O SoftMaker FreeOffice é uma excelente alternativa ao pacote Office/Office 365 da Microsoft. E, o melhor de tudo: trata-se de uma suíte de aplicativos totalmente gratuita, inclusive para uso comercial.

A suíte SoftMaker FreeOffice

A suíte FreeOffice da desenvolvedora alemã SoftMaker (que também oferece o pacote pago SoftMaker Office), é na verdade um pacote completo, para usuários em empresas, estudantes, e em residências.

Ela contém um processador de textos (TextMaker – capaz de substituir o Microsoft Word), um aplicativo de planilhas (PlanMaker – capaz de substituir o Microsoft Excel), e um aplicativo de apresentações (Presentations – capaz de substituir o MS PowerPoint).

O SoftMaker FreeOffice, além disso, trabalha com os formatos proprietários da Microsoft (abrindo e salvando) DOCX, XLSX e PPTX.

SoftMaker FreeOffice - PlanMaker

PlanMaker – Editor de planilhas

Sua interface ribbon e a perfeita tradução para o português do Brasil (dentre outros idiomas), ajudam a transformá-lo em uma escolha bastante interessante em nosso dia a dia, facilitando tarefas e reduzindo custos. O produto, além disso, conta com suporte para telas sensíveis ao toque.

Atualização e novidades

A suíte SoftMaker FreeOffice é atualizada com frequência por sua desenvolvedora, sendo que a última atualização foi disponibilizada em Julho passado. Agora, temos um novo update sendo lançado, o qual adiciona melhorias e novidades ao pacote de programas.

O pacote, que já era compatível com os formatos DOCX, XLSX and PPTX, agora é capaz de abrir e salvar arquivos nos formatos clássicos DOC, XLS e PPT. Também como parte das novidades introduzidas pela nova atualização, a suíte agora é capaz de abrir e salvar arquivos no formato ODF – Open Document Format (utilizado, por exemplo, pela suíte opensource LibreOffice).

SoftMaker FreeOffice - TextMaker

TextMaker – Processador de texto

A novidade também introduz no conjunto de aplicativos um modo chamado “dark mode”, algo bastante comum em alguns programas atualmente, o qual ajuda bastante quando o usuário deseja descansar sua visão.

A compatibilidade prometida pela empresa é realmente grande, e em testes que realizei com o aplicativo, pude abrir e salvar arquivos em todos os formatos acima mencionados, sem quaisquer problemas. Arquivos abertos, além disso, não sofreram qualquer modificação e/ou problemas de compatibilidade: tudo estava perfeito.

E não se esqueça: baixe sem medo a suíte completa SoftMaker FreeOffice: ela é totalmente gratuita, tanto para uso comercial quanto para uso pessoal.