Originalmente publicado no XboxPlus.net

O notebook gamer Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-718D) tem como foco o público gamer, obviamente. Trata-se de uma máquina lançada em meados de Outubro de 2019, e dotada de recursos bastante interessantes para quem deseja ter em mãos um laptop capaz de rodar os jogos mais atuais com uma certa folga.

Equipado com processador Intel Core i7-9750H de nona geração hexa core rodando a 2.60GHz (capaz de chegar até 3.5GHz), 16 GB de memória RAM DDR4 2400 MHz e SSD PCIe NVMe M.2 2280 de 256 GB (no qual encontra-se instalado o sistema operacional), o produto passa uma ótima impressão ao usuário ou futuro comprador.

Ajudam a integrar o conjunto do Acer Aspire Nitro 5, além disso, uma placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce GTX 1650 com 4GB GDDR5 de VRAM, tela de 15,6 polegadas Full HD (1920 x 1080) IPS 60 Hz, HDD SATA 5400 RPM de 1TB e Windows 10 Home Single Language. Isto falando basicamente. Abaixo entraremos em maiores detalhes.

Construção e design

O novo notebook gamer da Acer é bonito e não muito grande, pesando cerca de 2,5 quilos (ele é mais leve que o Acer Predator Helios 300 já analisado por aqui).

Além disso, o Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-718D conta com chassi em plástico (ao contrário, por exemplo, do Predator Helios 300 acima mencionado, que conta com chassi em metal). O equipamento possui, aliás, as seguintes dimensões: 363 (L) x 255 (P) x 25,9 (A) mm.

O Acer Aspire Nitro 5 possui linhas arrojadas, mas perde em beleza e detalhes quando comparado com outros modelos da própria Acer, como por exemplo o já acima citado Predator Helios 300, com seu acabamento metálico premium.

Acer Aspire Nitro 5 – AN515-54-718D

O logo da Acer vem estampado na tampa do notebook, em baixo relevo, e a marca “Nitro”, também em baixo relevo, consta em uma área avermelhada na traseira do notebook, logo acima das entradas e saídas traseiras de ar (ref. sistema de resfriamento).

A parte frontal do notebook conta com áreas chanfradas, e nas laterais da tampa existem superfícies texturizadas para uma melhor pegada, e também para passar uma impressão premium (o que, diga-se de passagem, é conseguido). O nome da Acer também está impresso em baixo relevo logo abaixo da tela do aparelho, pouco acima da marca “Nitro”.

O Acer Aspire Nitro 5, além disso tudo, possui um detalhe muito bonito em vermelho, circundando o touchpad, o qual acompanha o padrão dos notebooks atuais no tocante a seu funcionamento.

Características técnicas

O modelo AN515-54-718D da Acer vem equipado com um processador Intel Core i7 9750H de 9ª geração, seis núcleos, litografia de 14 nm e rodando a 2.60GHz. Tal processador pode chegar até a frequência de 3.5GHz, mediante overclocking.

Obs: o processador Core i7 9750H foi lançado no segundo trimestre do de 2019.

Além disso, temos 16 GB de memória RAM DDR4 rodando a 2400 MHz (pode ser expandida a até 32 GB). O equipamento também possui um SSD de 256 GB, no qual encontra-se instalado o Windows 10 Home original, além de um disco rígido tradicional SATA 5400 RPM de 1 Terabyte.

Temos também, no Acer Aspire Nitro 5, uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 com 4GB GDDR5 de VRAM e uma tela full HD (1920 x 1080) de 15.6″ com tecnologia IPS (a tecnologia IPS garante excelentes ângulos de visão e evita distorções nas imagens que estão sendo visualizadas).

Acer Aspire Nitro 5 – AN515-54-718D

Em relação à GPU GTX 1650, infelizmente, trata-se de um modelo um pouco inferior à GTX 1060 que ajuda a compor o Acer Predator Helios 300 que testei (veja acima). Isto pode ser averiguado, aliás, através deste link, o qual inclusive lista alguns detalhes de ambas as placas (além da necessária comparação).

Completam o conjunto o Windows 10 Home Single Language de 64 bits pré-instalado de fábrica e uma webcam HD (1280 x 720). É, eu ainda me pergunto o porquê das fabricantes de notebooks não inserirem webcams mais “parrudas”, digamos.

Resfriamento

O Aspire Nitro 5 da Acer conta com um sistema de resfriamento bastante semelhante ao do Predator Helios 300 (veja link acima).

Acer Aspire Nitro 5 – AN515-54-718D

Na parte traseira do equipamento, podemos localizar a entrada e a saída de ar, conforme imagem acima. A tecnologia proprietária utilizada pela Acer chama-se CoolBoost. Temos duas ventoinhas em funcionamento, e a empresa também optou por uma segunda saída de ar, localizada na lateral direita do notebook.

O motivo de tal saída de ar é óbvio, e em meus testes, pude constatar que o aparelho sempre se manteve dentro de níveis aceitáveis de temperatura. Temos de convir, também, que a placa de vídeo em utilização, a GTX 1650, consome bem menos energia que a GTX 1060 do Predator Helios 300 (são apenas 75 Watts, contra 120 Watts da GTX 1060).

O único “porém”, digamos, em relação a esta segunda saída de ar (lateral) do Acer Aspire Nitro, é que ela fica bastante próxima do cabo de energia do equipamento (parte do cabo, na verdade, fica posicionada defronte à saída), e eu não cheguei a realizar testes em condições extremas a fim de averiguar possíveis porém hipotéticos problemas de sobreaquecimento no referido cabo.

Bateria

O Notebook gamer Acer Aspire Nitro 5 possui uma bateria de 4 células de íons de Lítio e 3220 mAh. A Acer promete uma autonomia de até 7 horas para o equipamento.

Em meus testes, entretanto, pude constatar que a mesma dura em torno de 3,5 a 5 horas. Claro, tudo depende do modo como o notebook é utilizado.

Em alguns dias utilizei apenas o navegador Mozilla Firefox, redes sociais e a suíte de escritórios LibreOffice. Já em outros, utilizei o software gráfico Photoshop, da Adobe, manipulando imagens e fotografias um tanto quanto “delicadas”, digamos, e aí pude perceber uma sensível queda na autonomia.

Já no que diz respeito aos games, vale ressaltar que a autonomia cai bastante, dependendo do título em questão. Com Call of Duty Modern Warfare (o novo), por exemplo, consegui algo em torno de 1:30 hrs de gameplay (um valor altamente louvável, considerando-se os requisitos do game).

De qualquer forma, temos aqui uma bateria capaz de dar conta da maioria das situações. Uma bateria, claro, que pode ou não deixar você na mão, é importante frisar: tudo depende do uso, como eu disse acima.

Desempenho em jogos

O AN515-54-718D roda os games atuais com uma certa tranquilidade. Pode ser necessário, dependendo do título, realizar alguns ajustes nas opções gráficas, mas não se trata de nada que impacte o gameplay nem tampouco que reduza a qualidade gráfica dos títulos em questão.

Testei os seguintes jogos no equipamento:

Todos os jogos acima rodaram no “Ultra” ou no “Máximo”, dependendo da situação e das opções disponíveis em cada título. Em Call of Duty Modern Warfare, consegui uma média de 45-55 frames por segundo, com alguns lags durante algumas cutscenes. Nada muito problemático, entretanto.

Já em Assassin’s Creed Odyssey, título bastante pesado (e lindíssimo), obtive em média 48 – 55 FPS, o que me surpreendeu bastante.

Metro Exodus

Metro Exodus rodando no Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-718D

Metro Exodus rodou tranquilamente, e consegui obter 60 quadros por segundo cravados. Já em Counter Strike: Global Offensive, os quadros por segundo oscilavam entre 170 e 185, mais ou menos. Song of Horror:  Episódio 1 rodou também a 60 FPS, e o mesmo aconteceu com o badalado Fortnite.

O notebook, no geral, se comportou muitíssimo bem, e vale também lembrar a presença do software proprietário da Acer, o NitroSense (exclusivo desta linha de laptops), através do qual é possível inclusive regular a velocidade de rotação das ventoinhas de resfriamento.

Obs: caso você regule as ventoinhas utilizando os valores máximos, o barulho é um tanto quanto alto e irritante.

Testes no 3DMark Professional Edition

No software de benchmarking 3DMark Professional Edition, o Acer Aspire Nitro 5 obteve uma pontuação de 3.668, conforme pode ser conferido através do link abaixo (teste validado, inclusive):

https://www.3dmark.com/3dm/44247352

O teste executado através do 3DMark Professional Edition foi o Time Spy, voltado a notebooks e PCs para jogos com DirectX 12.

Acer Aspire Nitro 5 – AN515-54-718D

O Time Spy testa diversos elementos do computador, incluindo computação assíncrona, multi-threading, efeitos de partículas, sombras, tesselação, física, etc. Não foi realizado nenhum tipo de overclocking antes da execução do teste, vale ressaltar.

Teclados, portas, som e conexões

O notebook conta com teclado padrão ABNT-2 retroiluminado em vermelho, além de teclas W, A, S, D destacadas. Além disso, ele conta com teclado numérico dedicado, e tecla Ç, para uma melhor digitação.

No teclado, entretanto, não existe nenhum tipo de led indicador de acionamento das teclas CAPS LOCK e NUM LOCK, o que pode causar uma certa confusão, em alguns momentos (apenas um rápido aviso aparece em tela, quando tais teclas são acionadas – OSD).

Acer Aspire Nitro 5 – AN515-54-718D

O touchpad segue o padrão dos atuais notebooks do mercado, e no que diz respeito às conexões, temos entrada para fones de ouvido, duas portas USB 3.0, uma porta USB 2.0, uma porta USB tipo C, uma porta HDMI e trava Kensington (além de uma porta ethernet -RJ-45).

Achei o som do novo Nitro 5, entretanto, um tanto quanto baixo. Não senti muito reforço nos graves, por exemplo, e o volume baixo do equipamento, no geral, me fez pensar na utilização de um headset para momentos de jogatina.

Faltou também, infelizmente (e isto é uma falha gritante, em minha opinião), entrada para cartões de memória SD. Para quem trabalha com fotografia, por exemplo, isto faz bastante falta, por exemplo.

Software pré-instalado

Além do Windows 10 Home Single Language pré-instalado de fábrica, o Acer Aspire Nitro 5 conta com alguns programas pré-instalados de fábrica.

Temos, por exemplo, um trial do Norton Security Ultra, válido por 30 dias, e também uma demo do Office 365. O usuário que adquirir o notebook também encontrará o “PhotoDirector for Acer” e o “PowerDirector for Acer” (para edição de fotos e vídeos, respectivamente), além do NitroSense, software da própria Acer que serve para o ajuste, por exemplo, da velocidade das ventoinhas.

O NitroSense também permite o fácil e rápido monitoramento das temperaturas da CPU e da GPU, vale lembrar.

Finalizando

O Acer Aspire Nitro 5 é um notebook gamer bastante interessante, principalmente se levarmos em consideração o fato de que ele conta com um SSD de 256 GB.

A inicialização do sistema leva pouquíssimos segundos. Programas e games instalados em tal unidade rodam muito mais rápido. Tudo o que é instalado no SSD do portátil, incluindo games, é carregado a velocidades muito mais altas, o que confere ao equipamento como um todo um ótimo desempenho.

Ficha técnica

Modelo: Acer Aspire Nitro 5 (AN515-54-718D)

Fabricante: Acer

Processador: Intel Core i7-9750H de nona geração hexa core

Memória RAM: 16GB DDR 4

Disco rígido: 256 GB SSD – 1 TB HDD

Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650 4GB VRAM GDDR5

Tela: 15,6 polegadas IPS full HD

Wi-Fi

Bluetooth

Teclado: padrão ABNT-2 com retroiluminação e tecla Ç

Portas e conexões: fones de ouvido, 2 portas USB 3.0, uma porta USB 2.0, uma porta USB tipo C, uma porta HDMI, trava Kensington, porta ethernet (RJ-45)

Dimensões: 363 (L) x 255 (P) x 25,9 (A) mm

Peso: 2.5 KG