O Amazfit Bip é um smartwatch, ou relógio inteligente. Ele conta com recursos que vão além de exibir as horas, e portanto, é um gadget interessantíssimo para geeks, curiosos e pessoas interessadas em tecnologia em geral.

Ele é também extremamente útil aos praticantes de atividades físicas, aos interessados em levar uma “vida fitness”, etc. O relógio, além disso, custa bem menos do que você imagina.

Fabricado pela Huami, submarca da chinesa Xiaomi especializada em dispositivos wearables, o Amazfit Bip pode ser considerado, a princípio, como um modelo de entrada no mundo dos relógios inteligentes. Como uma primeira opção de compra para os usuários que querem adquirir um smartwatch gastando pouco. Mas nem por isso ele deixa de ser interessante – muito pelo contrário.

Características do Xiaomi Amazfit Bip

O relógio custa algo em torno de 350 Reais, e pode ser adquirido inclusive através da Amazon.com.br. Temos aqui um dispositivo “vestível” com um excelente custo-benefício, diga-se de passagem, o qual é claramente inspirado no Apple Watch, cuja nova geração, aliás, foi anunciada alguns dias atrás.

Bem, o Xiaomi Huami Amazfit Bip conta com recursos sensacionais, capazes de agradar a uma ampla gama de usuários, além de pesar apenas 32 gramas (incluindo a pulseira). Seu corpo é todo em polímero policarbonato, e sua pulseira é feita de silicone.

Aliás, é também possível adquirir novas pulseiras, facilmente. Existem inclusive pulseiras metálicas, como esta, por exemplo, com fecho magnético.

Smartwatch Xiaomi Huami Amazfit Bip

O Amazfit Bip

O dispositivo, além disso, conta com uma tela colorida e reflexiva de 1,28 polegadas, a qual permanece ligada o tempo todo (always-on display). Tal tela conta com proteção Gorilla Glass, e é acesa (desde que o usuário assim configure) sempre que o portador do smartwatch levantar seu pulso. Ela também conta com proteção IP68, sendo resistente à água e à poeira.

Obs: todas as informações exibidas na tela do dispositivo, entretanto, são perfeitamente visíveis durante o dia, mesmo sob sol forte, e mesmo que a iluminação automática esteja desativada (tal recurso é bastante útil à noite, entretanto). E, pode acreditar: a visibilidade proporcionada pelo Bip é fantástica.

O Amazfit Bip é compatível tanto com iOS quanto com Android, e oferece suporte a Bluetooth 4.0, além de contar com uma bateria de 190mAh, a qual garante, segundo a fabricante, até 45 (quarenta e cinco) dias de uso contínuo (falarei mais a respeito disto abaixo).

SmartWatch Amazfit Bip - WatchFace

WatchFace que estou usando agora

O gadget também conta com sensor de batimentos cardíacos, GPS, acelerômetro de três eixos, Glonass e sensor geomagnético (o dispositivo possui bússola integrada). Tudo isto o torna independente de um smartphone na hora de registrar as atividades físicas, por exemplo (basta a posterior sincronização com o aplicativo Mi Fit ou outros desenvolvidos por terceiros – mais informações relacionadas abaixo).

Na caixa do smartwatch, vem também um acessório para carregamento do mesmo: o carregamento pode ser feito através da porta USB de qualquer computador, e uma carga completa, de 0 a 100%, leva algo em torno de 2,5 horas.

Funções do Amazfit Bip

O relógio inteligente da Xiaomi/Huami conta com diversas funções úteis para o dia a dia do usuário. Sua tela sensível ao toque permanece travada até que o usuário pressione o botão existente em sua lateral direita.

À partir daí, é possível obter acesso a uma série de funções, deslizando o dedo para a esquerda, para cima, para baixo, ou para a direita, dependendo do caso (a tela é bastante sensível ao toque, é importante destacar).

É possível, por exemplo, acompanhar o número de passos dados durante o dia (esta contagem é zerada diariamente – porém o aplicativo Mi Fit mantém um histórico de tais dados), e também a frequência cardíaca, além da distância percorrida até o presente momento, no dia em questão; isto sem falar na quantidade de calorias queimadas, obviamente.

Há também uma opção totalmente dedicada aos usuários interessados na prática de atividades esportivas/fitness. Através daí, é possível registrar (e posteriormente obter dados extremamente precisos através do aplicativo Mi Fit ou outros) atividades como corrida ao ar livre, esteira, ciclismo, caminhada, etc.

Smartwatch Xiaomi Huami Amazfit Bip

Também é possível obter a previsão do tempo, através do Amazfit Bip, além de ativar ou desativar alarmes (configurados através do app para iOS ou Android). O smartwatch também possui cronômetro e bússola, vale ressaltar.

Agora, um dos recursos mais bacanas do Amazfit Bip está ligado às notificações. Ele exibe, na tela, notificações de aplicativos instalados no seu smartphone. Por exemplo, digamos que você esteja com o celular em modo silencioso e/ou em cima da mesa, e não percebe que chegou uma mensagem no WhatsApp: o relógio vibrará em seu pulso, tão logo isto acontecer, e inclusive apresentará uma prévia da mensagem.

O mesmo vale para emails, Facebook, Messenger, SMSs, chamadas recebidas (inclusive exibindo o nome de quem está chamando, desde que você utilize o aplicativo Notify & Fitness for Amazfit – Android), etc.

Obs: sem o Notify & Fitness for Amazfit, o relógio ainda vibra e permite que você recuse a ligação diretamente nele, é importante ressaltar. Aliás, o relógio também conta com uma função que alerta você no caso de chamadas ou mensagens perdidas – ele vibra levemente no seu pulso, várias vezes.

Smartwatch Amazfit Bip - App Mi Fit

Interface do Mi Fit

Mas, eis aqui um “problema” com o qual os usuários do sistema iOS terão de lidar, caso optem por adquirir um Amazfit Bip: não existe uma versão do Notify & Fitness for Amazfit para iOS, pelo menos por enquanto.

Já o Mi Fit, o aplicativo oficial da Xiaomi/Huami, está disponível tanto para Android quanto para iOS, é importante destacar. E ele é bastante completo, diga-se de passagem. Você pode perfeitamente, também, dispensar o Notify & Fitness e ficar apenas com o Mi Fit.

Logo de início no Mi Fit, é necessário “parear” o smartwatch com o aplicativo/smartphone: o processo é simples e rápido, fique tranquilo.

À partir daí, você obtém acesso a uma série de funções muito bacanas. Por exemplo, é possível definir se o Amazfit Bip deverá vibrar assim que uma chamada chegar, e também é possível configurar diversos lembretes, os quais serão exibidos na tela do relógio na data e hora especificadas; também é possível configurar alarmes, vale lembrar.

Em “Alertas de apps”, no Mi Fit, é possível escolher quais aplicativos enviarão alertas para a tela do relógio inteligente (com as respectivas vibrações em seu pulso).

Por exemplo: Steam, WhatsApp, Messenger, Agenda, Amazon Kindle, Gmail, SMS, Nubank, Telefone, etc (digo isto com base em meu próprio uso, em meu dia a dia com o gadget).

Infelizmente, o Amazfit Bit não permite que chamadas sejam atendidas (apenas é possível recusá-las), nem tampouco permite o controle de players de música no celular: para isto é necessário investir um pouco mais, em smartwatches mais “parrudos” (e consequentemente mais caros).

Voltando ao Mi Fit em conjunto com o Amazfit Bip, vale ressaltar que o aplicativo “recebe” todas as informações do relógio inteligente, e inclusive é capaz de monitorar o sono do usuário.

Obs: é importante ressaltar que o Mi Fit está totalmente traduzido para o português do Brasil, bem como a interface do Amazfit Bip (através de atualização enviada no primeiro sincronismo entre o relógio e o aplicativo). O mesmo vale para o app Notify & Fitness.

É possível também ativar o recurso DND (Do Not Disturb) no relógio, assim que você se deitar, optando pelos modos “manual” ou “automático” (o relógio inicia o monitoramento assim que você adormece), e no dia seguinte obter um relatório completo, no Mi Fit, a respeito de sua qualidade de sono, incluindo número de horas de sono leve, número de horas de sono pesado, e número de horas acordado (dentre outros dados).

Tudo isto, aliás, fica registrado no app, e você pode inclusive consultar dias anteriores, conferindo também informações relacionadas à reduções no número de horas de sono profundo, a ter ou não acordado mais cedo em determinados dias, etc.

Informações relacionadas à sua frequência cardíaca também ficam registradas no Mi Fit (tudo enviado/sincronizado via Amazfit Bip). Aqui é possível consultar, por exemplo, a evolução, digamos, dos batimentos cardíacos, hora a hora, incluindo informações relacionadas a esforços, aquecimentos, períodos de relaxamento, etc.

Para os usuários interessados em atividades esportivas/fitness, é possível obter no Mi Fit dados relacionados à quantidade de passos, diariamente, bem como quilômetros andados/caminhados.

Isto sem falar na informação relacionada ao gasto de calorias e às metas que você pode especificar no aplicativo: perceba que, ambos, Amazfit Bip e Mi Fit, trabalham em conjunto, compartilhando informações (o relógio inclusive avisa quando é desconectado do seu smartphone, incluindo uma leve vibração em seu pulso).

Vale também lembrar que, devido ao GPS embutido no relógio, você obtém no aplicativo a rota exata de suas caminhadas ou passeios de bicicleta, inclusive com detalhes a respeito da distância total percorrida, da quantidade de litros de gasolina economizados, de quantas calorias foram queimadas, do número de passos dados, etc. É muito bacana. Vale lembrar também que o Amazfit Bip conta com medidor de pressão atmosférica e altitude.

Obs: e não se preocupe – apesar da imagem do Mi Fit acima estar em inglês, o aplicativo encontra-se totalmente traduzido para o português do Brasil.

SmartWatch Amazfit Bip - WatchFaces

Algumas WatchFaces no Mi Fit

WatchFaces / Mostradores

Não pense você que é preciso ficar limitado aos mostradores padrão instalados de fábrica pela Xiaomi. Existem diversos aplicativos e sites específicos para baixar mostradores (mais conhecidos como WatchFaces) para o Amazfit Bip.

O próprio aplicativo Mi Fit conta com algumas WatchFaces diferentes da padrão, as quais podem ser instaladas facilmente. Mas existem dezenas de milhares de WatchFaces espalhadas internet afora, inclusive através de práticos aplicativos. Em um outro artigo falarei mais a respeito de WatchFaces.

WatchFaces, além disso, vão além da beleza. Muitas delas (e acredite, existem milhares e milhares, disponíveis gratuitamente) apresentam na tela do relógio dados como batimentos cardíacos, calorias queimadas durante o dia, número de passos dados, dias da semana e do mês, previsão do tempo, etc. Ou seja, trata-se também de uma forma de fazer com que você não “perca tempo” acessando tais funções no relógio ou no Mi Fit.

Duração da bateria

A Xiaomi/Huami promete que a bateria dura até 45 dias. Isto, entretanto, é uma espécie de “pegadinha”: o relógio só durará este tempo todo se você o utilizar, bem, como um simples relógio.

Sem utilizar GPS, sem monitorar seu sono, sem rastrear atividades físicas, caminhadas, etc. Até mesmo o uso e a troca constante de WatchFaces/Mostradores afeta a autonomia da bateria, portanto, não se engane.

Porém, venhamos e convenhamos: você não vai comprar um smartwatch para utilizá-lo apenas como um simples e mero “relógio de luxo”, não é? Pois bem, aqui vão algumas informações com base em meu uso diário.

Utilizo tudo o que tenho direito, digamos. GPS, monitoramento do sono, e também troco constantemente de WatchFace. Isto sem falar na previsão do tempo, nos constantes levantamentos do pulso (principalmente à noite), os quais resultam no acendimento da tela (lembrando mais uma vez que a tela do Bip é “always-on”), no monitoramento de caminhadas e esteira, etc.

Pois bem, com tudo isso, a bateria dura, para mim, cerca de 11 dias, período de tempo que considero bastante longo, até, dado o meu padrão de uso. Lembrando, aliás, que o meu Bip permanece ligado 24 horas por dia, até mesmo porque o utilizo para o monitoramento do sono.

Finalizando

Se você está em busca de um smartwatch repleto de recursos, bonito, leve e com excelente custo-benefício, opte pelo Amazfit Bip sem medo. Através deste link você pode acessar o site oficial do gadget (em inglês), o qual conta com alguns dados também muito interessantes.