Não é muito fácil encontrar atualmente um serviço de VPN tão bom e repleto de recursos como a NordVPN (site oficial). No mercado desde 2012, a empresa conta com mais de 5.000 servidores, em 59 países. Um número bem maior que o da ExpressVPN, por exemplo, com seus cerca de 3.000 servers.

Um número de servidores, aliás, impressionante, principalmente se levarmos em consideração o fato de que o preço da assinatura dos serviços da VPN paga em questão estão bastante próximos aos praticados pela concorrência.

VPN

VPNs, de qualquer forma, são importantíssimas atualmente, tanto para o usuário em busca de maior privacidade quanto para aqueles que desejam mais segurança durante suas “vidas na grande rede”.

Caso você ainda não saiba o que é uma VPN, dê uma lida no artigo abaixo, e a seguir retorne a este review:

Sobre a NordVPN

A empresa encontra-se sediada no Panamá, país que não conta com nenhuma lei ligada a retenção de dados. Ela alega ser o melhor serviço de VPN disponível atualmente, e durante meus testes, encontrei pontos extremamente positivos na mesma.

NordVPN - Logo

A NordVPN também conta com servidores especialmente dedicados a streaming (Netflix, por exemplo) e a torrents (além de P2P). Além disso, a empresa oferece proteção contra vazamento de DNS.

No que tange a este último quesito, vale também destacar que o provedor opera seus próprios servidores de DNS. Todas as solicitações DNS dos usuários passam por um túnel criptografado.

Assim, é muito mais fácil evitar problemas com vazamentos, e isto pode ser inclusive averiguado facilmente através do site DNS Leak Test.

NordVPN

A NordVPN é verdadeiramente um serviço de VPN bastante completo, oferecendo também alguns extras pagos (não inclusos na assinatura standard), tais como, por exemplo, IP dedicado.

Ainda falando em extras, temos um extra “gratuito”, incluso no valor da assinatura da VPN, o qual é bastante interessante: trata-se do recurso de “invisibilidade”, o qual pode ocultar, se você assim o desejar, seu dispositivo na rede local onde você se encontra.

Com tudo isto em mente, é fácil perceber que a NordVPN é um excelente serviço/provedor, o qual, aliás, conta com uma política de preços bastante atrativa, começando em US$ 3,49 mensais no plano de 2 anos.

Privacidade e segurança

Estando registrada oficialmente no Panamá, um país que não conta com nenhuma lei relacionada à vigilância ou à retenção de dados, a NordVPN também está bem longe da “Aliança Cinco Olhos“.

Existem enormes riscos à nossa privacidade e à nossa segurança ao utilizarmos serviços de VPN sediados em países integrantes de tal organização.

Tal grupo é uma espécie de organização de espionagem, conhecida por coletar e também compartilhar dados muitas vezes confidenciais de usuários de internet e/ou VPNs.

Além disso, o fato da NordVPN estar sob jurisdição panamenha, faz com que seus usuários possam dormir bem mais tranquilos, uma vez que tal país não exige, é importante destacar novamente, a retenção de dados de navegação por parte de ISPs ou provedores de serviços de VPN.

Privacidade

A política de privacidade do serviço, além disso, garante que a empresa coleta apenas os dados necessários para o processamento dos pagamentos e para o relacionamento com o cliente.

É citado ali, também, que a empresa coleta o endereço IP dos usuários, bem como faz uso de cookies, mas ela se compromete a não compartilhar nenhum destes dados e/ou informações derivadas.

Também é mencionado, na política de privacidade da empresa, que a mesma mantém uma política de “zero logs” no que tange a seu serviço de VPN. Isto significa que não serão gerados e armazenados logs de qualquer atividade que você realize enquanto utilizando o serviço.

Nem mesmo informações tais como, por exemplo, largura de banda, endereços visitados, dados de tráfego, etc, são visualizados, armazenados ou compartilhados com terceiros.

A empresa também menciona que o usuário está totalmente seguro à partir do momento em que se conecta a seu serviço de VPN, através dos diversos aplicativos clientes, pois à partir daí todos os dados são criptografados.

Velocidades

A velocidade é um fator importante a ser levado em conta no momento da escolha de qualquer provedor de serviços de VPN. E a NordVPN se saiu muito bem nos testes que realizei. Vale ressaltar que utilizei, no momento de tais testes, uma conexão com a internet de 120 Mbps.

Vale ressaltar que um serviço de VPN que faça com que sua velocidade de internet seja drasticamente reduzida é um serviço no mínimo problemático. Tudo bem que podem ocorrer algumas oscilações, para mais ou para menos, dependendo dos servidores e das localidades escolhidas.

Velocidade Internet

No entanto, é preciso ficarmos atentos para o conjunto, para a velocidade que nos é ofertada em vários dos servidores pertencentes ao serviço, para que não acabemos adquirindo “gato por lebre”. E a NordVPN oferece um trial, digamos, de 30 dias!

E nos testes que realizei com os serviços da empresa, obtive excelentes resultados, conforme você poderá verificar abaixo.

Testes com a NordVPN

Realizei alguns testes de conexão e velocidade com a NordVPN. Primeiro de tudo, testei a minha própria conexão com a internet, sem o uso da VPN, e obtive o resultado abaixo:

Internet - Velocidade - Sem NordVPN

Observe que não estou em um “bom dia”, no que tange à minha conexão com a internet. Tudo bem, alguns podem dizer que estou “reclamando de barriga cheia”, mas o fato é que meu ISP, no dia corrente (Claro – Net), não está entregando aquilo que promete.

Obs: todo o teste foi realizado utilizando cabos, e não Wi-Fi – e tudo foi repetido várias vezes.

A seguir, utilizando o recurso “Quick Connect” do cliente Windows da NordVPN, o qual estabelece o servidor com melhor performance e mais próximo geograficamente, obtive os resultados abaixo (servidor no Brasil):

Internet - Velocidade - Com NordVPN - Servidor Brasil

Repare que houve uma certa perda, aqui, e não fui capaz de “eliminar” a mesma mesmo após sucessivos testes. Entretanto, posso assegurar que já obtive resultados bastante melhores com os servidores no Brasil, e próximos daqueles acima (sem o uso da VPN): infelizmente, entretanto, não os gravei.

Mas é notável o quão estável e rápida é a navegação com a NordVPN, mesmo com o resultado acima e mesmo com a latência um pouquinho maior. Não tenho do que reclamar do serviço, neste quesito.

A seguir, me conectei, sem o uso do recurso “Quick Connect”, a um servidor da NordVPN nos Estados Unidos (diversas regiões dos EUA estão disponíveis, vale ressaltar), e obtive então o resultado abaixo:

Internet - Velocidade com NordVPN - Estados Unidos

Mais uma vez, velocidades bastante consistentes e condizentes com a realidade atual de meu sistema e conexão, levando-se em consideração, obviamente, o natural e alto valor de latência (181 milissegundos).

Logo em seguida, resolvi utilizar um servidor distante, da NordVPN, e me conectei, então, a um de seus servidores na Albânia, obtendo então o resultado abaixo:

Internet - Velocidade com NordVPN - Albânia

Observe que o resultado acima não fugiu muito daquilo que eu vinha obtendo nos testes prévios, exceto pelo altíssimo valor de latência, o que é natural (média de 335 ms).

NordVPN - Albânia - Servidor

Largura de banda

A NordVPN não impõe nenhum tipo de limitação neste sentido, o que é natural quando estamos falando a respeito de um serviço de VPN pago.

Você pode navegar na internet à vontade, e até mesmo baixar arquivos e jogos bem grandes (100GB, por exemplo – “o céu é o limite”), sem quaisquer problemas e/ou limitações por parte da empresa.

Note, entretanto, que as possíveis limitações acontecem por conta apenas de detalhes ligados aos servidores aos quais você se conectar (veja os testes acima), e também de possíveis quedas e/ou perdas advindos de sua conexão com a internet.

Protocolos oferecidos

A NordVPN trabalha com o modo “quick connect” como padrão. Através dele, o aplicativo da empresa se conectará aos melhores e/ou mais próximos servidores, sempre tendo em mente a melhor performance e escolhendo também o protocolo automaticamente.

Entretanto, através das configurações, o usuário pode optar por alguns protocolos específicos, como por exemplo OpenVPN (UDP), OpenVPN (TCP) e o NordLynx.

O NordLynx é um protocolo desenvolvido pela própria NordVPN, e o mesmo foi construído tendo como base o protocolo WireGuard. O NordLynx tem por objetivo oferecer sempre a melhor velocidade sem no entanto comprometer a privacidade do usuário.

Aplicativos/Softwares

No que tange a aplicativos e dispositivos, a NordVPN cobre uma ampla variedade deles. Temos, por exemplo, aplicativos para Windows, Mac, Linux, Android, iOS e extensões para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

NordVPN - Android

Para os usuários mais “avançados”, digamos, existem também opções para o Raspberry Pi. E cada assinatura da NordVPN permite a conexão de até 06 (seis) usuários simultaneamente, independentemente do dispositivo/sistema utilizado. Ou seja, trata-se de uma ótima alternativa para compartilhar com amigos e/ou família.

Suporte técnico

O suporte técnico da empresa é mais um de seus pontos fortes, estando disponível através de chat online ou então através de sistema de tickets (em inglês).

O suporte funciona 24 horas por dias, 365 dias por ano. Todos os técnicos com os quais mantive contato foram bastante eficientes e amigáveis, e realmente não tenho do que reclamar neste quesito.

Há também uma base de conhecimento, com algumas informações básicas que certamente podem ajudar muita gente, vale ressaltar.

Outros recursos

A NordVPN permite que a conexão com a internet do dispositivo seja automaticamente cortada caso a VPN não esteja ativa (Kill Switch), e há também um recurso que permite o bloqueio de anúncios e CyberSec.

Testei o recurso durante cerca de uma hora, navegando com a VPN panamenha ativa, e pude desfrutar de uma experiência totalmente livre de anúncios. Não que isto tudo me preocupe, devo dizer, mas resolvi testar o recurso para escrever esta análise. A NordVPN, além disso, trabalha com criptografia AES de 256 bits, vale ressaltar.

NordVPN - Windows

Os aplicativos do serviço também contam com a possibilidade de definirmos redes confiáveis, ou seja, redes nas quais a VPN não se conectará automaticamente (caso tal recurso esteja ativo).

A instalação dos programas da empresa é rápida e descomplicada, apesar dos mesmos contarem apenas com interface em inglês.

Além disso, existe um outro Kill Switch no software da empresa: trata-se do “App Kill Switch”, o qual fecha todo e qualquer aplicativo selecionado quando a VPN é desligada. Isto pode ser utilizado, por exemplo, para transações ligadas a internet banking, por exemplo.

Algumas considerações finais

A NordVPN é uma das melhores e maiores VPNs atualmente disponíveis no mercado. Com seus mais de 5.000 servidores, localizados em 59 países, a empresa é verdadeiramente “matadora”.

Além disso, ela oferece recursos extremamente interessantes para quem tem em mente manter a privacidade e a segurança. Com aplicativos amigáveis e fáceis de serem instalados, além de disponíveis para uma ampla gama de dispositivos, a NordVPN é uma VPN e tanto.

VPN

Os preços também são bastante atrativos, embora nós, no Brasil, e também devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, tenhamos de “amargar” uma conversão bastante “sofrível”.

De qualquer forma, vale ressaltar que atualmente a empresa conta com algumas promoções, sendo que o plano para dois anos sai por US$ 3,49, enquanto o plano para um ano sai por US$ 6,99 por mês (valores cobrados de forma adiantada). Agora, se você preferir pagar mensalmente, o custo será de US$ 11,95.

Vale também lembrar que a empresa opera sob uma política de reembolso de 30 (trinta) dias, ou seja, você pode testar os serviços da mesma durante 30 dias, e se por qualquer motivo desejar cancelar, isto será perfeitamente possível, sem qualquer complicação. E seu dinheiro será totalmente devolvido!

Ótima VPN!