Soluções de gerenciamento e acesso remoto existem aos montes. Existem, aliás, inclusive soluções gratuitas. Mas nem todas elas contam com recursos suficientes e/ou voltados ao usuário corporativo como o LogMeIn Pro, ou simplesmente Pro.

Comecemos, entretanto, pelo princípio. A empresa responsável pelo software, a norte-americana LogMeIn, foi fundada em 2003. Ela também adquiriu, em 2015, o famoso gerenciador de senhas LastPass, vale ressaltar.

Acesso Remoto

Estamos falando a respeito de uma empresa que também é uma das líderes mundiais em SaaS, ou “Software as a Service” (Software como Serviço). A LogMeIn coordena uma plataforma com milhões de usuários diários, e também possui presença marcante em Terras Tupiniquins.

A empresa oferece uma variedade bastante interessante de aplicativos voltados ao usuário corporativo, todos eles ligados a redes, gerenciamento e acesso remoto e internet, no geral.

Sobre o LogMeIn Pro

O LogMeIn Pro é uma solução robusta e de fácil utilização. O software permite o acesso remoto a computadores Windows, Mac e Linux (em fase beta). Existem clientes e hosts disponíveis para todas estas plataformas.

O produto oferece tanto uma interface web para o acesso aos seus recursos (via logmein.com), o que é bastante prático no caso de estarmos em máquinas novas e/ou em computadores de clientes, por exemplo, quanto um amigável e pequeno programa instalável.

LogMeIn Pro

Além disso, também existem aplicativos clientes disponíveis para dispositivos móveis (Android e iOS), e todo este conjunto, digamos, funciona muitíssimo bem.

Obviamente, temos de levar em conta eventuais problemas relacionados a latência, dependendo da distância geográfica, e também problemas oriundos de possíveis falhas na conexão à internet (em ambos os lados).

De qualquer forma, o LogMeIn Pro é uma solução para acesso remoto de fácil uso, com uma curva de aprendizagem bastante pequena, e com interfaces amigáveis ao extremo.

O Pro também é bastante adequado caso você esteja em casa, por exemplo, e precise acessar seu computador no escritório: é possível trabalhar na máquina em questão sem qualquer problema (desde que ela se encontre ligada, obviamente).

Tudo funciona de maneira tal que você tem a nítida impressão de estar em frente ao PC do seu hipotético escritório/computador. É até mesmo possível utilizar as impressoras conectadas no PC sendo acessado remotamente, após as devidas e prévias configurações, obviamente.

Acesso remoto

O LogMeIn Pro conta com inúmeros recursos e funcionalidades bastante interessantes para profissionais de TI. Por exemplo, ele é capaz de identificar qual a solução de segurança instalada nas máquinas remotas e também de iniciar uma varredura nas mesmas.

LogMeIn

Além disso, eventuais disponibilizações de atualizações do Windows podem ser facilmente conferidas através da dashboard do produto, e os administradores em acesso remoto podem dar início às mesmas sem quaisquer dificuldades.

Esta é uma excelente forma dos responsáveis pela TI de uma corporação gerenciarem todos os computadores da rede, por exemplo. A solução conta inclusive com relatórios a respeito do sucesso ou não dos respectivos updates.

Aliás, gerenciamento também é um dos pontos fortes do Pro. A solução da LogMeIn permite que computadores sejam adicionados a uma espécie de “rede”, à partir da qual, então, podemos acessar diversas máquinas de forma bastante rápida.

LogMeIn Pro

Observe na imagem acima, que existem atalhos para acesso ao menu principal dos computadores remotos. À partir daí, podemos desde simplesmente observar o desktop do PC em questão até controlá-lo remota e totalmente.

Também podemos realizar o caminho inverso, ou seja, convidar os “hosts” para “virem” até nossa área de trabalho. Isto pode ser útil, por exemplo, no caso de treinamentos e/ou reuniões.

Transferência de arquivos

Também é possível arrastar e soltar arquivos entre ambas as áreas de trabalho e/ou pastas específicas, independentemente de suas localizações, tanto nos hosts quanto nos clientes.

Obs: para transferências de arquivos entre ambos os computadores, obviamente.

Entretanto, o LogMeIn Pro conta com uma interface especialmente dedicada ao gerenciamento e à transferência de arquivos, a qual funciona de forma bidirecional:

LogMeIn Pro

Através da janela acima, você pode facilmente transferir arquivos do host para o cliente, ou vice-versa. Também é possível renomear arquivos e excluí-los, veja bem. Tenha bastante cuidado aqui, entretanto.

O Pro da LogMeIn também possibilita o acesso a unidades remotas, desde que estas estejam disponíveis. Você pode acessar, por exemplo, um pendrive, um CD-ROM, ou até mesmo um HD externo conectado aos hosts.

LogMeIn Pro

Além disso, o software de acesso remoto oferece um prático “laser pointer”, para casos em que seja preciso ministrar treinamentos por exemplo.

Isto sem falar, obviamente, que todo o áudio da máquina remota é audível no cliente, a menos que você o interrompa. Também é possível reduzir o volume, é sempre importante ressaltar.

A qualidade da exibição no cliente também pode ser alterada, para fins de adequação à largura de banda disponível no momento, por exemplo, e você pode até mesmo modificar a resolução da tela da máquina host.

Instalação e adição de hosts

O administrador do sistema é quem gera um link único, para a adição de novos computadores, para que estes possam ser então controlados remotamente.

Tal link pode ser encaminhado por e-mail ou então através de qualquer outro meio, como por exemplo WhatsApp, Telegram, etc.

LogMeIn ProVale lembrar que o link supracitado faz com que seja baixado no computador que será um futuro host um aplicativo do LogMeIn já totalmente preparado.

Prosseguindo com a instalação do programa baixado, o usuário de tal computador terá sua máquina automaticamente adicionada à rede de computadores passíveis de acesso por parte do usuário que enviou o link. Trata-se de um processo bastante descomplicado, vale ressaltar.

Outros recursos e algumas considerações finais

O LogMeIn Pro também oferece acesso a seus assinantes a um espaço seguro online (1 terabyte), para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Este pode ser um excelente substituto ao Google Drive, por exemplo.

Vale também a pena lembrar que o administrador é quem realiza o upload e gera o link compartilhável, à partir do qual os downloads poderão ser iniciados. Podem ser também criadas pastas, no espaço seguro do Pro, e uploads de arquivos podem ser feitos para as mesmas.

Obs: para uma melhor organização, digamos.

Vale a pena destacar que o LogMeIn Pro trabalha com criptografia de ponta a ponta, e nem mesmo a própria empresa desenvolvedora e responsável pela solução de acesso remoto é capaz de interagir ou visualizar as transações realizadas por seus clientes.

Além disso, a ferramenta conta com um prático recurso de bate-papo, para que os profissionais de TI, digamos, conversem com os usuários, em tempo real, enquanto realizam as devidas manutenções em suas máquinas.

Como podemos perceber, o Pro é uma excelente ferramenta, repleta de recursos e dotada de altíssima segurança, capaz de conferir grande poder a administradores de sistemas ou a pessoas que precisam acessar computadores remotamente, por qualquer motivo que seja.

O produto conta com 3 faixas de preço/modalidades, conforme você pode conferir abaixo:

LogMeIn Pro

O suporte técnico é prestado em português do Brasil, via telefone, ticket ou fórum (com o apoio da comunidade de usuários).