Confesso que este é o primeiro editor de vídeos / ferramenta online que testo através de um navegador web e que me surpreendeu positivamente. Muito positivamente, aliás. O FlexClip Video Maker (site oficial), ou simplesmente FlexClip, é um editor de vídeos e tanto.

O produto, desenvolvido pela empresa PearlMountain, sediada em Hong-Kong, é uma solução bastante completa e robusta, quando o assunto é criação de vídeos com facilidade e rapidez.

FlexClip Video Maker

O FlexClip, além disso, além de permitir que o usuário utilize suas próprias imagens e vídeos, disponibiliza uma biblioteca com milhões de vídeos e imagens prontos para uso, prontos para inserção em qualquer trabalho sendo executado.

FlexClip Video Maker

Aliás, você pode conferir o vídeo abaixo, o qual foi criado por mim em menos de 5 minutos, utilizando inclusive o logotipo do MarcosTadeu.com como marca d’água, imagens e vídeos do editor de vídeos online, e textos animados/dinâmicos da própria ferramenta:

Trata-se de um software online, digamos, de uma ferramenta online, repleta de recursos, poderosa e user-friendly. O FlexClip pode muito bem ser a solução ideal para usuários em busca de alternativas para softwares tais como, por exemplo, Adobe Premiere e CyberLink PowerDirector.

Guardadas as devidas ressalvas, é claro, uma vez que estamos falando aqui de um software online mais simples, digamos, focado na criação de vídeos sem a “profundidade” e a curva de aprendizado necessária, que os produtos supracitados requerem.

FlexClip Video Maker

Não que o FlexClip não seja capaz de produzir ótimos resultados – muito pelo contrário. Acontece que ele é mais focado no usuário menos experiente, o que é uma vantagem muitíssimo bem vinda, venhamos e convenhamos.

Sobre o FlexClip Video Maker

O editor de vídeos online da PearlMountain é realmente fantástico. “Brinquei” bastante com ele, utilizei vários assets disponibilizados, e também acessei, conferi e utilizei diversas de suas categorias de imagens e vídeos pré-definidas e divididas por assuntos, conforme abaixo:

  • Coronavírus;
  • Negócios;
  • Slideshow;
  • Aniversários;
  • Tecnologia,
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Animais de estimação,
  • Natureza;
  • Automotivos;
  • Dia dos Pais;
  • Etc;

Tudo no software online é bastante organizado, e o usuário terá pouquíssimas dificuldades em utilizar a ferramenta, apesar desta estar em inglês.

FlexClip Video Maker

Vale lembrar, aliás, que o FlexClip pode ser utilizado apenas através do navegador Google Chrome, e este oferece a tradução de sua interface do inglês para o português, caso seja necessário.

De qualquer forma, o produto é tão amigável, tão fácil de ser utilizado, e sua interface é tão clean, que dificilmente alguém terá dificuldades em usá-lo e produzir ótimos resultados dentro de pouco tempo.

Aliás, é possível trabalhar também com templates (também é possível iniciar a criação de um vídeo do zero, é sempre importante destacar), e ir editando imagens, vídeos e textos conforme for necessário.

Gravação de tela

Vale lembrar também que o FlexClip Video Maker grava sua tela. Ou seja, ele é capaz de gravar tudo aquilo que você faz em seu computador, gerando um vídeo em seguida. Isto se assemelha bastante àquilo que o Camtasia Studio faz, por exemplo.

De forma similar, ele também é capaz de acessar e utilizar qualquer webcam instalada/presente no sistema, para incrementar ainda mais os vídeos gerados/criados.

Obs: é possível gravar a tela inteira, apenas a aba ativa do Google Chrome, ou então apenas a janela na qual o aplicativo está sendo executado.

Criando e editando vídeos

O usuário pode armazenar seus projetos na nuvem do próprio FlexClip, e editá-los ou remodelá-los quando bem entender; é possível também, é claro, remover vídeos da conta em questão.

FlexClip Video Maker

De qualquer forma, criar um vídeo no software é algo bastante simples, principalmente se você iniciar à partir de um template, dentre os inúmeros e belíssimos disponibilizados pela PearlMountain.

Cada vídeo pode ser renderizado internamente, digamos, dentro do próprio FlexClip, e visualizado pelo usuário até o ponto em que este o editou/criou. Existe também a possibilidade de exportação direta para o Youtube.

Entretanto, esta opção encontra-se temporariamente indisponível. Segundo a empresa responsável pelo produto, eles já estão trabalhando em uma correção para o problema, e independentemente disto, toda criação realizada pode ser baixada pelo usuário e então o upload pode ser perfeitamente realizado para o Youtube.

FlexClip Video Maker

Claro, os vídeos criados com a ferramenta online podem ser utilizados não apenas no Youtube, é sempre importante destacar. Se você desejar, por exemplo, enviá-los para o Vimeo, ou então utilizá-los através de outras plataformas/meios, não existem quaisquer impedimentos.

Após a criação de um vídeo, ou durante a edição de algum previamente criado, você pode simplesmente clicar nos elementos em tela para que assistentes sejam então exibidos. É assim, por exemplo, que você pode adicionar músicas, vídeos, imagens, etc.

Obs: tudo é royalty-free, vale lembrar. Você pode criar projetos pessoais e projetos comerciais com a ferramenta.

FlexClip Video Maker

A adição de seu logotipo como marca d’água, como você pode observar no vídeo acima, também pode ser realizada sem maiores dificuldades, e é inclusive possível determinar parâmetros ligados à opacidade, ao posicionamento, ao tamanho, etc.

É possível também utilizar tanto textos estáticos quanto textos animados, sendo possível inclusive aplicar diferentes estilos a textos já adicionados ao vídeo sendo editado (as animações são automaticamente alteradas, dinamicamente).

FlexClip Video Maker

Repare que na imagem acima (compare com o vídeo logo mais acima), bastou que eu aplicasse um estilo de animação diferente a um texto já presente no vídeo para que tudo fosse atualizado. “Automagicamente”.

Obs: você pode clicar em grande parte das imagens constantes neste review para visualizá-las em tamanho maior – ampliado.

Um editor de vídeos poderoso

A interface clean e, de certa forma, até um tanto quanto minimalista, “esconde” diversos recursos poderosos. O software online trabalha com uma timeline, ou linha do tempo.

FlexClip Video Maker

Através da timeline do FlexClip, podemos visualizar apenas o storyboard em questão, ou então eliminá-lo, duplicá-lo, e até mesmo incluir diversas transições verdadeiramente muito interessantes e bonitas. Confira:

FlexClip Video Maker

Como em praticamente tudo no FlexClip, as transições também podem ser visualizadas, ou pré-visualizadas, em tempo real, bastando para isto que o usuário simplesmente passe o cursor do mouse sobre elas. Simples assim.

FlexClip Video Maker

O volume do áudio de cada clip também pode ser individualmente ajustado, e isto é muito bacana caso desejemos realizar algum efeito de fade in / fade out , por exemplo.

O produto da PearlMountain, além disso, permite que adicionemos músicas à partir de nossa própria coleção, ou então à partir da coleção da ferramenta, a qual conta com milhares de músicas à nossa disposição.

FlexClip Video Maker

Obs: músicas também podem ser ouvidas antes da inserção nos vídeos/storyboards.

Algumas considerações finais

A coleção de stock videos e stock images do FlexClip Video Maker é imensa, e vale lembrar também que tudo, tudo, pode ser visualizado antes da inserção nos trabalhos sendo executados no momento.

O programa online para edição de vídeos da PearlMountain é verdadeiramente poderoso e amigável, e conta com recursos muito mais do que suficientes para satisfazer às necessidades de grande parte dos usuários em busca de um bom editor de vídeos.

FlexClip Video Maker

Além disso, vale lembrar que é possível também realizar diversos ajustes em cada um dos “quadros”, no tocante à exposição, à temperatura das cores, à saturação, ao brilho, às sombras, etc.

Isto sem contar que o produto conta com a possibilidade de uso de diversos filtros, tais como P/B, sépia, retrô, vintage, etc. Temos aqui uma verdadeira “mão na roda” em termos de edição de vídeos.

Abaixo você pode conferir a política de preços da empresa, valendo também a pena lembrar que existe um plano gratuito, o qual conta com limitações, é claro:

FlexClip Video MakerVale ressaltar, aliás, que o plano “Plus”, por exemplo, sai bem mais em conta que os R$ 90,00 mensais cobrados pela Adobe apenas pelo Premiere Pro; fica a dica.

Confesso que gostei bastante da ferramenta, e me surpreendi bastante com sua versatilidade, quantidade de recursos e também com a imensa quantidade de assets disponibilizados para o usuário.

Isto evita também, por exemplo, que você tenha de assinar/utilizar serviços como Dreamstime, Shutterstock, e tantos outros similares no mercado.

Dê uma olhada no FlexClip (link para o site oficial no primeiro parágrafo). Você pode testar/iniciar com o plano “Free”/Gratuito. Recomendadíssimo!

Obs: ah, sim, ia me esquecendo: a exportação dos vídeos é bastante fácil, e eles são sempre gerados no formato MP4.