Se você algum dia já desejou criar seu próprio game, então já deve ter se deparado com engines, ou motores, complicados e mais voltados a quem pretende, mesmo, colocar a mão lá no fundo da massa: Unreal Engine, Unity, CryEngine, etc.

Não se engane: criar um jogo eletrônico é uma tarefa bastante complexa, a qual envolve uma série de “disciplinas”, digamos. Trata-se de uma tarefa que envolve conhecimentos que muitas vezes podem estar além do seu alcance ou necessidades no momento, quem sabe.

Pixel Game Maker MV!

Programação, desenho, animação, game design, etc, etc: são tantas as áreas e necessidades, além de profissionais, necessários, que muitas vezes nos perguntamos como desenvolvedores independentes tais como, por exemplo, Jonathan Blow, conseguiram criar jogos tão criativos e interessantes, como por exemplo The Witness e Braid.

Bem, mas existem algumas alternativas extremamente interessantes para o desenvolvedor solo. Para você, leitor, que deseja entrar na área com pouco conhecimento, muita vontade, e orçamento apertado.

Pixel Game Maker MV!

Conheça o Pixel Game Maker MV

O Pixel Game Maker MV é uma espécie de engine capaz de gerar games para computador com grande facilidade. Ele é mais voltado a games de ação, a jogos estilo plataforma, a jogos em 2D com gráficos no estilo pixel art, etc.

O melhor de tudo é que ele já conta com diversos “assets” necessários à criação, como por exemplo “tiles”, animações e objetos os mais diversos. Ele também permite que o aspirante a desenvolvedor interaja com a física do jogo, vale lembrar.

O Pixel Game Maker MV é desenvolvido pela japonesa Kadokawa Corporation, e dispensa o uso de linguagens de programação na hora do desenvolvimento de jogos. Entretanto, ele também permite que o criador trabalhe com JavaScript, caso conheça a linguagem de programação e deseje ir além daquilo que o software oferece.

Pixel Game Maker MV!

O programa conta com interface em inglês, japonês e chinês

O programa trabalha com a criação de “cenas”, as quais funcionar como espécies de “estágios”, ou “níveis”, de um jogo. Tais cenas, então, podem ser interligadas, de maneira tal a formar um game completo. Todo o processo, aliás, vale ressaltar, ocorre de maneira totalmente visual, sem a necessidade de mexer em linhas de código e coisas do tipo.

Trata-se de um sistema de “scripting” totalmente visual, vale ressaltar. Vale também ressaltar que todos os jogos criados com o Pixel Game Maker MV podem ser distribuídos livres do pagamento de quaisquer royalties: ou seja, você pode dar e vender suas criações. Livremente.

O Pixel Game Maker MV também permite a criação de jogos multiplayer (localmente), e permite a importação de “assets” que você porventura possua e/ou tenha criado, como por exemplo personagens, elementos de cenários, etc.

Pixel Game Maker MV!

O programa para criação de games da Kadokawa Corporation estava em “Acesso Antecipado” (Early Access) no Steam, e foi lançado finalmente, em sua versão 1.0, no último dia 19 de Setembro.

Ele custa atualmente R$ 104,29 (com um desconto de 30% que vai até o próximo dia 03 de Outubro), e você também pode adquiri-lo diretamente através do widget abaixo. Ele conta com um tutorial básico, e também com um manual (em inglês) no site oficial.

É possível lidar, com o Pixel Game Maker MV, com toda a parte gráfica e sonora de um jogo eletrônico para PC, e você também pode, como já dito acima, utilizar JavaScript para expandir as funcionalidades de seu projeto, indo além daquilo que o programa oferece em seu modo de operação, digamos, “normal”, ou “visual”.

Pixel Game Maker MV!

É possível também baixar uma versão demonstrativa (válida por 30 dias) do software criador de games da Kadokawa Corporation. Para isto, vá até a página do Pixel Game Maker MV no Steam e clique no botão “Baixar demonstração”, no canto direito.

Este link lista alguns jogos desenvolvidos na ferramenta. E abaixo você pode conferir um trailer do PGMMV: