Se você toca algum instrumento ou em algum momento de sua vida sentiu vontade de compor alguma coisa, por mínima que seja, já deve ter se deparado com os famosos cadernos musicais, com as pautas musicais impressas para que você possa então ali escrever sua música.

Pois bem, que tal transferir todo esse tedioso processo para o computador? Com o MuseScore isto é possível, de forma totalmente gratuita, aliás. O software, aliás, é open source, e pode ser baixado livremente através deste link.

Um programa para composição cheio de recursos

Existem vários programas no mercado para notação e composição musical, mas a grande parte deles é paga (Sibelius First, Notion, etc). E o MuseScore é capaz de “brigar” com todos estes “gigantes”, vale ressaltar, de igual para igual.

MuseScore

O programa, que atualmente se encontra em sua versão 3, encontra-se também totalmente localizado em português do Brasil. Ele permite inclusive a geração de arquivos .wav, .mp3, .mid, e .ogg, para que você possa ouvir suas composições em outros programas/locais, e também permite a impressão das partituras que você criar, nos formatos PDF, PNG e SVG.

O MuseScore também conta com um piano roll, e através dele o processo de composição pode ficar ainda mais simplificado, principalmente para quem possui dúvidas e/ou não se sente muito confortável em trabalhar diretamente no pentagrama musical.

Porém, vale ressaltar que o som do instrumento em questão é ouvido tão logo você posiciona uma nota na pauta, seja ela uma mínima, uma  semínima ou uma semibreve, o que ajuda bastante. O MuseScore também adiciona pausas automaticamente, contando o tempo contínuamente e dependendo do valor das notas que você insere em cada compasso.

MuseScore

O aplicativo também é capaz de importar fontes de som externas, e não se limita apenas ao MIDI do emulador wavetable do PC. Ele também conta com ferramentas de mixing, além de alguns efeitos, como por exemplo reverb.

O MuseScore permite a escrita de música para diversos instrumentos, incluindo piano, violão, etc. Ele também conta com uma prática toolbar lateral, através da qual é possível escolher e inserir nas pautas e compassos diversos elementos musicais, tais como, por exemplo, acidentes, articulações, indicações de andamento, informações para repetições, barras de ligação, etc.

O software open source também é capaz de se conectar a VSTis (Virtual Studio Technology Instruments) externos, e aceita perfeitamente biblioteca de samples.

É importante destacar que você pode perfeitamente encontrar bibliotecas de samples gratuitas na internet (você também pode adquirir, obviamente), e isto também ajuda a fazer com que seja possível criar verdadeiras e elaboradas composições no MuseScore.

MuseScore

Transposição, divisão de compassos, e até mesmo formatação da partitura de maneira tal a inserir o nome da peça, o nome do compositor e quaisquer outras informações que você porventura julgue necessárias: tudo isto faz parte do pacote gratuito oferecido pelo MuseScore.

Uma plataforma online dedicada a partituras

Vale lembrar que o MuseScore também faz parte de uma plataforma online totalmente dedicada a partituras e composição. Lá, você pode baixar partituras e realizar o upload das suas.

Vale ressaltar, entretanto, que enquanto o software MuseScore é totalmente gratuito e livre, a plataforma não é. Ela possui limitações no plano grátis, como por exemplo no que diz respeito aos uploads e também ao espaço disponível para armazenamento.

MuseScore

Além disso, para baixar partituras, também é preciso ser assinante do plano Pro da plataforma. Ele custa US$ 49,00 por ano, o que dá algo em torno de 200 Reais. Se dividirmos este valor por 12, chegamos à quantia de R$ 16,67 por mês, o que não é nada pesado, não é? Principalmente para quem trabalha com música, tocando em barzinhos, em casas noturnas, etc.

A plataforma é paga, como eu disse acima. No entanto, o software para composição e notação, o MuseScore, é totalmente gratuito. O link para download está nos primeiros parágrafos. Ah, e vale lembrar que também estão disponíveis aplicativos para dispositivos Android e iOS.