos.

O Ninite conta com diversas opções, incluindo compressores de arquivos como o WinRar, navegadores de internet como o Mozilla Firefox e o Google Chrome, e apps de mensagens como Skype, Zoom e Discord.

O Ninite cria um único instalador, o qual contém todos os softwares que você selecionar em seu website, conforme imagem abaixo:

Ninite

Clique para ampliar

 

Uma ferramenta e tanto

Repare na quantidade de softwares úteis que o Ninite possui. Temos até mesmo o famoso Steam, o rei dos jogos eletrônicos para PC, além de gerenciadores de senha como o Keepass, por exemplo (porém, recomendo firmemente o Roboform).

Isto sem falar, é claro, em ferramentas para acesso remoto, como o TeamViewer, desinstaladores, como o Revo Uninstaller, softwares gráficos, como o opensource GIMP, e suítes para escritório, como o LibreOffice.

É possível, com o Ninite, “vestir” quase que completamente seu PC, após a formatação e a reinstalação do Windows, e repare que, caso você seja um desenvolvedor, é possível também encontrar, dentro da categoria “Developer Tools”, o Python 3, o cliente SSH PuTTY, o Visual Studio, e muito mais.

E é tudo bastante simples: selecionados os programas desejados, o Ninite se prepara então para gerar um instalador, após você clicar no botão “Get your Ninite”.

Feito isto, você baixará um arquivo executável, e rodando-o, será possível instalar todos os aplicativos previamente escolhidos. A ferramenta realizará o download de todos no “background”, e você não terá que se preocupar com mais nada.

Tudo será baixado e instalado, sem qualquer dificuldade, sem qualquer empecilho. Desde que você possua uma conexão com a internet, é claro.

Finalizando

Utilize o Ninite logo após formatar seu Windows. É muito provável que pelo menos uma parte dos aplicativos que você utiliza no dia a dia seja coberta pela ferramenta.

Ou, então, é provável que alternativas gratuitas/opensource estejam presentes, como é o caso do 7-Zip, do LibreOffice, do Discord e do GIMP, por exemplo.

Clique no botão abaixo para acessar o site do Ninite e criar o seu pacote:

Acesse o Ninite