Estamos vivendo em tempos bastante negros. Tristes. Soturnos. Quantos George Floyd existem por aí? Quantos Bolsonaros existem mundo afora? Por que o fascismo resolveu ultimamente “dar as caras” de forma tão ferrenha?

É fácil encontrarmos respostas, talvez, mas isto não vem ao caso agora. Além disso tudo, temos a terrível pandemia causada pelo novo Coronavírus, tirando vidas aos milhares, espalhando o caos e o medo pelo mundo todo.

Bem, mas existem sempre iniciativas e pessoas que resolvem fazer a diferença. Que resolvem tomar a dianteira e fazer aquilo que outros não fizeram. É o caso, por exemplo, da plataforma de games independentes itch.io.

Bundle for Racial Justice and Equality

A plataforma criou, alguns dias atrás, o Bundle for Racial Justice and Equality (site oficial), ou “Pacote para Justiça Racial e Igualdade”. Tal pacote oferece mais de 1500 jogos eletrônicos (para PC), por meros 5 dólares.

Ou seja, com cerca de 25 Reais, você obtém acesso a uma biblioteca com mais de 1500 games, dos mais variados gêneros e desenvolvidos por mais de 1200 pessoas.

O melhor de tudo é que adquirindo o Bundle for Racial Justice and Equality, você ajuda em causas sociais. Isto mesmo. Todo o dinheiro arrecadado pelo itch.io vai para duas organizações norte-americanas:

  • NAACP Legal Defense and Educational Fund;
  • Community Bail Fund;

Ambas as organizações acima lutam contra o racismo, em prol da igualdade racial. Obviamente seria necessário muito, muito tempo para jogar os mais de 1500 games oferecidos por apenas 5 dólares no Bundle for Racial Justice and Equality.

Entretanto, interprete como uma doação. Como se você estivesse doando em prol de causas humanitárias, afinal de contas, todos conhecemos muito bem os horrores que estão acontecendo atualmente. Aliás, infelizmente, nada disto é novo no mundo.

Números, jogos e algumas considerações

Bem, e o Bundle for Racial Justice and Equality já arrecadou quase 5 milhões de dólares, veja só que bacana. Vale também a pena ressaltar que ele começou com metas mais baixas.

A meta de 2 milhões de dólares foi batida em pouco tempo, sendo que a meta anterior, a inicial, foi batida em menos de 24 horas. E eu não digo nada se agora, ao atingir os 5 milhões, uma nova meta não for proposta.

Números

E que tipos de jogos você terá, ao fazer sua contribuição? Bem, você terá jogos de diversos tipos, desde plataformas, até quebra-cabeças, passando por terror, exploração, e até mesmo engines para desenvolvimento.

Existem até mesmo, no Bundle for Racial Justice and Equality, pacotes com “assets” para o desenvolvimento de jogos, totalmente livres para utilização comercial.

Dentre os títulos presentes no pacote, podemos destacar, por exemplo (isto citando de forma extremamente resumida), Oxenfree, Minit, o brasileiro Dreaming Sarah, Overland e Gunhouse.

São muitos indie games legais pra caramba. Dê uma olhada (link acima), faça sua contribuição: 25 Reais não pagam nem uma pizza, hoje em dia. Mas corra, só restam 4 dias!