McAfee Total ProtectionO McAfee Total Protection é um completo sistema de segurança para computadores. Uma solução de segurança robusta e descomplicada, disponível para Windows, Mac, Android e iOS.

Desenvolvida pela mundialmente famosa McAfee, LLC, a suíte conta com diversos módulos capazes de proteger o usuário em redes locais, corporativas ou não, e também no que diz respeito à internet.

Antes tido por alguns como uma solução básica/mediana, o produto evoluiu bastante ao longo dos anos, até chegar ao ponto em que chegou hoje: uma solução bastante adequada à maioria das situações e pessoas.

Isto se deu basicamente após a separação, por parte da fabricante, da Intel, a qual a havia adquirido em 2010. De lá para cá, o produto foi sendo aprimorado de forma contínua.

A empresa responsável pelo McAfee Total Protection foi fundada em 1987, por John McAfee, e eu confesso que não utilizava um produto da mesma desde meados dos anos 90.

Foi com grande surpresa que constatei o quão leve e poderoso é o McAfee Total Protection versão 2020. Foi com enorme prazer, aliás, que constatei que tinha em mãos algo verdadeiramente forte, amigável e robusto.

O produto que testei foi a versão mais “parruda” para usuários “domésticos”, digamos. Ele pode, entretanto, ser perfeitamente utilizado em empresas de pequeno a médio porte.

Sobre o McAfee Total Protection

O McAfee Total Protection conta com interface totalmente localizada em português do Brasil. Sua interface de usuário, aliás, é extremamente bonita e clean.

McAfee Total Protection

O acesso à todos os recursos e ferramentas é totalmente descomplicado, e eu tenho plena certeza de que qualquer pessoa que lide com um computador em sua rotina diária conseguirá utilizá-lo sem problemas.

O produto, além disso, conta com inúmeros recursos que vão além das funções de um “simples” antivírus e firewall. Ele conta com VPN integrada, acelerador de aplicativos, que otimiza aqueles apps que você usa com maior frequência, etc.

Em relação à VPN supracitada, vale lembrar que ela conta com servidores na Alemanha, na Austrália, no Brasil, no Canadá, em Cingapura e em mais 18 países. Ou seja, temos aqui um total de 22 localizações geográficas.

A solução de segurança também disponibiliza ao usuário, caso este deseje, um completo gerenciador de senhas. Trata-se do McAfee True Key, o qual armazena senhas mediante utilização de criptografia AES-256 bits.

McAfee Total Protection

O produto também possui um extremamente amigável destruidor permanente de arquivos, além do McAfee Safe Family, para controle parental.

E através do recurso “Bloqueio de Arquivos”, o usuário pode configurar uma espécie de “cofre digital”, no qual podem então serem inseridos arquivos sensíveis, digamos. Arquivos com informações confidenciais, etc. E assim por diante.

A tela inicial do software informa ao usuário todo e qualquer problema porventura encontrado, bem como fornece diversas sugestões de uso. Também há um pequeno “sino”, no canto superior direito, que lista os últimos acontecimentos importante relacionados ao aplicativo e/ou ao sistema.

McAfee Total Protection

Por exemplo: execuções de varreduras automáticas, bloqueios de intrusos, atualizações necessárias, tanto no que diz respeito ao McAfee Total Protection quanto no que diz respeito a programas instalados (e até mesmo ao próprio Windows).

Consumo de recursos

Com tudo isto, você deve estar imaginando que o McAfee Total Protection 2020 é pesado, que ele deixará sua máquina lenta, ou até mesmo que sua própria execução será, digamos, “travada”.

Por incrível que pareça: nada disto. Trata-se de um software extremamente leve, e quando em execução (ele funciona em tempo real, é sempre importante ressaltar), a suíte completa ocupa muito pouco espaço na memória:

McAfee Total Protection - Recursos do Sistema

Perceba que temos aqui um consumo bem menor que o do Bitdefender Total Security 2020, por exemplo. E note que também estamos falando a respeito de uma suíte de segurança completa e repleta de recursos extremamente úteis.

Varreduras do sistema

Não tive problemas com nenhum tipo de falso positivo enquanto utilizei o McAfee Total Protection (testei o software durante cerca de 20 dias, mais ou menos, em minha máquina principal de trabalho).

O programa permite que varreduras sejam pré-agendadas, sem qualquer dificuldade, e também trabalha com varreduras sob demanda. Isto além de sua “engine” que funciona em tempo real, monitorando o sistema o tempo todo em busca de possíveis ameaças.

A suíte da McAfee permite varreduras rápidas, através das quais ela irá verificar as áreas do sistema geralmente mais atacadas por vírus e outros tipos de malware, e também varreduras completas, em todos os discos e pastas do OS. O aplicativo busca inclusive por rootkits, durante suas varreduras, o que é algo bastante interessante.

McAfee Total Protection

Em meu sistema atual, em um SSD contendo cerca de 100GB de dados, o McAfee Total Protection levou cerca de 9 minutos para realizar um escaneamento rápido.

Obviamente, temos de convir que o escaneamento completo levará bem mais tempo, principalmente se seu drive estiver, digamos, cheio.

É também interessante ressaltar que durante os escaneamentos, até mesmo durante os escaneamentos agendados, você não percebe a atuação do software: tudo acontece no background, de forma segura, rápida e leve.

O produto da McAfee também se integra perfeitamente ao menu de contexto do Windows, permitindo que você realize varreduras em busca de eventuais problemas em qualquer arquivo ou pasta em seu computador.

McAfee Total Protection - Menu de Contexto

Firewall

Como toda boa solução de segurança que se preze, o McAfee Total Protection conta com um firewall bidirecional proativo integrado (ele desliga o firewall do Windows quando de sua instalação).

Tal firewall permite que o usuário crie regras, por exemplo, mas também é capaz de criá-las automaticamente com base no comportamento dos aplicativos e/ou em seu próprio banco de dados de aplicativos confiáveis.

McAfee Total Protection

Os usuários do programa também podem criar suas próprias regras, como dito acima. Por exemplo, você pode liberar, digamos, a porta 3050, para conexões de entrada e saída, através do protocolo TCP. E assim por diante.

McAfee Total Protection

O Firewall da versão 2020 do McAfee Total Protection também conta com um recurso chamado “Smart Device”, o qual utiliza informações da própria empresa para então decidir quais programas podem ou não se conectar à internet.

O sistema também conta com detecção contra intrusão, além de relatórios completos a respeito das atividades:

McAfee Total Protection

McAfee WebAdvisor

A suíte de segurança, muito mais do que completa, ainda conta com uma extensão para navegadores (Edge, Chrome e Firefox), a qual ajuda a proteger você durante a navegação na web.

O McAfee WebAdvisor funciona como uma segunda camada de proteção, bloqueando páginas e itens perigosos em tempo real, e até mesmo informando se determinado link é seguro. A ferramenta, além disso, ainda protege contra criptomineração.

Instalação e facilidade de uso

A instalação do software não leva nem quinze minutos, e o processo é todo guiado. O usuário nunca fica, digamos, perdido, sem saber o que está acontecendo.

E utilizar o produto é bastante simples, principalmente porque muitos de seus recursos são automaticamente ativados já na primeira reinicialização. À partir daí, a grande maioria dos módulos do McAfee Total Protection funciona de forma autônoma.

Sua interface intuitiva, bonita e clean, torna a experiência bastante agradável ao lidarmos com o programa, e eu posso seguramente dizer que não tive nenhuma dificuldade em utilizá-lo, nem tampouco tive de recorrer ao suporte técnico (gratuito).

Algumas considerações finais

Com todas as informações acima, e conforme minha experiência com o programa, posso seguramente dizer que o McAfee Total Protection é uma ótima alternativa neste mercado tão concorrido.

McAfee Total Protection

O produto é extremamente leve e user-friendly, e conta com várias funcionalidades extras que, a princípio, não fazem parte de uma suíte de segurança.

Durante os testes que realizei com o aplicativo, cheguei inclusive a acessar alguns sites notoriamente perigosos, e a solução de segurança da McAfee me protegeu totalmente.

O software também conta com proteção em tempo real contra ransomwares e spywares, e seu banco de dados de assinaturas de vírus é atualizado com enorme frequência.

Sua VPN, além disso (veja acima), não possui quaisquer limitações no tocante ao tráfego de dados, e o produto também conta com proteção contra roubo de identidades.

O McAfee Total Protection 2020 custa à partir de R$ 179,00 por 1 ano, e protege até 05 (cinco) dispositivos, entre computadores Windows ou Mac, e dispositivos Android ou iOS.