O JumpStory (site oficial) é um banco de imagens bastante diferente. Através dele, empresas, empreendedores, profissionais ligados à área de design, bloggers, freelancers e mais uma ampla gama de usuários e profissionais, podem obter imagens de altíssima qualidade.

Tudo com poucos cliques e com pouco esforço. O serviço conta com uma sofisticada inteligência artificial, para entregar ao usuário as imagens mais relevantes e de maior performance, de acordo com as palavras-chave utilizadas na busca.

Mediante aprendizado de máquina, o JumpStory é capaz de sugerir as imagens que terão maior performance quando o usuário for utilizá-las, por exemplo.

JumpStory - Fundadores

Obs: sejam elas destinadas a mídias sociais, a e-mail marketing, ou as “simples” posts em blogs.

O banco de imagens foi fundado em 2018, por Jonathan Low e Anders Thiim, e de lá para cá ele só cresceu, contando atualmente com mais de 25 milhões de imagens, fotografias, ilustrações, vetores, ícones e vídeos.

O site é um verdadeiro paraíso para quem está em busca de imagens inspiradoras, empolgantes, admiráveis. Para quem precisa de uma boa imagem para projetos comerciais ou pessoais, também.

O serviço é também extremamente fácil de ser utilizado, e seu campo de busca aceita não apenas palavras-chave em inglês, mas também palavras-chave em português (são mais de 40 idiomas suportados).

Além disso, novas imagens são adicionadas todos os dias, o que torna o serviço mais atraente ainda!

Buscando imagens no JumpStory

Após o devido login no serviço, é muito simples iniciar a busca por imagens, vetores, fotografias e vídeos. Basta utilizar o grande campo de busca, no topo da tela.

Assim que você começa a digitar, o sistema do banco de imagens começa a sugerir termos os mais diversos, e você pode optar por clicar em qualquer um deles ou não: a escolha é sua.

JumpStory - Busca

Buscando no JumpStory

Além disso, com base nos termos digitados pelo usuário, a IA do serviço fornece uma série de pesquisas relacionadas, as quais, de repente, podem levar a resultados também interessantes:

JumpStory - Busca

Termos relacionados

Juntamente com cada resultado, de busca, além das milhares de fotos/imagens, o JumpStory disponibiliza, também, vetores, vídeos, ilustrações e ícones que correspondem aos termos buscados.

Isto sem falar que é sempre possível clicar nas pesquisas relacionadas (related searches), para acesso a conteúdo semelhante e indicado pelo sistema do serviço online.

Veja a imagem abaixo, por exemplo, cujo conteúdo foi exibido após eu ter clicado na opção “Videos” (acima):

JumpStory - Busca

Lembre-se: o site conta com mais de 25 milhões de assets, todos disponíveis inclusive para utilização em projetos comerciais, sem restrições.

Repare agora nos resultados entregues pelo serviço em uma busca realizada pelo termo “Coronavírus”, com acento e tudo:

JumpStory - Busca

Perceba que são sugeridas diversas pesquisas relacionadas, acima, incluindo “Coronavírus cuidados básicos”. Bacana, não?

Além disso, é possível ordenar os resultados, por mais relevantes ou mais novos, assim como é possível ordená-los pelo local de origem.

Também estão disponíveis opções de ordenação por orientação (paisagem ou retrato), cores principais, imagens com ou sem a presença de pessoas, etc.

Isto sem falar na possibilidade de ligar ou desligar a “safe search”, ou seja, neste caso, o JumpStory irá exibir ou não, de acordo com a vontade do usuário, imagens “restritas”, digamos.

Formatos, resoluções e opções

O banco de imagens e fotografias criado por Jonathan Low e Anders Thiim entrega resultados excelentes, após cada busca. Estão disponíveis imagens em diversos formatos, tais como, por exemplo, SVG e JPG.

Além disso, temos sempre altíssimas resoluções à disposição, e você provavelmente encontrará com altíssima frequência tamanhos tais como, por exemplo, 5760 x 3840 pixels, por exemplo.

Além disso, cada imagem pode ser adicionada ao seu arquivo pessoal. Imagens, vetores, ilustrações, vídeos e ícones podem ser arquivados, particularmente, para que você obtenha acesso aos mesmo facilmente, posteriormente.

JumpStory - Imagem

Dentro de seu arquivo pessoal no JumpStory, além disso, é possível a criação de pastas e subpastas, para melhor organização. Assim, você pode sempre averiguar se está baixando algo repetido, digamos.

Isto sem falar no editor de imagens que a empresa disponibiliza gratuitamente, a todos os seus usuários (falarei a respeito dele mais abaixo).

Imagens também podem ser otimizadas para a web, antes do download. Aqui o banco de imagens realiza uma espécie de compressão, de forma similar àquilo que serviços como o TinyJPG e o ImageCompressor.com fazem.

Além disso, antes de realizar o download, o usuário pode, se desejar, remover o background das imagens. Por exemplo, digamos que uma fotografia contenha uma pessoa e um cenário, ao fundo.

Você pode utilizar a IA do JumpStory para remover todo este cenário, este background, e deixar apenas a pessoa em evidência, de forma extremamente rápida e simples. Veja:

JumpStory - Imagem

Editor de imagens

O JumpStory também conta com um editor de imagens de fácil utilização, para que você realize diversas operações nas imagens e fotografias que deseja baixar, antes de realizar o download.

JumpStory - Editor de Imagens

Assim você pode, por exemplo, redimensionar imagens, desenhar sobre elas, adicionar textos e formas geométricas, etc. Também é possível adicionar adesivos, veja bem. E aqui as opções são inúmeras. Temos diversos emoticons, landmarks, estrelas, nuvens, etc.

O editor de imagens do JumpStory, aliás, também permite que imagens sejam espelhadas e rotacionadas, além de possibilitar que elas sejam recortadas.

Trata-se de uma ferramenta muito bacana, a qual é capaz de agilizar bastante a vida de desenvolvedores, freelancers, bloggers e empresários ligados às mais diversas áreas, dispensando, pelo menos para as operações mais simples, um editor gráfico standalone.

Coleções

No JumpStory, você também pode contar como uma completa curadoria no que diz respeito a imagens e fotografias. Temos diversas categorias, todas elas focadas em um tema, como por exemplo animais, artes, crimes, ambiente, futuro, paisagens, etc.

Além disso, temos coleções especiais, com imagens selecionadas à mão, uma por uma, digamos, todas elas também focadas em diversos temas.

E temos também as coleções pertencentes à categoria “Industries”: aqui, o JumpStory faz uma seleção com base nas 145 categorias de negócios do LinkedIn.

JumpStory - Categorias - Indústrias

São dezenas e dezenas de coleções, cada uma delas contando com dezenas, centenas, milhares de imagens, dependendo do caso. É algo também muito bacana, e que pode agilizar o processo de busca por parte dos usuários.

Assistente pessoal

Não achou aquilo que procura, em meio às mais de 25 milhões de imagens constantes no JumpStory? Basta utilizar o Assistente Pessoal.

JumpStory - Assistente Pessoal

Trata-se de um serviço gratuito para os assinantes do site, através do qual você preenche um simples formulário online e recebe, dentro de 24 horas, uma sugestão relacionada à sua pergunta/pesquisa. É algo bastante prático.

No meu caso, por exemplo, estava em busca de imagens relacionadas a VPNs. Resolvi testar o Personal Assistant, e recebi, em menos de 24 horas, as sugestões abaixo:

JumpStory - VPN

Além disso, repare nas imagens acima, no pequeno ícone amarelado, no canto superior direito das mesmas. Tal ícone indica que tais imagens irão se comportar, digamos, de forma melhor, de acordo com a inteligência artificial do banco de imagens e fotos.

Isto em relação à utilização das mesmas: email marketing, promoções, divulgações, etc. Ou seja, o serviço, através de sua IA, consegue até mesmo prever quais imagens terão o melhor desempenho para o usuário. Bacana, não?

E se você não ficar satisfeito com a resposta do Assistente Pessoal, basta entrar em contato novamente, respondendo ao email recebido, e solicitar uma nova seleção. Tantas e quantas vezes forem necessárias, até que você se satisfaça.

Algumas considerações finais

O JumpStory, atualmente, é o único banco de imagens e fotografias que utiliza inteligência artificial para a escolha e o processamento de imagens de maneira tal a entregar sempre os melhores resultados aos usuários.

Trata-se, também, de uma ferramenta bastante poderosa no dia a dia de profissionais ligados a design em geral.

O serviço custa US$ 25,00 por mês, ou então US$ 195,00, caso um ano seja pago em adiantado. Além disso, você pode testá-lo gratuitamente e em sua totalidade, durante um período de 30 (trinta) dias.