Há cerca de um mês, comprei um Teclado Arranjador modelo PSR-E463, da Yamaha. O modelo é este que você pode conferir abaixo:

Teclado Arranjador PSR-E463 da Yamaha

Vale ressaltar que comecei a tocar piano muito cedo. Creio que eu tinha entre 6 e 7 anos quando iniciei os estudos. Não cheguei a finalizar o curso, mas me viro (ou me virava) muito bem no piano. É, a falta de treino e prática fazem alguns “estragos”.

Pois bem, devido a algumas mudanças em minha vida, me vi impossibilitado de carregar comigo o meu instrumento, devido ao seu peso, ao seu tamanho, à dificuldade de transportá-lo, etc. Portanto, resolvi investir em um teclado.

O Yamaha PSR-E463

Após algumas pesquisas, decidi que o modelo ideal para mim seria o acima, um modelo de entrada da Yamaha, que custa menos de 2 mil reais. Apesar disto, porém, o Yamaha PSR-E463 não brinca em serviço, e conta com inúmeros recursos valiosíssimos, além de ser bem robusto.

Para começar, ele tem algo que eu creio que todos os iniciantes no mundo dos teclados (ou todos os que já tocaram em um piano) deveriam buscar: sensibilidade ao toque, ou “Touch Response”.

Isto significa que as teclas do instrumento reagirão conforme a pressão, conforme a força com a qual você toca: algo de extrema valia para podermos nos expressar bem enquanto tocamos.

Além disso, o PSR-E463 conta com 758 vozes com altíssima qualidade. Com vozes, aqui, quero dizer instrumentos. São 758 tipos diferentes de instrumentos e variantes. Temos, por exemplo, vários tipos de sons de piano, de sons de saxofone, de bateria, de clarinetes, de pads, de órgão, de cordas (como por exemplo guitarra, violão, etc), etc. Acredite: são muitos sons diferentes, e você facilmente se perderá enquanto navega por todos eles.

Além de tudo isto, o PSR-E463 possui 235 estilos de acompanhamentos, os quais podem ser selecionados rapidamente e transformarem radicalmente sua performance, mesmo que você esteja tocando apenas para si.

Teclado Arranjador Yamaha PSR-E463

O teclado possui 61 teclas, e aqui é justamente o ponto onde, creio, eu errei, tão acostumado eu estava com as 88 teclas tradicionais do meu piano acústico. Para ajudar, entretanto, é possível trabalhar com transposição (existem controles dedicados para tal função) e redução ou aumento de oitavas.

Ou seja, você pode ser impedido inicialmente de tocar o primeiro movimento da Sonata ao Luar (Moonlight Sonata) de Beethoven, mas com alguns rápidos ajustes, tudo fica de acordo, e você tem no teclado o “cenário perfeito” para começar a tocar.

É possível, digamos, transpor 12 semitons abaixo, e 12 semitons acima. Ou seja, temos a possibilidade de trabalhar com uma oitava à mais à esquerda do teclado e uma oitava à mais à direita do teclado.

O PSR-E463 da Yamaha também conta com um display através do qual é possível observar tudo o que está acontecendo no instrumento, incluindo vozes em uso, notas sendo tocadas (em tempo real), acordes, efeitos, acompanhamentos, etc.

Ele também possui um recurso de dual voice (duas vozes ao mesmo tempo – piano e cordas sendo tocados em uníssono, por exemplo) e polifonia de 48 vozes, isto sem falar no metrônomo integrado, o qual permite inclusive a modificação da fórmula de compasso.

Música

O PSR-E463 também conta com recursos de harmonia e arpejos, além de 10 efeitos DSP. O teclado ainda permite que, através de um dispositivo iOS, sons externos sejam capturados e então endereçados às teclas, funcionando então, à partir daí, como vozes/instrumentos “tocáveis”.

Você também pode gravar suas performances em uma unidade flash USB (pendrive) e transferir o arquivo resultante para seu computador, compartilhando-o, então, através de qualquer meio possível.

Configurações favoritas do usuário podem ser facilmente armazenadas através de botões 4×8, e o Groove Creator conta com recursos fantásticos para quem gosta de música eletrônica.

Existem 35 grooves diferentes, além de 5 seções. Tudo pode ser facilmente modificado em tempo real, e as performances geralmente ficam muito bacanas. O PSR-E463 também conta com entrada dedicada para sustain pedal, vale ressaltar.

Enfim, trata-se de um teclado extremamente bonito, cheio de recursos e que vem acompanhado de um suporte para partituras e manual totalmente em português.

Fique agora com um trailer do Yamaha PSR-E463:

 

Adquirindo seu teclado através do link acima, você ajuda imensamente o MarcosTadeu.com. Não custa nada para você, e eu ganho um dinheiro que certamente será muitíssimo bem vindo para a manutenção do site.