A Bitdefender é uma empresa romena fundada em 2001 por Florin Talpeș, e dentre suas soluções de segurança, temos, por exemplo, a completa suíte Bitdefender Total Security 2020.

O pacote pode ser adquirido diretamente no site da empresa, por R$ 130,00 (licença válida por um ano – desconto de 50%), e sua versão mais básica pode proteger até 05 (cinco) dispositivos, incluindo dispositivos Android e iOS (além de computadores).

Sobre o Bitdefender Total Security 2020

A suíte é completa e robusta, além de consumir pouquíssimos recursos do sistema no qual se encontra instalada. Você nem perceberá que o programa está rodando, a menos que ele entre em ação barrando a tentativa de atuação de algum malware, por exemplo.

Bitdefender Total Security 2020 - Tela inicial

O Bitdefender Total Security 2020, quando em execução em um PC, possui diversos serviços em execução, todos eles passíveis de verificação através do gerenciador de tarefas.

Todos, aliás, não chegam a ocupar nem 400MB na RAM, o que é pouquíssimo, hoje em dia, tendo em vista a larga evolução de computadores desktop e notebooks, os quais muitas vezes atingem os 16 ou 32GB de memória RAM (ou mais).

Obs: claro, os valores acima podem variar, para mais ou para menos, dependendo da situação.

Bitdefender

Entretanto, o antivírus se comporta muitíssimo bem também em máquinas menos “parrudas”. Testei-o também em um PC com apenas 4GB de memória RAM, e sua performance foi também exemplar.

Aliás, vale também a pena destacar a rapidez do software. Por exemplo, rodando uma “análise rápida” em um SSD com cerca de 88GB de dados, o Bitdefender Total Security 2020 gastou apenas 5 minutinhos.

Isto se deve à tecnologia Bitdefender Photon, a qual é baseada em nuvem e foi criada justamente para que o programa se adeque às mais diferentes configurações de software e hardware.

Bitdefender Total Security 2020 - Análise rápida

Robustez e VPN

O aplicativo é também bastante robusto, vale destacar. Ele inclusive vai além das “meras” funções de uma suíte contra malwares, e conta com um gerenciador de senhas (como o Roboform, por exemplo).

A suíte também permite que uma senha seja definida para acesso às suas configurações, para melhor segurança, e conta com um recurso para encriptação de arquivos e pastas.

Ela também oferece aos usuários um prático “destruidor de arquivos”, através do qual torna-se impossível recuperá-los, mesmo mediante o uso de softwares especializados, como o Recuva, por exemplo.

O Bitdefender Total Security 2020 também conta com uma VPN bastante prática, limitada a 200MB de tráfego por dia. Porém, uma VPN standalone é também vendida pela empresa, com tráfego ilimitado.

Obs: tal VPN está disponível para Windows, MacOS, Android e iOS.

Bitdefender Total Security 2020 - VPN

A VPN do Bitdefender, aliás, conta com mais de 20 localizações diferentes, e todo o tráfego é criptografado, sem contar que trata-se de uma ótima maneira de manter seus dados todos privados.

Interface

A interface de usuário da versão 2020 do Bitdefender Total Security é muito bonita e clean. O produto, além disso, é extremamente amigável, fácil de usar, e permite que o usuário adicione ações rápidas à sua tela inicial.

Ações rápidas podem ser aqueles recursos que mais utilizamos, por exemplo. Por exemplo, a varredura completa do sistema, ou uma verificação de segurança na rede Wi-Fi, ou até mesmo o acesso ao SafePay, o navegador seguro do aplicativo.

Segurança em alta

O aplicativo é atualizado de hora em hora, sempre com novas assinaturas de malwares. Além disso, ele conta com recursos que permitem inclusive análises nos setores de boot da máquina.

Bitdefender Total Security 2020 - Recursos de Proteção

Ele também verifica todos os emails recebidos no computador, e no que tange a varredura, escaneamento, ele permite que o usuário o configure a seu bel-prazer; o software também fornece várias dicas e recomendações, vale lembrar.

Adware, malwares os mais diversos, ataques de phishing, tentativas de invasões e até mesmo ransomwares: tudo isto é coberto pelo Bitdefender Total Security 2020, com enorme rapidez e segurança.

O programa, além disso (e como todo bom antivírus que se preze) atua em tempo real, sempre alerta, pronto para identificar possíveis ameaças ao sistema e neutralizá-las.

Proteção contra ransomware e web

Através deste módulo, o Bitdefender é capaz de reverter criptografias realizadas em arquivos no computador em questão, a menos que o processo tenha sido executado pelo próprio usuário.

O programa também protege automaticamente as pastas mais comuns e/ou visadas, como por exemplo diretórios de documentos, de vídeos, de fotos, etc. O usuário pode também adicionar tantas pastas quanto desejar, a fim de protegê-las contra ransomwares.

Vale também a pena destacar o módulo de proteção web, o qual impede o acesso a qualquer site infectado e/ou fonte de qualquer ameaça. Ataques de phishing, por exemplo, são assim facilmente evitados.

Bitdefender Total Security 2020 - Pastas Protegidas

O Bitdefender Total Security 2020 conta com uma rede global de proteção, a qual utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina, o que garante ao usuário um nível enorme de segurança ao navegar na internet e ao utilizar internet banking, por exemplo (sem contar com o navegador da própria empresa – veja acima).

Tentativas de fraudes, aliás, são geralmente imediatamente detectadas pelo produto, e spams são imediatamente identificados como tal (nos clientes Microsoft Outlook e Thunderbird).

Obs: nunca é demais lembrar, aliás, que o Bitdefender ganhou o prêmio “Produto do Ano 2019″, no último teste realizado pelo site AV-Comparatives.

Firewall

Como qualquer boa solução de segurança, o Bitdefender Total Security 2020 também conta com um completo e poderoso firewall, ao contrário de outras soluções que testei, como por exemplo o Avira Prime e o Emsisoft Anti-Malware Home.

Bitdefender Total Security 2020 - Firewall

O firewall é bastante “inteligente”, digamos, e libera ou não libera aplicativos os mais diversos, com base no know-how da empresa a respeito do mercado.

Claro, quando algo é bloqueado, o Bitdefender avisa ao usuário, dando-lhe então o controle, o que é bastante apropriado, e lhe perguntando se deseja liberar ou não o acesso do programa em questão.

Além disso, como qualquer firewall que se preze, o do Bitdefender Total Security 2020 permite a criação de regras, trabalhando com portas, tipos de redes, protocolos (TCP, UDP, ICMP, etc) e direções (entrada, saída ou ambos).

Bitdefender Total Security 2020 - Firewall

Podemos, assim, autorizar ou não a atuação de qualquer aplicativo em nosso computador, no que tange à rede e à internet.

Obs: podemos, assim, bloquear ou liberar acessos, inclusive especificando detalhes adicionais.

O firewall, além disso, permite a customização dos endereços IPs locais e remotos, durante a criação de cada regra. Apenas é preciso um pouco de cuidado, aqui, a fim de não causarmos problemas.

Configurações e opções adicionais

Você pode configurar diversos elementos no aplicativo de segurança da Bitdefender. Por exemplo, exceções: aquele executável de sua empresa, que você tem certeza que é confiável, porém o Bitdefender insiste em tratá-lo como um vírus.

Ok, este é um famoso caso de falso positivo, e é justamente devido a isto que existem as exceções. O produto também permite o agendamento de análises, profundas ou rápidas, vale lembrar.

Ele também conta com área de quarentena, verificação em caminhos de rede (em redes compartilhadas, por exemplo), escaneamento em arquivos compactados, e proteção contra keyloggers em tempo real.

Existe também um módulo “Anti-Tracker” na suíte de segurança, o qual evita a coleta de seus dados e protege sua privacidade online, de maneira tal a evitar que você se torne, por exemplo, alvo futuro de “ataques comerciais”.

A webcam de seu notebook/laptop (ou até mesmo a de seu desktop) também é protegida pela suíte de segurança: tentativas suspeitas de acessá-la são automaticamente bloqueadas pelo aplicativo, e você tem assim sua privacidade mantida.

Obs: tal bloqueio se estende até o microfone, vale ressaltar.

Utilitários

O novo Bitdefender, em sua versão mais robusta, conta com alguns utilitários que são, a princípio, algo à parte. Trata-se de valiosos extras, digamos, os quais são capazes de ajudar bastante em nossa rotina diária.

Temos, por exemplo, um otimizador capaz de detectar arquivos desnecessários no disco, e também um otimizador de boot, o qual remove ou atrasa o “start” de aplicativos não lá muito necessários. Também temos, dentro do menu “utilitários”, uma ferramenta para limpeza de disco.

Algumas considerações finais

Considero o Bitdefender Total Security 2020 como a melhor solução de segurança que já testei aqui no MarcosTadeu.com . Melhor, aliás, do que o Avast Premium (e olha que gostei bastante deste último).

Bitdefender Total Security 2020 - Central

O produto, além disso, oferece ao usuário uma espécie de “Central Web” de informações e ações, através da qual é possível conferir quais máquinas contam com a proteção ativa, e quais não contam.

Tal central web, além disso, conta com informações detalhadas a respeito de todas as ameaças que porventura tenham sido detectadas e neutralizadas nas últimas 24 horas ou nos últimos sete dias.

Ela também permite que o usuário baixe os instaladores (desde que sua licença esteja ativa), ou então envie um link para que o aplicativo seja baixado em qualquer computador. Trata-se de algo bastante prático.

Bitdefender Total Security 2020 - Notificações

Sim, vale também lembrar que o software conta com logs detalhados a respeito de todas as suas ações, incluindo desinfecções.

Obs: tais logs também descrevem bloqueios de sites e aplicativos, vale a pena destacar.

E é também através da “Web Central” do produto que você obterá suporte para o mesmo, o qual pode ser via telefone ou e-mail.

Vale lembrar mais uma vez que o Bitdefender Total Security 2020 está temporariamente em oferta, sendo vendido com um desconto de 50% (na licença para até 5 dispositivos) – link no segundo parágrafo.

E tanto faz se você vai instalar o produto em um computador rodando Windows ou em smartphones rodando iOS ou Android.

Recomendadíssimo!