O Revo Uninstaller Pro, software desenvolvido pela empresa VS REVO GROUP, é capaz de fazer aquilo que todos os desenvolvedores deveriam fazer, mas geralmente não o fazem, quando criam seus programas e seus respectivos desinstaladores: remover quaisquer traços dos mesmos dos computadores, quando o usuário decidir desinstalar o respectivo programa.

Geralmente quando você instala qualquer software em seu PC, pastas e arquivos são copiados para o mesmo, além de entradas diversas no registro do Windows.

Dependendo do caso, são criadas pastas e arquivos em mais de um local, o que acaba resultando, futuramente, dependendo do caso, em um sistema “inchado” e até mesmo lento e/ou cheio de problemas.

Nestes casos, é sempre bom recorrer a programas especializados na desinstalação de outros programas, os quais são capazes de realmente desinstalar completamente qualquer software, indo, digamos, “a fundo” na questão.

O Revo Uninstaller Pro

Na grande maioria das vezes, os desinstaladores inclusos com os softwares que utilizamos em nosso dia a dia se limitam a remover apenas o básico, deixando para trás diversos “rastros”, como por exemplo pastas espalhadas em outros diretórios e subdiretórios, entradas agora desnecessárias no registro do sistema operacional, etc. E é justamente nestes casos que entram programas como o Revo Uninstaller Pro.

O Revo Uninstaller Pro é um aplicativo repleto de recursos. Sua tela inicial lista todos os softwares instalados na máquina em questão, inclusive com a devida exibição do espaço ocupado pelos mesmos no disco, fabricante, data da instalação, versão, etc.

Revo Uninstaller Pro

Utilizá-lo é bem simples: basta escolher o software que você deseja desinstalar e então clicar no botão “Desinstalar” – o Revo Uninstaller Pro iniciará, então, um processo que conta com três etapas:

  • Execução do desinstalador próprio do aplicativo sendo desinstalado;
  • Remoção de todos e quaisquer arquivos e pastas deixados para trás pelo desinstalador padrão (etapa acima);
  • Remoção de toda e qualquer entrada no registro relativa ao software sendo desinstalado;

Revo Uninstaller Pro

Simples assim! O aplicativo da VS REVO GROUP conta inclusive com localização em português do Brasil, o que torna sua utilização extremamente simples.

Vale também ressaltar que antes de toda a operação acima descrita, o programa cria um backup completo do registro do Windows, além de um ponto de restauração no Windows, para maior segurança.

Revo Uninstaller Pro

Utilizo este software há vários anos, e nunca tive um problema sequer, mesmo utilizando seus níveis de verificação mais profundos e permitindo que ele remova todas as entradas no registro do Windows exibidas em telas similares à acima, quando da desinstalação de aplicativos em meus computadores.

Outros recursos do Revo Uninstaller Pro

O Revo Uninstaller Pro, em sua nova versão (4), também é capaz de remover completamente os aplicativos do Windows 10, os tais Windows Apps:

Revo Uninstaller Pro

O software também pode, se o usuário assim desejar, monitorar a instalação de qualquer programa, de maneira tal que todas as ações executadas pelo executável instalador são gravadas em uma base de dados própria.

Assim, no caso de uma posterior desinstalação do aplicativo em questão, o Revo Uninstaller Pro irá, digamos, seguir uma espécie de “tutorial de desinstalação”, e desfazer tudo aquilo que o instalador executou previamente.

Também existe um modo de desinstalação muito interessante no programa: trata-se do “Modo Caçador”. Aqui, o usuário visualizará uma espécie de mira, em tela, bastando então apontá-la para um ícone, um atalho, um elemento na barra de tarefas ou até mesmo uma janela aberta.

O Revo Uninstaller Pro irá, à partir daí, iniciar o processo de desinstalação completo do software em questão, conforme descrito acima.

Também é possível desinstalar, através do programa, extensões do Firefox e do Google Chrome, o que permite uma centralização de funções bastante interessante. Isto sem falar no fato de que o aplicativo conta com algumas ferramentas extras muito interessantes.

Revo Uninstaller Pro

É possível, por exemplo, definir quais itens devem ou não ser iniciados juntamente com o Windows, bem como limpar o histórico dos navegadores.

Também é possível, através das “Ferramentas” do Revo Uninstaller Pro, eliminar diversos tipos de arquivos desnecessários e/ou inúteis, vale destacar.

O produto também pode ajudar o usuário durante a instalação de qualquer aplicativo: basta iniciar o módulo “Instalar programas com o Revo Uninstaller Pro”e seguir todos os procedimentos solicitados.

Obs: e caso você deseje, por exemplo, formatar seu computador, o programa também é capaz de imprimir ou gerar um arquivo TXT contendo uma lista de todos os aplicativos instalados na máquina – assim, você não se perde no momento das necessárias reinstalações.

Algumas considerações finais

Uso o Revo Uninstaller Pro há vários anos. Utilizei tanto sua versão gratuita quanto sua versão paga (a que estou usando atualmente).

O software é geralmente bastante rápido; entretanto, devemos sempre ter em mente que a rapidez, aqui, é sempre proporcional ao tamanho dos programas sendo desinstalados.

Ele também se integra perfeitamente ao menu de contexto do Windows: neste caso, bastas clicar no ícone do programa que você deseja desinstalar e a seguir utilizar a opção “Desinstalar com o Revo Uninstaller Pro”:

Revo Uninstaller Pro

O programa conta com uma versão gratuita, a qual pode ser baixada através deste link. A VS REVO GROUP, entretanto, mudou a maneira de licenciamento do Revo Uninstaller Pro, à partir do lançamento da versão 4 do aplicativo.

Agora, temos que optar pelo licenciamento por 1 ou 2 anos do aplicativo (antes, pagávamos apenas uma vez). No caso da versão Pro do produto (objeto deste review), entretanto, vale ressaltar que ela está custando, atualmente, devido à chegada da Black Friday, US$ 11,99 por um ano, e US$ 14,99 por dois anos, o que dá, mais ou menos, cerca de 51 Reais e 64 Reais, respectivamente.

Você também pode baixar uma versão demonstrativa do Revo Uninstaller Pro, a qual é completamente funcional e vale por 30 (trinta) dias.

Confesso que fiquei um tanto quanto desconcertado quando a VS REVO GROUP optou por licenciar seu produto desta maneira, cobrando um determinado valor por ano.

De qualquer forma, também sou obrigado a dizer que estamos aqui falando a respeito de um produto de altíssima qualidade, capaz de evitar que você fique, muitas vezes, com megabytes e mais megabytes (ou até mesmo gigabytes) de dados inúteis em seu computador, tudo devido a “falhas” nos desinstaladores dos programas que instalou e posteriormente desinstalou.

Abaixo você pode conferir um vídeo demonstrativo do Revo Uninstaller Pro: