Lançado durante o mês passado, o Ashampoo WinOptimizer 18, desenvolvido pela empresa alemã Ashampoo Development GmbH & Co. KG, é uma completa suíte para reparação, otimização e obtenção de informações diversas sobre o seu Windows.

Rápido, simples de usar e com interface totalmente localizada em português do Brasil, o software é capaz de corrigir muitos dos problemas existentes no dia a dia dos usuários do sistema operacional Windows.

Os problemas

O Windows, geralmente, mesmo o Windows 10, não é um sistema operacional tão, digamos, estável, como o Linux ou o Mac, por exemplo.

Problemas os mais diversos podem acontecer durante sua utilização, incluindo entradas no registro desnecessárias (deixadas por programas que foram desinstalados, por exemplo), rastros em navegadores, problemas nos discos, etc.

Problema

Existem também problemas relacionados a arquivos desnecessários, como por exemplo aqueles que foram deixados para trás única e exclusivamente porque seus desinstaladores “deles se esqueceram”.

Uma falha dos desenvolvedores? Talvez. Mas o fato é que isto acaba prejudicando bastante o usuário, uma vez que o sistema operacional pode começar a ficar lento e/ou com pouco espaço em disco.

E se você utiliza, por exemplo, um SSD (algo extremamente recomendável) de apenas 120 GB como seu drive primário, com o sistema operacional nele instalado, “arrumar” espaço em disco pode acabar se transformando em uma verdadeira dor de cabeça.

Isto sem falar nos tais problemas no registro, como por exemplo entradas duplicadas, “entradas fantasma”, etc. Tudo isto pode acabar fazendo com que o computador fique lento ou então apresente erros os mais diversos.

Erros que podem muitas vezes comprometer até mesmo o funcionamento do próprio computador em si, e em alguns casos, até mesmo fazer com que ele reinicie sozinho, “do nada” (ou então trave).

Obs: se você deseja desinstalar aplicativos do seu Windows com segurança e completamente, dê uma olhada neste programa desinstalador.

Ashampoo WinOptimizer 18O Ashampoo WinOptimizer 18

Em relação ao Ashampoo WinOptimizer 18, a desenvolvedora não trabalha com modelo de negócios sob assinatura. Você paga uma única vez, e pode utilizar o programa sem restrições à partir daí.

Obviamente, novas versões são lançadas de tempos em tempos (anualmente, por exemplo), e nestes casos, existem sempre descontos nos respectivos upgrades.

O programa custa atualmente R$ 89,99, e você pode utilizá-lo em até 10 máquinas. Também é possível testá-lo gratuitamente, durante 30 dias, com todas as funcionalidades totalmente ativas.

O Ashampoo WinOptimizer 18 é um verdadeiro canivete suíço para máquinas Windows; ele roda à partir do Windows 7 (até o 10).

Vale também lembrar que estamos aqui falando a respeito de um produto desenvolvido por uma empresa que conta com mais de 20 milhões de usuários no mundo todo.

Uma empresa, aliás, que possui grande apreço pelo usuário / cliente brasileiro, sempre com páginas/websites e aplicativos localizados em português do Brasil.

Ashampoo WinOptimizer 18

O WinOptimizer 18 é capaz também de rastrear e eliminar vestígios deixados nos navegadores web utilizados pelo usuário, além das já supracitadas funcionalidades relativas ao registro do Windows.

Além disso, o programa pode detectar qualquer tipo de serviço desnecessário que porventura esteja rodando, serviço este, por exemplo, que pode ser até mesmo capaz de atrasar a inicialização do sistema.

Ashampoo WinOptimizer 18

E se você é um daqueles usuários mais “medrosos”, digamos, não se preocupe: o software faz um backup de tudo, antes de realizar qualquer modificação no sistema operacional, e você pode restaurar tais backups à qualquer momento, através de sua própria interface.

Modo automático

O novo programa de otimização da Ashampoo também conta com um modo automático, que funciona em tempo real, o qual, tão logo ativado pelo usuário, é capaz de eliminar arquivos temporários e arquivos relativos às sessões em navegadores, tão logo os mesmos são fechados.

O modo automático do Ashampoo WinOptimizer 18 também conta com um módulo capaz de acelerar consideravelmente o sistema, aumentando a velocidade de carregamento dos aplicativos e encerrando automaticamente novos e potencialmente prejudiciais processos.

O modo automático também possui um modo “gamer“: trata-se do “Game Booster”, o qual finaliza todos os processos não necessários para o funcionamento do jogo e do OS, e os reinicia tão logo o game é fechado.

Outros módulos e recursos

O otimizador da Ashampoo conta com um completo desfragmentador de disco, além de um “Otimizador 1-Clique”: ferramenta esta que executa rapidamente uma otimização no sistema em questão, mediante parâmetros pré-definidos.

Ashampoo WinOptimizer 18

Além disso, o programa possui uma ferramenta de benchmarking, para discos e também para o sistema como um todo.

Através do software, também é possível conferirmos tudo o que é inicializado juntamente com o Windows, sendo então possível efetuarmos a devida análise e desativar ou não o que for julgado desnecessário.

Obs: uma ótima forma, por exemplo, de tornar desnecessário o uso do msconfig.

Ashampoo WinOptimizer 18

Informações do sistema? Para que utilizar programas como por exemplo HWiNFO e CPUID, se o Ashampoo WinOptimizer 18 também pode te fornecer detalhes completos a respeito do seu hardware?

Detalhes a respeito do processador, da placa-mãe, memórias, portas, drives, rede, energia, etc: tudo isto, e muito mais, faz parte do pacote entregue pela Ashampoo através deste software muito mais do que bacana.

Ashampoo WinOptimizer 18

Até mesmo um relatório pode ser gerado, em HTML, para fácil visualização de todos os detalhes, veja bem.

Algumas considerações finais

O Ashampoo WinOptimizer 18 é um verdadeiro canivete suíço no que diz respeito à otimização e à correção de problemas em computadores Windows.

Confira abaixo todos os  recursos do programa, para uma melhor compreensão do valor intrínseco ao pacote em si:

Ashampoo WinOptimizer 18

Além disso, o software da Ashampoo conta com funções e recursos adicionais, tais como, por exemplo, “modo gamer”, desfragmentador de disco, rastreamento dos “comedores de recursos”, e verificação de erros em discos.

A Ashampoo sempre desenvolve produtos com altíssima qualidade, e com o Ashampoo WinOptimizer 18 não foi diferente. Aliás, o programa vem melhorando ano após ano, recebendo sempre novidades bastante interessantes.

Mal posso esperar pela versão 19 do Ashampoo WinOptimizer. Mas esta, certamente, só será lançada em 2021. Vamos aguardar.

Transparência: acima existem links de afiliados. Nada muda para você, os preços permanecem os mesmos, e o MarcosTadeu.com recebe uma pequena comissão.