Backups são essenciais. E o software Paragon Hard Disk Manager 17 Professional, desenvolvido pela Paragon Software Group, é uma ferramenta robusta, confiável e amigável.

O programa de backup da software house alemã, além disso, conta com recursos essenciais para a manipulação de discos rígidos e SSDs.

Ele conta com recursos para cópias do sistema operacional entre discos, para mover ou redimensionar partições, para dividi-las, fundi-las, apagá-las, etc.

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

O software também conta com recursos especialmente dedicados à manipulação de setores do disco rígido, e pode também formatar qualquer disco, além de excluir dados com total segurança.

O Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

O aplicativo de backup da Paragon é extremamente amigável, apesar de contar apenas com interface em inglês. Entretanto, venhamos e convenhamos, ele é voltado ao usuário corporativo.

Ao usuário mais experiente, que certamente sabe o que está fazendo e que dificilmente vai encontrar dificuldades em lidar com um software totalmente em inglês.

Isto posto, vale ressaltar que neste review me focarei nos recursos de backup do Paragon Hard Disk Manager 17 Professional, os quais fazem dele uma excelente escolha para empresas de vários portes.

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

O software trabalha com versionamento, com backups completos e também com backups incrementais e diferenciais. Ele também oferece ao usuário, de forma bastante didática, uma linha do tempo, para as devidas restaurações e outras operações:

  • Restaurações, parciais ou completas;
  • Explorar a(s) imagen(s) do backup;
  • Montar ou desmontar volumes;
  • Marcar revisões importantes, no caso de trabalhar com versionamento;
  • Verificar integridade dos backups;
  • Apagar os backups;

Como você pode perceber, o Paragon Hard Disk Manager 17 Professional é um software verdadeiramente profissional, sendo inclusive possível realizar backups para alguma outra máquina na rede: para um servidor, por exemplo.

O programa também pode trabalhar com pastas e discos locais, mas nestes casos, é sempre importante termos em mente aquele velho ditado, o qual também se aplica a backups:

Quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um“.

Paragon Hard Disk Manager 17

Ou seja, caso você opte por uma fazer seus backups em uma pasta local, por exemplo, não se esqueça também de criar um “job” para realizar o mesmo backup em um outro disco, em uma outra máquina, ou em um servidor.

Obs: ou até mesmo em algum serviço de armazenamento na nuvem.

Versionando e agendando backups

É possível também, através do aplicativo, determinar a quantidade de dias que uma determinada versão de determinado backup deverá ser mantida.

Além disso, o Paragon Hard Disk Manager 17 Professional permite que diversos fatores sejam levados em consideração, no momento de versionar um determinado “job” de backup.

É possível, por exemplo, especificar a quantidade de dias, ou então a quantidade em número de cópias. É possível também determinar que todas as versões sejam mantidas, até que o disco destino esteja cheio.

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

Aqui também é possível determinar se serão apenas executados backups completos, ou se iremos trabalhar com backups diferenciais ou incrementais.

Nestes casos, é também possível determinarmos a quantidade de incrementos até que um novo backup completo seja então realizado pelo software de backup.

Tudo isto faz parte da “estratégia de backup”, na qual é essencial que você pense, planeje: tudo para evitar a perda de dados que, talvez, sejam de suma importância para você e/ou sua empresa.

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

Já no tocante a agendamento, o software também é bastante “maleável”, e permite que uma série de configurações e ajustes sejam definidos pelo usuário.

Você pode, por exemplo, executar as rotinas de backup diariamente, em um horário específico. É possível também realizar os backups semanalmente, ou então mensalmente.

Ou então, você pode determinar um evento em específico para a realização das suas cópias de segurança, o qual funcionará como gatilho: por exemplo, sempre que o sistema operacional for iniciado.

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

O programa também é capaz, por exemplo, de realizar backups horários. Você pode muito bem definir no campo “Back up every” que deseja, por exemplo, realizar backups a cada 12 ou 6 horas, digamos.

Perceba que o produto da Paragon é bastante completo e cheio de recursos, capaz verdadeiramente de dar conta do trabalho árduo que é, muitas vezes, a realização de backups em pequenas, médias e grandes empresas.

Além disso, se por qualquer motivo que seja o “backup job” foi impedido de ser iniciado, o software irá executá-lo assim que possível. Por exemplo, assim que você reiniciar o computador ou o servidor, digamos. E assim por diante.

Consumo de recursos e funcionamento

Em meus testes, configurei uma tarefa de backup no Paragon Hard Disk Manager 17 Professional e agendei-a. No momento da execução, pude continuar trabalhando perfeitamente na minha máquina.

Nem notei que o backup estava sendo realizado, valendo lembrar que ele consumiu pouquíssimos recursos do sistema, como você pode conferir através da imagem abaixo:

Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

Perceba que ele ocupou cerca de 14MB na memória (com algumas pequenas oscilações, para mais e para menos) durante todo o processo, e consumiu cerca de 10% de minha CPU.

Durante a execução do backup (uma pasta contendo cerca de 23GB de dados), continuei trabalhando normalmente em meu computador, valendo lembrar que durante este teste, utilizei um PC com a seguinte configuração:

  • Processador Intel Core i7 7770;
  • 16GB de memória RAM;
  • Software instalado no SSD e realizando backup de dados em um HD externo USB;
  • Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1070Ti 8Gb;

Obs: a tarefa de backup acima mencionada levou cerca de 20 minutos para ser concluída, valendo a pena lembrar, é claro, que tratava-se do primeiro backup, e não de um backup incremental, por exemplo.

Outros recursos do Paragon Hard Disk Manager 17 Professional

O Paragon Hard Disk Manager 17 Professional permite que emails sejam disparados automaticamente (para a conta que você escolher), em casos de falhas ou até mesmo em casos de sucesso nos jobs de backup.

Isto, claro, mediante as devidas configurações e informações no tocante a servidor de envio, portas, etc.

Ele também permite que um disco WinPE (Windows Preinstallation Environment) seja criado, para casos em que o sistema operacional principal não possa ser iniciado, por exemplo, por qualquer motivo que seja (inclusive devido a vírus).

E se você desejar, por exemplo, transferir todos os seus dados, inclusive o Windows, de um disco rígido tradicional para um SSD, o software também conta com um recurso especialmente dedicado a tal função. E o processo é extremamente simples.

O redimensionamento de partições em discos, além disso, é feito de forma totalmente visual: você simplesmente “clica e arrasta” com o mouse (tomando sempre o devido cuidado de observar os valores apresentados pelo aplicativo, claro).

Além disso, caso você selecione backups de discos inteiros, é sempre possível excluir quaisquer diretórios ou arquivos do “conjunto”: você decide.

Finalizando

O Paragon Hard Disk Manager 17 Professional é poderoso e completo. Voltado, certamente, ao usuário corporativo, até mesmo devido ao seu alto preço (pelo menos considerando-se as condições mundiais atuais).

O produto, entretanto, é capaz de atender a uma grande gama de empresas e situações, sempre com vários recursos úteis, até mesmo no momento de gerenciar e lidar com HDDs e SSDs.