Confesso que até algum tempo atrás desconhecia totalmente o Splashtop Business Access (site oficial), infelizmente, apesar de conhecer e utilizar outras ferramentas similares, tais como, por exemplo, o LogMeIn Pro (review), o TeamViewer, e alguns outros.

A solução supracitada é bastante completa e poderosa, pelo que pude constatar nos testes que realizei com ela durante cerca de 20 dias, e conta com aplicativos “cliente” e “servidor” (streamer) disponíveis para diversos sistemas operacionais.

Desenvolvido pela norte-americana Splashtop Inc., a qual possui escritórios em alguns outros locais do mundo, tais como, por exemplo, China e Holanda, o Splashtop Business Access é a versão mais poderosa oferecida pela empresa, contendo mais recursos e funcionalidade que o Splashtop Business Access Solo (a versão mais em conta).

Trabalhar com os programas da Splashtop, por incrível que possa parecer, é algo bastante intuitivo, ágil e prático. Quem já usou algum software de acesso remoto na vida, então, qualquer que seja ele, aprenderá a utilizar os oferecidos pela Splashtop muito rapidamente.

Splashtop Business Access

Aplicativo cliente Splashtop Business conetado a outro computador

Destinado a profissionais de TI, administradores de rede e profissionais que desejam acessar seus computadores do escritório, por exemplo, à partir de outros locais, o produto é de fácil configuração e extremamente amigável.

Além disso, o SBA possui uma interface extremamente amigável, e dispensa a informação de “IDs” e “senhas”, no momento da conexão (dependendo, é claro, do modo como são feitas as configurações prévias, o que pode facilitar, óbvia e enormemente, a vida dos profissionais de TI dentro de uma organização).

Painel web do Splashtop Business Access

Cada usuário do Splashtop Business Access, ou SBA, recebe automaticamente acesso a um prático painel web, o qual lista todos os computadores que fazem parte de sua “rede”, de seu grupo. Ou seja, de todos os computadores que possuem o aplicativo “servidor” instalado, o qual é chamado de Splashtop Streamer.

É a partir de tal painel que é feito o “deploy”, ou seja, o processo de adição de computadores ao grupo do administrador/gerenciador/departamento de TI/cliente.

Vale lembrar, obviamente, que o aplicativo pode ser utilizado tanto em organizações de grande porte quanto em pequenas empresas; e até mesmo por profissionais no modo solo, que desejam apenas se conectarem a seus computadores de forma remota e neles trabalharem.

Através do painel web do Splashtop Business Access, o qual pode ser acessado sempre através deste link (é necessário realizar login, com um usuário e uma senha, é claro), o usuário visualiza todos os computadores passíveis de acesso e também é capaz de adicionar novos.

Splashtop Business Access

Observe que os computadores sendo acessados no momento recebem um círculo verde, em volta do ícone representando o sistema operacional em questão. E para realizar a conexão, basta clicar em “Connect”; para ainda mais opções, basta que sejam utilizados os links constantes no pequeno ícone da engrenagem:

Splashtop Business Access

É possível renomear e até mesmo eliminar qualquer computador do grupo, bem como reiniciar qualquer um deles, de forma simples e rápida, conforme você pode conferir acima.

Além disso, a solução da Splashtop conta com um software instalável em diversos computadores. É ele quem, à partir das escolhas feitas através do painel web do SBA, faz então o processo de acesso remoto.

Trata-se do próprio aplicativo do Splashtop Business Access, o qual é bastante leve, bonito e clean, além de contar com diversos recursos interessantes.

Segurança

O usuário que possui um computador passível de acesso por parte de alguém através do Splashtop Business Access pode definir algumas regras de acesso, no tocante a como se dará o procedimento.

Splashtop Business Access

É possível permitir o acesso mediante o uso dos dados de login do próprio Windows, por exemplo, opção esta que considero um tanto quanto inadequada, pelo menos no caso de técnicos terceirizados.

É possível também exigir um código de segurança que o próprio usuário cujo computador será acessado remotamente definirá, e também é possível configurar o programa para que não seja exigida senha alguma, opção, entretanto, pelo menos fora de organizações/empresas, totalmente inadequada e insegura, em minha opinião.

O Splashtop Business Access também permite que um tempo limite de sessão seja definido, para o caso de sessões ociosas, ou seja, aquelas em que o administrador/técnico, por exemplo, passa muito tempo sem realizar ação alguma.

Além disso, é possível determinar que cada conexão seja realizada através da rede local, ou LAN. Isto é extremamente interessante no caso de empresas, por exemplo, pois membros do departamento de TI, por exemplo, podem assim se conectarem a computadores pertencentes à mesma rede, sem sequer utilizar a internet durante o processo.

E finalizando esta parte, é interessante ressaltar que o SBA pode trabalhar com autenticação em dois fatores, TLS e criptografia AES de 256 bits em todas as sessões, ou seja, nada será “vazado”. As conexões são totalmente seguras.

Acessando um computador remotamente com o SBA

Antes de qualquer coisa, é preciso instalar o Splashtop Streamer nos computadores que serão acessados remotamente. Para isto, basta clicar em “Add Computer”, à partir do painel web da solução.

Feito isto, é possível tanto instalar o software cliente, ou seja, aquele que permitirá o acesso a outros computadores, quando gerar um link que deverá ser fornecido ao usuário do computador que será acessado (relativo ao Splashtop Streamer).

Cada um destes links é único, e pode ser enviado ao usuário em questão através de e-mail, do WhatsApp, ou de qualquer outro meio/mensageiro/aplicativo.

Cada link, como já dito acima, é único, e faz com que seja baixado no computador em questão um aplicativo já preparado e “ligado” ao usuário que o enviou. Ou seja, à partir da instalação, por parte do usuário que será acessado remotamente, o usuário que irá acessar o referido computador verá o mesmo listado em sua dashboard do Splashtop.

AESTrata-se de um processo bastante simples, e o usuário que receber o link (conforme imagem acima), não terá dificuldade alguma em instalar o Splashtop Streamer em seu computador, esteja este rodando Windows, Mac, ou até mesmo Linux.

Obs: no caso do Linux, são suportadas as distros Ubuntu, CentOS, Red Hat Enterprise e Fedora.

Trabalhando remotamente

Acessado remotamente, um computador “surge” em nossa tela, através do aplicativo Splashtop Business. Podemos realizar qualquer tipo de ação no mesmo, desde configurações até navegação na web, passando por reinicializações, abertura de documentos, etc.

É como se estivéssemos verdadeiramente na frente do computador em questão, e é até mesmo possível arrastar e soltar arquivos com o mouse, entre a janela do Splashtop Business (na qual a tela do computador remoto está sendo visualizada) e o nosso próprio computador.

Splashtop Business Access

Além disso, existe um muitíssimo bem vindo recurso de chat, para que o administrador/técnico, por exemplo, converse com seu cliente, e o produto conta inclusive com funções de gravação de tela.

Eu citei acima a possibilidade de “arrastar e soltar” arquivos e documentos diversos entre ambos os computadores, como você deve ter percebido. Entretanto, existe também uma função mais robusta, totalmente dedicada à transferência de arquivos entre o servidor e o cliente, conforme você pode conferir abaixo:

Splashtop Business Access

Observe que ambos os computadores, ou seja, o “Local” e o “Remoto”, são perfeitamente identificados na janela do transferidor de arquivos. Através de tal janela/componente, aliás, também podemos criar novas pastas, copiar arquivos e navegar pelos diretórios do computador remoto. Sem qualquer complicação.

Obs: é sempre importante ressaltar que os softwares estão localizados em português do Brasil.

Recursos e configurações adicionais

O Splashtop Business Access é bem poderoso. No entanto, tal poder não implica em maior dificuldade de uso. Pelo contrário: o software é bastante amigável, tanto do lado de quem está sendo acessado remotamente, quanto do lado de quem está acessando (cliente).

No caso de acessarmos, por exemplo, computadores que utilizam mais de um monitor, também é perfeitamente possível alternarmos entre eles, através de um prático botão localizado na janela do Splashtop Business.

Além disso, também podemos, no mesmo aplicativo, determinar a taxa de quadros por segundo desejada (alta, média e baixa), caso tenhamos problemas com a visualização.

Isto sem falar que o Splashtop Business permite o compartilhamento do desktop do técnico/administrador com quem está sendo acessado remotamente. Isto é bastante útil caso seja preciso, por exemplo, explicar algum detalhe ou conceito em maior profundidade. Este é apenas um exemplo, obviamente, pois as possibilidades de uso de tal função podem se estender bastante.

É possível também imprimir remotamente, ou seja, de sua casa, você pode utilizar seu computador de trabalho, em seu escritório/empresa, digamos, e aí então imprimir algum documento para que alguém então o recolha. E assim por diante.

Algumas considerações finais

O Splashtop Business Access, ou SBA, é uma das melhores soluções para acesso remoto disponíveis atualmente no mercado. Poderoso e ao mesmo tempo extremamente fácil de ser utilizado, ele permite o gerenciamento remoto de computadores rodando Windows, Linux e Mac.

Além disso, ele possui apps para os sistemas operacionais supracitados e também dispõe de clientes para Android e iOS. Abaixo você pode dar uma conferida na política de preços da Splashtop, valendo também a pena lembrar que a empresa oferece uma demonstração gratuita válida durante 7 dias:

Splashtop Business Access

Se você busca por uma solução do tipo, acredito sinceramente que esta, desenvolvida e mantida pela Splashtop Inc., é uma das melhores do mercado.