O WordPress é seguramente um dos CMSs mais utilizados do mundo. Eu mesmo o utilizo bastante, apesar da quantidade de sites que administro ter diminuído ao longo dos últimos anos.

Trata-se de uma plataforma robusta e fantástica, a qual pode ficar ainda maior e melhor, com a presença de mais recursos e funcionalidades diversas, através da utilização de plugins.

Obviamente, é preciso tomar cuidado e não instalar/utilizar muitos plugins, pois você correrá então o risco de aumentar a carga em seu servidor e sofrer com quedas e problemas diversos. Mas vamos lá.

É muito provável que você tenha um site em WordPress, ou então esteja pensando em criar o seu. Neste caso, é provável também que você queira monetizar seu site e conteúdo através do Google Adsense, plataforma esta que, digamos, já foi melhor até alguns anos atrás. Mas enfim, voltemos ao assunto principal deste Artigo.

Programação

Nada de mexer no código do WordPress

É um tanto quanto complicado ficar alterando o código do WordPress para inserir os códigos de anúncios do Google Adsense. Isto porque atualizações de tema, por exemplo, podem simplesmente fazer com que aquele código que você adicionou ao arquivo header.php do seu site “desapareça”.

É aí que entram os plugins, portanto, os quais armazenam as informações dos anúncios no banco de dados do WP e facilitam bastante a nossa vida. O grande problema, entretanto, é que grande parte dos plugins voltados ao Google Adsense existentes no WordPress.org não são lá muito versáteis e/ou fáceis de serem utilizados.Muitos, aliás, possuem poucas opções, além de reduzidas opções de posicionamento dos ads.

O descontinuado plugin Whydowork Adsense

Utilizo há mais de 9 anos o plugin Whydowork Adsense, o qual conta com múltiplas opções de posicionamento e permite inclusive a inserção de anúncios que não pertençam à plataforma Google Adsense.

Você pode inserir anúncios personalizados, por exemplo. Um código HTML, por exemplo, indicando o endereço de um banner e a respectiva URL: isto é aceito normalmente pelo Whydowork Adsense.

O problema é que o plugin foi descontinuado. E recentemente tive de atualizar a versão do PHP do meu servidor para a 7.3, e descobri que ele era incompatível, infelizmente.

Na verdade, o que impediria o Whydowork Adsense de rodar no PHP 7.3 era a função “ereg”, a qual foi, digamos, “descontinuada” desde o PHP 7.0. Ela deveria, então, ser substituída pela função preg_match: e esta informação você encontra no próprio Google, ao buscar pela palavra chave “ereg”.

A solução

É provável que seu plugin Whydowork Adsense tenha parado de funcionar, por exemplo, e até mesmo esteja impedindo seu site em WordPress de carregar. Neste caso, eu tenho uma solução, uma solução que não envolve deixar de utilizar o supracitado plugin, nem tampouco realizar downgrades na versão do PHP do seu servidor (supondo-se, é claro, que você possua um servidor dedicado, um VPS, um cloud server, ou algo similar).

Baixei o plugin do meu servidor e fiz algumas simples modificações no arquivo (o único arquivo do plugin) “whydowork_adsense.php”: alterei a função “ereg” para “preg_match”, em tal arquivo, e aí ele voltou a funcionar, maravilhosamente bem, no PHP 7.3 (como você pode ver em meu outro site, o XboxPlus.net).

Baixe o plugin Whydowork Adsense “modificado”

E para facilitar a sua vida, resolvi disponibilizar o Whydowork Adsense “modificado” aqui no MarcosTadeu.com , em um arquivo compactado/zipado. Basta você baixar, através do link abaixo:

Download do “novo” plugin Whydowork Adsense

A seguir, é só seguir os procedimentos normais para a instalação do plugin. Espero que você goste. Até a próxima!

Obs: é importante ressaltar que as modificações que fiz no plugin Whydowork Adsense não cobrem quaisquer hipotéticos problemas relacionados a brechas de segurança, por exemplo. Portanto, use por sua própria conta e risco. Aliás, fica aqui uma dica: instale o plugin de segurança Wordfence Security – Firewall & Malware Scan em seu blog. Trata-se de uma excelente camada de proteção.