O Ashampoo UnInstaller 9 é, digamos, um “programa desinstalador de programas”, de forma um pouco similar ao Revo Uninstaller Pro.

O software desenvolvido pela alemã Ashampoo é, também, uma solução extremamente completa, com um diferencial, entretanto: a Ashampoo não trabalha com o modelo de assinatura, como a VS REVO GROUP.

Você pode adquirir o Ashampoo UnInstaller 9 por menos de R$ 70,00 e utilizá-lo sem limites, pelo tempo que bem desejar. Obviamente, novas versões serão lançadas ao longo do tempo, e você terá então a opção de realizar o upgrade ou não.

Sobre o Ashampoo UnInstaller 9

O aplicativo encontra-se localizado em mais de 25 idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil. Sua interface é extremamente bonita, além de contar com informações extremamente úteis na tela principal.

Ashampoo UnInstaller 9

O produto, além disso, é capaz de monitorar, caso o usuário deseje (repare na tela acima) e em tempo real, toda e qualquer instalação de software no sistema.

Assim sendo, ele terá em “mãos” informações muito mais aprofundadas a respeito do que fazer quando chegar o momento de desinstalar qualquer aplicativo.

Desinstalar qualquer programa através da versão 9 do desinstalador da Ashampoo é extremamente fácil. O aplicativo utiliza inicialmente o desinstalador próprio do aplicativo em questão (caso exista).

Mas ele também faz uma limpeza profunda no tocante a arquivos e pastas extras, além de entradas no registro: itens quase sempre esquecidos pelos desenvolvedores.

Durante todo o processo, o usuário é guiado através de um prático wizard, e o Ashampoo UnInstaller 9 ainda é capaz, por exemplo, se você desejar, de criar um ponto de restauração do Windows, antes da desinstalação:

Ashampoo UnInstaller 9

Desinstalando programas com o Ashampoo UnInstaller 9

A principal vantagem de utilizarmos um software como este está relacionada ao fato de que o produto alvo é totalmente removido de nosso sistema operacional, algo que geralmente não ocorre caso sejam utilizados os desinstaladores padrão.

O programa da Ashampoo é inclusive capaz de listar e desinstalar todas as apps do Windows 10, sem qualquer problema, através de um menu especialmente dedicado a tal função.

Ashampoo UnInstaller 9

Repare, na imagem acima, que o Ashampoo UnInstaller 9 lista todos os programas instalados no Windows, em ordem alfabética.

Obs: isto além de informar, é claro, seus respectivos tamanhos (em MB ou em GB), bem como as datas de instalação.

Para desinstalar qualquer programa através do aplicativo da Ashampoo, basta localizá-lo na lista, selecioná-lo e então clicar em “Desinstalar”.

É possível também marcar o checkbox “Executar limpeza adicional em profundidade” (confira na segunda imagem, acima), para que quaisquer “rastros” sejam eliminados do registro.

Obs: e também no que tange a pastas e arquivos deixados para trás pelo desinstalador default.

Ao final da desinstalação, um sumário é exibido, e é inclusive possível conferir um arquivo de log, contendo, se for o caso, até mesmo as entradas no registro removidas, com toda segurança:

Ashampoo UnInstaller 9

Recursos adicionais

O software é bastante completo e rápido, e conta com inúmeros recursos adicionais, aliás, além de sempre informar ao usuário o que está sendo feito no momento, com total clareza.

O Ashampoo UnInstaller 9, além disso, conta com o recurso “Instalar”: basta você selecionar ou arrastar para a janela em questão qualquer executável instalador, e ele monitorará, então, todo o processo.

Ashampoo UnInstaller 9

Isto é extremamente interessante, pois assim o programa capturará todos os “passos” do instalador. Todos os arquivos e pastas criados. Todas as entradas no registro criadas ou modificadas.

O aplicativo da Ashampoo irá, realmente, acompanhar o processo de instalação na íntegra, de maneira tal que seja possível, quando de uma eventual e futura desinstalação, a remoção total do software em questão.

Ashampoo UnInstaller 9

Além disso, o programa da Ashampoo conta com um completo desinstalador de aplicativos do Windows, capaz de removê-los sem quaisquer problemas e/ou dificuldades:

Ashampoo UnInstaller 9

O processo funciona de forma quase idêntica à desinstalação de um programa, digamos, “normal”.

Obs: e você também é notificado a respeito do espaço que foi liberado em disco.

Quer remover plugins de navegadores de forma prática, ágil e segura? Basta utilizar o menu “Plugins” do Ashampoo UnInstaller 9 (veja imagem acima).

O produto é capaz de remover, por exemplo, extensões e plugins dos navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, Microsoft Edge e Opera.

Ferramentas

O software da Ashampoo também conta com diversas ferramentas extras e extremamente úteis, acessíveis através do menu, bem, “Ferramentas”.

Aqui, temos ferramentas para limpeza de drives, otimização do registro do Windows, limpeza de cache e cookies de navegadores diversos, etc.

Ashampoo UnInstaller 9

O módulo também conta com uma prática ferramenta para determinar o que deve ou não ser iniciado juntamente com o Windows (muito mais amigável, digamos, do que o msconfig).

E como se não bastassem tantos utilitários bacanas, o programa da desenvolvedora alemã possui um gerenciador de serviços integrado, veja só.

Finalizando

O Ashampoo UnInstaller 9 é uma prática, rápida e extremamente eficiente ferramenta para a remoção total e segura de softwares instalados em seu PC Windows.

Além disso, o aplicativo vem recheado de utilitários e ferramentas extras, todos eles bastante úteis no dia a dia de quem utiliza um computador com Windows.

O produto custa R$ 68,26 no site da própria Ashampoo (com um desconto temporário), e adquirindo-o, você pode utiliza-lo sem qualquer limite de tempo.

O programa roda no Windows 7, no Windows 8 e no Windows 10. Eu recomendo bastante!

Transparência: acima existem links de afiliados. Nada muda para você, os preços permanecem os mesmos, e o MarcosTadeu.com recebe uma pequena comissão.