O Avira Prime é a solução mais robusta desenvolvida e mantida pela Avira Operations GmbH & Co, empresa criada em 1986 pelo engenheiro elétrico Tjark Auerbach em conjunto com um parceiro de negócios.

A empresa foi inicialmente chamada de H+BEDV Datentechnik, e desde então só cresceu, com o posterior desenvolvimento da solução antivírus “AntiVir”, uma das pioneiras na área.

O Avira Prime

O Avira Prime é a solução de segurança mais completa da desenvolvedora alemã. Trata-se de um software extremamente leve, além disso: você mal perceberá sua presença no computador.

Isto é: depende bastante do caso. O Avira Prime conta com um recurso que mede o tempo de inicialização do sistema, e pode avisar o usuário, nestes casos, alertando a respeito de medidas que podem ser tomadas para minimizar este tempo.

O produto, além disso, possui uma ampla gama de recursos e módulos embutidos, os quais são extremamente úteis em nosso dia a dia.

Por exemplo, o Avira Prime possui um painel inicial que oferece ao usuário um panorama geral a respeito da “saúde” de seu PC:

Avira Prime

À partir daí, podemos conferir se a máquina em questão está segura, e também qual é o status de várias das proteções constantes na solução, como por exemplo “proteção em tempo real”, “proteção contra ransomware”, etc.

Obs: também é possível, à partir de tal tela inicial, iniciar uma varredura rápida no computador, a qual irá focar nos “pontos” principais do sistema.

Versão gratuita

É importante mencionar que também existe uma versão totalmente gratuita do Avira, a qual conta inclusive com um gerenciador de senhas embutido (assim como o Avira Prime), além de atualizações totalmente grátis.

Tal versão pode ser baixada através deste link.

Escaneamento/Varredura

Quando verificando qualquer drive/disco em seu computador, o Avira Prime, carregado na memória RAM ocupa cerca de 350 MB.

Além disso, ele permite que você continue trabalhando numa boa, sem experimentar qualquer lentidão, pois como eu disse acima, o programa é realmente bastante leve e descomplicado, além de contar com interface totalmente localizada em pt-BR.

Em meus testes, ao executar uma varredura completa em um SSD contendo cerca de 90GB de dados, o programa levou mais de três horas para completar o processo.

Um tempo bastante longo, em minha opinião, principalmente se levarmos em consideração que estamos falando a respeito de um volume relativamente baixo de dados, e a respeito também de uma unidade SSD.

Avira Prime - Varredura

Este foi um fator negativo que notei no produto da software house alemã, infelizmente. Nos testes que executei com o Emsisoft Anti-Malware Home e com o Avast Premium Security, obtive tempos bem menores, e no mesmo SSD.

Vale ressaltar, entretanto, que também estão disponíveis as ferramentas para “varredura rápida” e “varredura personalizada”, caso você deseje minimizar o tempo de escaneamento e/ou focar em determinadas áreas do seu sistema.

Firewall

O Avira Prime, bem como sua versão gratuita (ou qualquer outra edição do produto), não possui um firewall. O software inicializa e gerencia o firewall do Windows, o que, em minha opinião, é um problema.

Sabemos que outras soluções de segurança, como o já citado Avast, além do Kaspersky, por exemplo, possuem seus próprios e dedicados firewalls, muito mais robustos e confiáveis do que o firewall do Windows.

Portanto, fica aqui outro ponto negativo do Avira Prime, a ser levado em consideração no momento da compra. Mas lembre-se: o produto possui muitos pontos positivos, conforme você verá ao longo deste review.

Proteções

O Avira Prime protege o computador, por exemplo, contra vírus, contra ataques de phishing, e também contra ransomwares, sendo que existe um módulo especialmente dedicado a este último tipo de malware.

Ele também conta com uma proteção anti-spam, e previne que o usuário entre em sites maliciosos na web, os quais possam conter algum tipo de script potencialmente perigoso ao computador.

Além disso, o programa conta com um sistema de proteção na nuvem (cloud), o qual trabalha de forma um tanto quanto similar àquele visto no Kaspersky.

Avira Prime

Ou seja, trata-se de uma espécie de rede que funciona para analisar arquivos suspeitos. Qualquer arquivo/atividade suspeito encontrado em seu computador mas ainda não coberto pela assinatura de vírus atual, é enviado para a nuvem da empresa.

Assim, a Avira pode então analisar a possível e/ou hipotética ameaça e então lançar as atualizações adequadas. Bastante prático e interessante. Ah, sim, o software trabalha em tempo real, como qualquer bom antivírus.

Avira Prime

Além de tudo isto, o Avira Prime conta com um log de atividades, onde são listados todos os eventos detectados pelo aplicativo, desde detecções de vírus, até atualizações de softwares, passando por inicializações do sistema operacional e atualizações do banco de dados de assinaturas de vírus.

VPN

Além do Avira Free Security Suite para Windows, a Avira mantém o Avira Internet Security Suite e o produto a respeito do qual comento neste review, o Avira Prime.

O Prime é a solução mais completa, mais robusta, digamos, da empresa alemã. Trata-se de uma espécie de “pacote” bastante completo e cheio de recursos e programas, os quais vão além de um “mero” antivírus tradicional.

Avira Prime

Temos no Avira Prime, por exemplo, a presença de uma VPN completíssima e extremamente user-friendly. Tal VPN, aliás, não conta com quaisquer limitações de banda, ou seja, você pode usar e abusar, à vontade (trata-se de Phantom VPN Pro).

Software Updater

Além disso, o software conta com um atualizador de programas bastante interessante. Tal módulo está sempre verificando a máquina, em busca dos aplicativos instalados e de possíveis atualizações para os mesmos.

Avira Software Updater

Trata-se de uma excelente forma de ficar sempre em dia em relação aos programas e suas atualizações, e assim até mesmo evitar qualquer bug e/ou brecha que possa prejudicar sua segurança.

O Software Updater da Avira, além disso, também permite a realização de uma varredura em busca de atualizações para drivers: acredite, é bastante útil.

Avira System Speedup Pro

O Avira System Speedup Pro é um programa mais ou menos semelhante ao antigo TuneUP Utilities (o qual foi adquirido pela AVG).

Trata-se um módulo que é capaz de acelerar a inicialização do sistema operacional, além de eliminar “lixo”, itens desnecessários no mesmo.

Avira System SpeedUp Pro

Ele é capaz de limpar o PC com bastante segurança, eliminando arquivos de cache desnecessários, lixo da internet, arquivos temporários, etc.

Obs: o módulo também é capaz de liberar espaço na memória RAM, vale ressaltar, além de limpar entradas desnecessárias no registro do Windows.

Avira System Speedup Pro

O Avira System Speedup Pro, incluso no Avira Prime, além disso, possui ferramentas para otimizar a inicialização do sistema operacional, para gerenciar o uso de energia, e também para a realização de backups.

Outros módulos

É importante destacar que a solução também conta com outros módulos interessantes e extremamente úteis. É o caso, por exemplo, do gerenciador de senhas, o Password Manager.

Através de tal produto, você pode armazenar e gerar senhas confiáveis e seguras, além de fazer login automático em sites. O Password Manager também permite que o usuário trabalhe com autenticação de dois fatores (Two-Factor Authentication), além de trabalhar com criptografia de alto nível.

Hoje em dia, é extremamente importante utilizar um gerenciador de senha, o qual trabalha com uma única senha mestre (definida pelo usuário), para então fornecer acesso ao banco de dados de passwords. Tudo, vale lembrar mais uma vez, armazenado com criptografia de nível bancário.

Avira Prime

Ainda temos no Avira Prime, por exemplo, um mecanismo de busca totalmente seguro (SafeSearch Plus), o SafeShopping, que bloqueia automaticamente sites infectados (é instalado nos navegadores), e o Browser Safety, para maior segurança durante a navegação.

Já o HomeGuard, analisa sua rede e identifica potenciais perigos na mesma. Ele permite que você descubra todos os dispositivos conectados à mesma, e então tome as medidas cabíveis.

Finalizando

O Avira Prime custa R$ 228,99, e a licença é válida por um ano (para até 5 dispositivos, incluindo Windows, Mac, iOS e Android).

O produto é extremamente robusto, apesar da ausência de um firewall dedicado, e vem acompanhado de uma série de extras extremamente úteis e interessantes, além de valiosos, como por exemplo o gerenciador de senhas (lembre-se do Roboform, por exemplo).

Vale também a pena lembrar de outras versões do Avira, como a gratuita (supracitada), e a Internet Security Suite, a qual custa R$ 102,99 e é válida para um equipamento.

De qualquer forma, gostei bastante do Avira Prime: o produto é realmente uma excelente opção quando se trata de soluções de segurança cibernética.

Transparência: este review não contém links de afiliados.