Utilizo o Snagit desde 2009. O software, desenvolvido pela norte-americana TechSmith, é o melhor em sua categoria, “perdendo” para a concorrência apenas em um quesito: o preço, um tanto quanto alto (US$ 49,95).

Trata-se de um programa voltado para a captura de telas, ou screenshots. Entretanto, o aplicativo vai além disso, contando com recursos e, de certa forma, novidades (em relação às versões anteriores – estamos atualmente na versão 2020), sensacionais.

O Snagit 2020

Snagit - Bandeja do Sistema

Snagit na bandeja do sistema

O Snagit 2020, assim como suas versões anteriores, conta com interface em inglês. Entretanto, ele é tão intuitivo, tão user-friendly, que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em softwares gráficos e similares poderá utilizá-lo sem problemas.

O programa da TechSmith conta com recursos que podem ser plenamente utilizados por bloggers, webdesigners, designers gráficos, editores, jornalistas e mais uma gama bem ampla de profissionais.

Basicamente, para utilizar o software, podemos ativar um recurso chamado “Snagit OneClick”: trata-se de uma espécie de widget que permanece sempre à disposição do usuário, na parte superior de sua tela:

Snagit 2020 - One Click

OneClick

Através do OneClick, você obtém acesso rápido e direto ao Snagit, podendo inclusive acessar o gerenciamento de “presets”, os quais são, na verdade, os diferentes modos de captura/ajustes/predefinições do programa.

O programa, obviamente, permanece sempre ativo na bandeja do sistema, também pra fácil e rápido acesso (tal permanência, entretanto, é opcional – o usuário pode optar por desativar o Snagit, caso desejar).

O aplicativo da TechSmith, além disso, possui também um editor de imagens incluso, o Snagit Editor, o qual é bastante robusto e pode ser imediatamente aberto após uma captura de tela, para as devidas edições e outras funções.

Snagit

Snagit 2020

O Snagit pode ser perfeitamente utilizado para enriquecer conteúdos. Para “dizer”, através de imagens capturadas (com os devidos extras – veja abaixo), algo que meras palavras, de repente, não são capazes.

O programa é um verdadeiro canivete suíço no que tange a aplicativos gráficos, e ao longo deste review você perceberá o porquê.

Snagit 2020 - Capturando uma imagem

Capturando uma imagem

Presets do Snagit 2020

O Snagit conta com diversos presets. Digamos que trata-se de uma série de configurações de captura de tela pré-definidas. Tudo para facilitar a vida do usuário.

Snagit 2020 - Presets

O usuário, além disso, pode criar seus próprios presets, o que aumenta ainda mais as vantagens proporcionadas por tal sensacional pacote gráfico, digamos.

É possível, por exemplo, capturar telas através do modo All-in-One, o qual identifica automaticamente diferentes tipos de elementos em tela, como por exemplo aplicativos abertos em tela cheia ou em janela, ou até mesmo páginas da web (onde será necessário realizar um “scroll-down”).

Ainda podemos capturar determinadas regiões da tela e janelas, sem contar que é possível partir para a captura da tela em sua totalidade (fullscreen). Além disso, o Snagit permite capturas com um timer.

Digamos que você precise capturar determinada área, como por exemplo o conteúdo exibido quando você clica no botão “Iniciar” do Windows. Pois bem, você pode determinar um “tempo de espera” e realizar tal captura.

O Snagit irá, então, iniciar uma contagem regressiva, com o intervalo de tempo prédefinido por você mesmo, e findo este tempo, realizará então a captura. Veja abaixo:

Snagit 2020 - Captura com Timer

Captura com Timer

Também temos presets para capturar apenas janelas (a área de captura se ajusta perfeitamente, se “agarra” à janela desejada, tão logo passamos o cursor sobre a mesma), e temos capturas panorâmicas.

O recurso de capturas panorâmicas pode ser utilizado, por exemplo, para capturar páginas web com scroll infinito, digamos: neste caso, o próprio Snagit irá realizar as alterações necessárias.

Além disso, o software é plenamente capaz de identificar e então mover a janela de captura, horizontal e verticalmente. É verdadeiramente uma “mão na roda”, e você pode capturar na íntegra, também, websites sem scroll infinito.

O Snagit também conta com OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de caracteres), para que você extraia texto de suas capturas de tela.

À partir da captura em modo OCR, o Snagit extrai automaticamente o texto da imagem, e permite que você então o copie e/ou faça dele o uso que bem entender (inclusive editá-lo):

Snagit 2020 - OCR

Lista de modos de captura

Abaixo você pode conferir uma lista com alguns modos de captura do Snagit:

  • OCR;
  • Panorâmico;
  • Janela;
  • Tela inteira;
  • “Janela de rolagem” (scrolling window);
  • Área múltipla;
  • Mão livre;
  • Menus;
  • Área de transferência;
  • Scanner / Câmera;
  • Arquivo;

Captura / Gravação de vídeo

O software também é capaz de gravar vídeos de tudo aquilo que você faz em tela, por exemplo. Digamos que você queira criar um tutorial em vídeo: é perfeitamente possível com o Snagit.

É possível inclusive determinar o tamanho da área que será gravada (incluindo a tela inteira), e se é preciso ou não gravar quaisquer tipos de sons do sistema operacional.

O Snagit também é capaz de acessar qualquer webcam instalada na máquina, e pode inclusive capturar imagens oriundas daí.

Ele também permite que seja capturado o áudio de um microfone, assim, você pode até mesmo realizar narrações durante seus vídeos.

Obs: tal recurso (gravação de vídeo), está também presente, de forma muito mais completa, em outro produto da TechSmith, o Camtasia Studio. Em breve publicarei um review a respeito do mesmo.

Os vídeos gerados através do Snagit podem ser inclusive exportados como um arquivo do tipo GIF, veja só que bacana.

Opções pós captura

O Snagit é bastante versátil. Ele permite que uma série de ações sejam tomadas automaticamente, após cada captura de tela.

Por exemplo, você pode predeterminar que uma borda com 1 pixel de espessura seja aplicada à imagem capturada, e também pode configurar para que a imagem seja automaticamente aberta no Snagit Editor, findo o processo de captura.

Dentre os efeitos e opções pós captura que podem ser automaticamente aplicados, podemos destacar, por exemplo, os seguintes:

  • Bordas;
  • Filtros (monocromático, escala de cinza, etc);
  • Sombras;
  • Redimensionamento;
  • Rotacionar;
  • Marca d’água;
  • Alteração na resolução;
  • E vários outros, sempre com várias opções de ajustes extras;

Criação de presets

O usuário do Snagit pode criar seus próprios presets, ou predefinições, e existe uma tela especificamente criada para isto, conforme você pode ver abaixo:

Snagit - Criando Presets

Através da janela acima, acessível à partir da tela inicial do Snagit (acessível quando se clica 2 vezes no ícone na system tray), podemos dar asas à imaginação e criarmos uma predefinição conforme bem entendermos.

Por exemplo, você pode criar um preset que aplique automaticamente uma determinada marca d’água a uma imagem, e ao mesmo tempo a redimensione para o tamanho de 800 x 450 pixels.

Tal preset também pode conter a “ordem” de adicionar uma borda de 2 pixels à mesma imagem, além de enviá-la automaticamente para sua conta no Google Drive (após sua exibição no Editor Snagit). É muito bacana.

Snagit Editor, ou Editor Snagit

Pense no Snagit Editor como uma espécie de software gráfico, como o Xara, por exemplo. Claro, com bem menos recursos e funcionalidades, além de ser muito mais leve, afinal de contas, a finalidade do Editor Snagit é tratar screenshots capturadas através do Snagit.

Você pode predeterminar nas configurações do Snagit para que cada captura de tela seja automaticamente aberta no Editor. Assim, você poderá iniciar rapidamente o processo de edição na mesma.

Eu confesso que gostava mais do editor Snagit anterior, creio que até a versão 12, se não me engano. De uns anos para cá, a TechSmith passou a tratar sua interface de um modo que, para mim, tornou as coisas um tanto quanto mais difíceis. Tudo bem, não se trata de nada muito assustador, nem de motivo para estardalhaço.

Ocorre que, anteriormente, tínhamos uma interface ribbon: algo muito similar àquilo que vemos em diversas suítes Office, por exemplo.

Porém, já há algumas versões, a desenvolvedora do aplicativo mudou tudo isto, tornando possível ao usuário modificar a disposições de botões e comandos na interface do Snagit Editor:

Snagit Editor - Customizando Toolbar

Editando a interface – através da imagem acima você pode ter uma ideia dos inúmeros recursos do editor

Clicando com o botão direito do mouse nos botões superiores do editor, é possível remover ou adicionar itens/funções/recursos os mais diversos, como você pode conferir através da imagem acima.

Tudo bem, eu posso estar sendo um tanto quanto “velho e chato”, aqui nesta questão da customização da barra de botões do Snagit Editor. Portanto, vamos seguir adiante.

O software acompanha o Snagit, é “parceiro” do programa de captura de telas, e trabalha, de certa forma, em conjunto com ele.

Através do Snagit Editor, podemos redimensionar imagens capturadas, e até mesmo trabalhar com imagens não capturadas pelo Snagit.

O editor trabalha com os formatos mais tradicionais de arquivo, ou seja, gif, png, jpg, bmp, tiff, psd, ico, eps, cur, etc. Ele também é capaz de exportar imagens nele editadas em qualquer um destes formatos, vale ressaltar.

Snagit Editor

O Snagit Editor

Alguns recursos do Snagit Editor

O editor do Snagit é repleto de recursos. Podemos, por exemplo, compartilhar as imagens capturadas e/ou editadas através de diversos serviços de armazenamento em nuvem e/ou elementos similares:

  • Google Drive;
  • OneDrive;
  • Slack;
  • FTP;
  • Área de transferência do Windows;
  • Email;
  • TechSmith Relay;
  • Screencast.com;
  • Compartilhar com algum software em específico;
  • Camtasia Studio;
  • Youtube;
  • Dropbox;
  • Box;

No editor, textos podem ser adicionados às imagens, e transformados de inúmeras maneiras. Imagens podem sofrer, além disso, transformações bastante radicais.

Podemos rotacioná-las, utilizar, aí mesmo no editor, o recurso de OCR, e também podemos utilizar recursos e efeitos tais como, por exemplo, blur, crop, destaque/highlight, etc.

O Snagit Editor, além disso, permite que imagens sejam redimensionadas de maneira muito fácil, e podemos especificar os novos valores em pixels, em polegadas, em centímetros ou em percentual.

Efeitos, Callouts, formas e estampas

Temos vários efeitos à nossa disposição no editor da TechSmith. Por exemplo: sombras, filtros diversos, ajustes de cores, efeitos rápidos para os limites da imagem (papel cortado ou dobrado, por exemplo), etc.

Em relação aos Callouts, temos inúmeros deles. Para formas geométricas (lembrando que tudo isto pode ser adicionado a qualquer imagem dentro do aplicativo), podemos dizer o mesmo.

E em relação a Estampas, temos centenas deles, divididos em categorias, tais como, por exemplo, business, food and drink, interface, stickers, etc:

Snagit Editor

E tudo isto, como você pode perceber através da imagem acima, sempre com diversas opções no tocante a sombras, tamanhos, cores, fontes, preenchimentos, opacidades, etc.

O Snagit Editor, aliás, pode muito bem substituir seu software gráfico, em muitos momentos. Ele é robusto e trabalha perfeitamente com os tipos de arquivos gráficos mais comuns do mercado.

Eu mesmo o utilizo constantemente: posso dizer que o Snagit faz parte da minha vida desde quando o adquiri pela primeira vez, em 2009.

Edição de imagens em lotes

O Snagit também se integra ao menu de contexto do Windows, e permite a edição de imagens em lote. Utilizo bastante este recurso, aliás, quando preciso escrever algum review no XboxPlus

Snagit Editor

Edição de imagens em lote

Por exemplo, é possível, através de tal recurso, aplicar as mesmas configurações a um número enorme de imagens. Redimensionar, aplicar marcas d’água, alterar os nomes e os formatos dos arquivos, rotacionar, caso necessário, aplicar bordas, e até mesmo especificar o diretório onde os resultados deverão ser salvos.

Finalizando

O Snagit 2020 é um software extremamente interessante. Poderoso e capaz de ir além das expectativas do usuário, com sua enorme gama de recursos e flexibilidade.

O “bônus” chamado Snagit Editor, aliás, é na verdade um completo editor gráfico, cheio de recursos para o tratamento de imagens de diversas formas.

Apenas o preço do pacote, em minha opinião, é um tanto quanto “salgado”. O Snagit 2020 custa, vale a pena citar mais uma vez, US$ 49,95, o que dá algo em torno de R$ 264,00, considerando a atual e absurda cotação do Dólar no Brasil, infelizmente, nestes tristes tempos de Coronavírus.

De qualquer forma, você pode testar gratuitamente o produto durante trinta dias, bastando para tanto clicar neste link.

A TechSmith também oferece uma outra opção para captura de telas, o Jing (ou TechSmith Capture), o qual é totalmente gratuito e pode ser obtido através deste link.