Se você adquiriu algum dos dispositivos da Amazon com suporte à assistente virtual Alexa, como por exemplo as caixas de som inteligentes Echo Dot e Echo Show 5, e esperava poder navegar na internet logo que a Alexa te desse as boas vindas, bem, você vai ter que aguardar um pouco.

Apesar dos navegadores Firefox e Silk virem previamente instalados de fábrica, as skills necessárias para que ambos funcionem ainda não foram disponibilizadas. Portanto, não adianta dizer: “Alexa, abra o Firefox”: ela não entenderá o comando de voz.

Mas ainda assim, ambos os dispositivos são muito interessantes, e em contato com a Amazon, fui informado de que as skills necessárias para que os dois browsers funcionem no Echo Show 5 serão liberadas ao longo das próximas semanas.

Echo de terceira geração

Bem, no meu caso, recebi um Echo Show 5, e com ele é possível ouvir músicas (Deezer, Spotify, Amazon Music), ouvir notícias de grandes sites, como por exemplo Tecnoblog e Canaltech, ouvir piadas (sim, a Alexa conta piadas), integrar sua conta do Google e utilizar sua agenda normalmente, e por aí vai.

Também é possível, por exemplo, solicitar um carro através do Uber, ou pedir comida através do iFood. Isto sem falar nas centenas de skills já disponíveis, de sites e serviços os mais diversos, como por exemplo Estadão, UOL, etc, além de jogos diversos, previsão do tempo, alarmes, lembretes, e muito mais.

É apenas questão de tempo para que a Alexa no Brasil tenha suporte ao Firefox (e também ao navegador Silk).

O Echo Show 5, assim como o Echo Dot, conta com a Alexa totalmente em português do Brasil, vale ressaltar, e é possível até mesmo pedir para que ela aumente ou abaixe o volume da música, veja só.

A pequena caixa de som/rádio relógio com tela sensível ao toque (Echo Show 5), além disso, pode ser pareada com um celular, através de Bluetooth, e assim reproduzir qualquer música nele existente.

Aliás, aguarde por uma análise/review completa do Eco Show 5 aqui no MarcosTadeu.com. Em breve.