Recebi, através da assessoria de imprensa da Baseus no Brasil, o powerbank Baseus Mulight Turbo 20000 mAh – 45W – modelo BS-20KP204.

Trata-se de um carregador portátil deveras interessante, como você poderá conferir abaixo, em meu review.

Mas vamos por partes.

Sobre a Baseus

A Baseus é uma empresa chinesa fundada em 2011. Apesar de contar com produtos construídos com grande foco no usuário e com grandes valores no que diz respeito a estética, qualidade e praticidade, ela é ainda pouco conhecida no Brasil.

Infelizmente, porque trata-se de uma empresa que possui um portfólio bem grande e interessante de produtos tecnológicos os mais diversos.

Entretanto, a Baseus está agora apostando no mercado nacional, e já conta inclusive com uma loja oficial no Mercado Livre, na qual você pode inclusive adquirir o Baseus Mulight Turbo 20000 mAh – 45W.

Dentre a grande gama de produtos da fabricante, podemos destacar, além dos powerbanks, carregadores veiculares, fones de ouvido (incluindo Bluetooth) e headsets, cases para celulares e tablets, hubs, diversos gadgets gamers, e vários outros itens.

A empresa busca suplantar as necessidades de seus usuários unindo alta qualidade a estética e praticidade, e seu slogan, aliás, é “Based on Users”, ou seja, “Baseada nos Usuários”.

Baseus, na verdade, é uma marca da empresa Shenzhen Besing Technology Co., a qual é sediada em Shenzhen, no sudeste da China.

A Shenzhen Besing Technology Co. é uma grande empresa chinesa, focada em proporcionar excelentes experiências a seus usuários, porém também se preocupando com o meio ambiente no que diz respeito às matérias primas utilizadas.

A empresa também possui outros tipos de carregadores portáteis em seu portfólio, inclusive carregadores por indução.

Isto sem falar que ela ganhou diversos prêmios internacionais, como por exemplo o “Red Dot Award” e o “Golden Pin Design Award”, dentre outros.

Construção e apresentação do Baseus Mulight

O Baseus Mulight modelo BS-20KP204 a respeito do qual trata este review é construído em polímero policarbonato e plástico ABS.

Trata-se de um powerbank com linhas sóbrias, disponível nas cores branco ou preto (recebi o modelo preto).

Powerbank Baseus Mulight Turbo Caixa

O carregador portátil com fio, além disso, vem de fábrica muitíssimo bem embalado, incluindo um plástico protetor e uma espécie de “case” plástica no interior da caixa, para o proteger contra vibrações e eventuais quedas durante o transporte.

Obs: também acompanham o produto o manual do usuário e o certificado de garantia (em chinês e em inglês).

Os cantos do produto são arredondados, ele pesa 340 gramas, e possui um único botão, o qual possui múltiplas funções (mais detalhes abaixo). Suas dimensões são 14,4cm x 6,5cm x 2,7cm.

Além disso, o carregador portátil da Baseus possui um display digital capaz de exibir algumas informações bastante interessantes ao usuário.

Powerbank Baseus Mulight Turbo

O powerbank pode ser perfeitamente carregado em bolsas, sacolas e mochilas. É impressionante, até, dadas suas características (mais abaixo), o quão pequeno e leve é este equipamento.

Características

O Baseus Mulight de 20000 mAh na verdade oferece uma capacidade nominal de 12000 mAh. Isto é explicado pelo fato de que o mesmo conta com uma bateria de polímero de lítio, cuja tensão varia entre 3,6 a 3,8V.

Tendo, por exemplo, uma saída de 5V, é necessária uma certa conversão de tensão, entre a bateria e a porta de saída. Assim, a corrente precisa ser reduzida, ou seja, em 5V não obteremos o total de 2000mAH: será uma corrente total menor.

Nesta diferença de tensão entre a bateria e a porta de saída, também entra em cena a eficiência da conversão. No caso do Baseus Mulight de 20000 mAh, sua bateria interna armazena verdadeiramente os 20000 mAh a 3,6V; porém, o powerbank emite 12000 mAh a 5V. Eis aí a explicação para tais “diferenças” (doravante irei me referir ao produto apenas como Baseus Mulight).

O Baseus Mulight que tenho em mão, além disso, é capaz de carregar smartphones, tablets e até mesmo alguns notebooks, devido a sua saída máxima de 45W.

Testes realizados

Trata-se, também, de um powerbank com tecnologia Turbo (Quick Charge). Nos testes que realizei, carreguei três equipamentos distintos:

  • Xiaomi Mi 9T Pro (cujo review você pode conferir aqui);
  • Motorola Moto G6 modelo “standard”;
  • iPad 3ª geração (primeiro modelo com Tela Retina);

Em relação aos dois celulares supracitados, ambos possuem carregadores turbo e suportam, obviamente, Quick Charge.

Ambos reconheceram, quando plugados ao Baseus Mulight, a “carga rápida”. Ou seja, ambos foram carregados rapidamente, como se estivessem plugados na tomada e usando seus respectivos carregadores originais de fábrica.

Vale destacar que é possível carregar uma gama bem grande de aparelhos através deste carregador portátil, incluindo iPhones, iPads e iPods touch.

Powerbank Baseus Mulight Turbo - Entradas e Saídas

Portas de entrada/saída

O Baseus Mulight conta com 5 (cinco) portas, as quais podem tanto funcionar como entrada ou saída (dependendo do caso) incluindo 2 USB 3.0, 1 USB tipo C, 1 micro USB e 1 porta Lightning.

Abaixo você pode conferir mais detalhes a respeito de tais portas:

Entrada:

  • IP: 5V/2.0A Max.
  • Micro USB: 5V/2.0A, 9V/2.0A, 12V/1.5A, 18W Max.
  • Tipo C: 5V/3.0A, 9V/2.0A, 12V/1.5A, 15V/1.5A, 22.5W Max.

Saída:

  • USB 1: 4.5V/5A, 5V/5A, 5V/3A, 9V/3A, 12V/3A, 20V/2.25A, 45W Max.
  • USB 2: 4.5V/5A, 5V/5A, 5V/3A, 9V 3A, 12V/2.25A, 20V/1.35A, 27W Max.
  • Tipo C: 5V/3A, 9V/3A, 12V/3A, 15V/3A, 20V/2.25A, 45W Max.

Quantidade de cargas

Obviamente, neste quesito, devemos levar em consideração a eficiência de carga de cada celular. Se levarmos em consideração o Xiaomi Mi 9T Pro (veja acima), teoricamente conseguiríamos um total de 3 a 4 cargas com o Baseus Mulight a respeito do qual trata este review.

Entretanto, é importante também ressaltar que tudo depende. Explicando melhor: diversos fatores devem ser levados em consideração, aqui. Contam, por exemplo, fatores como “smartphone desligado” ou  “smartphone ligado”, por exemplo.

Temos também de levar em consideração o gasto de energia do celular enquanto está sendo carregado, afinal de contas, por exemplo, ele irá desperdiçar energia, através do calor dissipado.

O circuito do powerbank, portanto, irá ser mais ou menos eficiente, dependendo do caso, e levando-se em consideração os fatores acima descritos.

Powerbank Baseus Mulight Turbo

No meu caso, consegui carregar totalmente o Xiaomi Mi 9T Pro (com bateria zerada) por quase 3 vezes, valendo também a pena destacar que tal smartphone conta com uma bateria de 4000 mAh.

Finalizando

O Powerbank Baseus Mulight Turbo 20000 mAh (modelo BS-20KP204) é uma excelente alternativa para quem precisa estar o tempo todo conectado, sendo capaz de prover energia de qualidade para diversos tipos de dispositivos, incluindo celulares, tablets e até notebooks.

O equipamento, aliás, leva cerca de quatro horas para ser plenamente carregado (chegando aos 100% de carga – utilizei para tal finalidade o carregador turbo do Mi 9T Pro).

O gadget também pode ser carregado através de portas USB de computadores, é importante destacar, mas aí temos de convir que o tempo de carregamento será um tanto quanto mais elevado.

Vale também ressaltar que seu display informa ao usuário o percentual de carga restante. Ele também é capaz de informar, durante os processos de carga, diversos dados úteis.

Por padrão, ele informa o percentual de carga restante (no próprio powerbank). Ao darmos um toque no botão localizado na lateral esquerda do Baseus Mulight, conseguimos visualizar a amperagem de saída. E mediante outro toque, visualizamos a tensão de saída. E assim por diante.

O Mulight de 20000 mAh, além disso, permite o carregamento de até 3 dispositivos simultaneamente. Obviamente, aqui, é necessário prestar atenção na autonomia do aparelho, pois ele estará “despendendo” mais energia, ao mesmo tempo, o que fará com que sua bateria se esgote mais rapidamente.

Vale também a pena lembrar que você pode adquiri-lo (bem como outros produtos da Baseus) através da própria loja oficial da marca no Mercado Livre.

É possível parcelar o equipamento em até 12 vezes sem juros, e o produto vai lacrado e com nota fiscal.

Enquanto isso, fique com um trailer do Baseus Mulight: